Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para 11 de julho, na História do Ceará:
  • 1857 - Criada a Capitania do Porto do Ceará, pelo Decreto 1.944, depois pluralizada para Capitania dos Portos do Ceará, sendo o primeiro Capitão do Porto, o capitão de fragata Antônio José Ferreira, que assumiu o cargo em 24 de novembro de 1857.
  • 1886 - Muda de comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, quando entra o 1º tenente Raimundo Frederico Kiape da Costa Rubim (Almirante Rubim), que substitui o 1º tenente Carlos Vidal de Oliveira Freitas.
  • 1910 - Falecimento do farmacêutico Antônio Paes da Cunha Mamede, aos 101 anos de idade, às 14 horas, em casa da Rua 24 de Maio, sendo enterrado no Cemitério de Parangaba. Cunha Mamede era proprietário da Farmácia Mamede, que fica nas mão de Catão Paes da Cunha Mamede, também farmacêutico. Antônio Paes da Cunha Mamede era nascido na Vila de Cameica-Portugal, em primeiro de julho de 1809.
  • 1923 - Morre, em Montauban-França, aos 41 anos de idade, o poeta, professor e diplomata cearense de Fortaleza, nascido em 12 de abril de 1882, José d’Abreu Albano. Seus restos mortais repousam no Cemitério de Montauban. Existe uma Rua com seu nome no Benfica.
  • 1926 - Passa por Fortaleza o hidroavião Buenos Aires, em que os aviadores argentinos Duggan e Olivero realizam o raide Nova Iorque-Buenos Aires.
  • 1932 - Transita por Fortaleza, de passagem, no avião da Panair, o jornalista e cineasta Ademar Gonzaga, diretor do Cine-Arte, do Rio de Janeiro e presidente da Cinedia, importante fábrica de filmes brasileiros. O ilustre visitante foi recebido pelo presidente interino da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Tancredo Morais, e pelos representantes dos jornais locais.
  • 1934 - Criação da Medalha da Ordem do Mérito Militar, que tem como finalidade premiar militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, e cidadãos, nacionais e estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Exército. A medalha é a mais alta distinção honorífica do Exército Brasileiro em tempo de paz e tem como grão-mestre o presidente da República.
  • 1941 - A Associação Desportiva Cearense (ADC), que congregava os Clubes de Futebol do Estado, funcionando na Rua Major Facundo, 265, passa a denominar-se Federação Cearense de Desportos (FCD) na gestão do presidente Gentil Barreira tendo como secretário Lourival Correia Pinho.
  • 1950 - A Vila Adrianízia, no Jacarecanga, logo após o SAPS, recebe nova denominação através da Lei 192, de quatro de julho de 1950, publicada no Diário Oficial do Município 4.884, passando a chamar-se Vila Adriano Câmara.
  • 1950 - O Diário Oficial do Município 4884 publica a Lei 195, de cinco de julho de 1950, que denomina de Praça Nossa Senhora das Graças área sem denominação no Pirambu, proposição do vereador José Batista Barbosa.
  • 1952 - Inaugurado, com a presença do médico Pereira Filho, Diretor do Serviço Nacional de Tuberculose, o Sanatório de Maracanaú, sendo seu primeiro diretor o médico Gilmário Mourão Teixeira.
  • 1956 - Publicada no Diário Oficial do Município 964, a Lei Municipal 1.062 do dia sete de julho de 1956, proposição do vereador Antônio Fernandes Bezerra, conferindo o Título de Cidadão de Fortaleza ao diretor geral dos Diários e Rádios Associados, jornalista João de Medeiros Calmon. Nascera em Colatina-Espírito Santo.
  • 1967 - Abre-se, em Fortaleza, o X Congresso Nacional de Estabelecimentos Particulares de Ensino, com uma Exposição Coletiva de artistas cearenses.
  • 1973 - O médico pioneiro de transplante do coração no Brasil, professor Euclides de Jesus Zerbini, recebe o título de Cidadão de Fortaleza, das mãos do governador César Cals, por solicitação da Câmara Municipal de Fortaleza, em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio da Abolição, durante recepção aos participantes do XXIX Congresso Brasileiro de Cardiologia.
  • 1974 - Inaugura-se o Teatro do Instituto Brasil-Estados Unidos (Ibeu), com Orixás do Ceará, de autoria do jornalista e professor Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (falecido).
  • 1976 - Inaugurada, na Avenida Beira-Mar, a Boate Pantera, no local onde funcionou o Restaurante Benzinho, vizinho ao Restaurante do Alfredo, de propriedade de Antônio Narbal de Oliveira e seu irmão Arthur Oliveira. No serviço de som, discotecário vindo da Boate Catacombe, do Rio de Janeiro. No sistema de iluminação, várias novidades como luz de imagem partida e globo refletor.
  • 1979 - Instituído, pela Secretaria de Cultura do Município, o Projeto Luiz Assunção, na data natalícia do compositor Luiz Assunção.
  • 1982 - Realiza-se a XV Regata Dragão do Mar, com 150 jangadas concorrendo, em Corrida do Mucuripe à Praia de Iracema.
