O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) protocolou um requerimento solicitando informações ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre as motivações para o reajuste na tarifa de 2022, da Enel Distribuição Ceará. Neste mês de abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste médio de 24,8% e os valores passaram a vigorar em 22 de abril.
Bismarck destaca que o reajuste afetou aproximadamente 3,8 milhões de unidades consumidoras no Ceará, que há dois anos sofrem com os efeitos da pandemia no orçamento.
- Vale ressaltar que, antes do aumento, a tarifa cobrada pela Enel Ceará já era a 39ª mais cara do Brasil e, com o reajuste, a tarifa tornou-se a 8ª mais cara. Isso num contexto totalmente sem benefícios para a população cearense, até porque o serviço da distribuidora ocupa o topo do ranking de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor do Ceará. É absurdo cobrarem mais num serviço de péssima qualidade para os clientes”, ressaltou.
No Requerimento apresentado pelo parlamentar, questionamentos como os critérios para o aumento, motivos da aprovação e composição do Conselho que decidiu pelo reajuste são feitos. Além disso, o deputado solicita melhorias propostas pela distribuidora para explicar o aumento.
- Esperamos que essas respostas sejam dadas com a maior celeridade possível, já que as contas do mês de abril estão próximas de chegar na residência dos moradores. Seguimos acompanhando o andamento da pauta”, finaliza Eduardo Bismarck.
O Requerimento será encaminhado ao Ministro, que disporá do prazo de trinta dias contados do recebimento para encaminhar as respostas, sob pena de crime de responsabilidade, nos termos do artigo 50, parágrafo 2º, da Constituição Federal.
Comentários
Postar um comentário