  • 1985 - Em Fortaleza o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que na Associação Cearense de Imprensa (ACI), profere a palestra 'Imprensa e Constituinte'.
  • 1985 - O prefeito José Maria Barros de Pinho exonera a superintendente da Fundação do Serviço Social, Francisca Firmo Fontoura; o secretário de transporte, Cyro Régis; o assessor especial, Vicente Ferrer Augusto Lima; e o procurador do Município, César Asfor Rocha.
  • 1991 - Morre, aos 69 anos de idade, o médico Luís Gualter de Alencar Araripe, cearense nascido no Crato a 24 de maio de 1922.
  • 1992 - Inaugurado, na Praça Amigos da Marinha, no Mucuripe, o monumento Submarino Ceará, dentro das comemorações dos 135 anos da Capitania dos Portos do Ceará.
  • 1997 - Morre, aos 78 anos de idade, o aviador e proprietário rural Sebastião Brasilino de Freitas, proprietário da firma Táxi Aéreo. Foi deputado estadual em quatro legislaturas. Era cearense de Quixadá nascido em 24 de novembro de 1918.
  • 1997 - Morre em Fortaleza, aos 96 anos de idade, o jornalista e escritor Luís Cavalcanti Sucupira, ex-interventor federal, ex-secretário de Estado, fundador da Associação Cearense de Imprensa (ACI), da qual foi presidente, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e da Academia Cearense de Letras (ACL). Era cearense de Fortaleza nascido a 11 de maio de 1901.
  • 1997 - Morre, em Fortaleza, o capitão contra-mestre da Polícia Militar do Ceará, Francisco Florêncio dos Santos, que esteve à frente da Banda de Música daquela corporação em 1954. É sepultado no Cemitério de Antônio Bezerra. Nascera em Pedra Branca-Ceará, em primeiro de maio de 1907.
  • 2005 - Sai o Decreto 11.857, que regulamenta a Lei 8.945, de cinco de julho de 2005, e tem apenas dois artigos e está fundamentado na Lei Orgânica do Município e no Código de Obras e Posturas. O artigo primeiro define os limites do Bairro de Lourdes e o artigo segundo diz que o decreto entrará em vigor na data da sua publicação. De conformidade com o Decreto da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o Bairro de Lourdes terá os seguintes limites: inicia na confluência da Avenida Trajano de Medeiros com a Avenida Santos Dumont, seguindo por esta Avenida no sentido Oeste até encontrar-se com a Avenida Dolor Barreira. Uma das linhas divisórias do Bairro segue pela Avenida Dolor Barreira no sentido Norte até encontrar a Avenida Engenheiro Luís Vieira, seguindo por esta no sentido Norte até encontrar a Rua Hermínia Bonavides. O traçado do novo Bairro continua pela Rua Hermínia Bonavides no sentido Leste até encontrar a Avenida Trajano de Medeiros, seguindo por esta no sentido Sul até o ponto inicial.
  • 2006 - Após dez horas de Cirurgia, o primeiro transplante duplo (Rim e Fígado) de sucesso no Ceará é realizado, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Cirurgia, considerada inovadora no setor, só foi possível porque uma família concordou com a doação dos dois órgãos da mesma doadora, uma moça de 27 anos que teve morte cerebral ocasionada por traumatismo craniano. Antes de fazer as cirurgias, Francisco de Assis Freire, 42 anos, tinha falência nos dois órgãos e estava fazendo hemodiálise há três anos. Uma outra tentativa havia sido feita em 2002, mas o paciente morreu no Pós-Operatório.
  • 2007 - Morre, vítima de uma parada cardíaca, aos 72 anos, o ex-goleiro e cronista esportivo Gilvan de Lemos Dias (foto), que foi um dos símbolos de uma época de ouro do futebol cearense, sendo contemporâneo de grandes nomes do futebol cearense. Dois momentos em especiais marcam a história de Gilvan Dias. O primeiro foi em 1960, quando Ceará e Bahia disputavam uma vaga a fase seguinte da Taça Brasil. Em uma noite chuvosa no estádio da Fonte Nova, ele fez inúmeras defesas, mesmo com a derrota, foi o melhor jogador em campo. Em 1966, Gilvan foi o técnico que conduziu o América ao título invicto de campeão cearense. Gilvan Dias foi colaborador do jornal O Povo e atualmente era colunista do jornal O Estado. O sepultamento ocorre às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Há 15 anos.

  • 2018 - Morre, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o radialista Gledson Serafim (foto), aos 69 anos de idade. Profissional dos mais respeitados na crônica esportiva cearense, Gledson trabalhou na Rádio Verdes Mares AM, onde foi Coordenador de Programação e Plantonista de Esportes. Pertenceu aos quadros do Grupo de Comunicação O Povo, onde trabalhava na equipe do Timão do Povo, da Rádio O Povo/CBN. O Velório ocorreu, na Funerária São Matheus, no Montese e o enterro aconteceu, em 12 de julho de 2018, às 10 horas, no Cemitério Parque Sol Poente, em Caucaia. Há 4 anos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a