Pular para o conteúdo principal



Futricas Brasileiras


As contradições da Coleta do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Recensiei um senhor prestes a fazer 101 anos. Fui muito bem atendido na casa dele, na Rua  José Lourenço, onde moram 12 pessoas. Respondeu lucidamente a todo Questionário Básico com uma memória exemplar. Uma aula de Cidadania ele deu para o Brasil.

Já em alguns Condomínios da Ruas Alves Teixeira e José Lourenço sou barrado, quer por porteiros quer por síndicos; quando sequer tenho a chance de chegar aos moradores.

Mas quero elogiar síndicos de Condomínios das Ruas Marcondes Pereira, Carlos Vasconcelos e Joaquim Sá, que entendem a importância do Censo e não dificultam a Coleta, a exemplo de Condomínios Baianos.

BAHIA - “Os grandes condomínios historicamente apresentam uma certa ‘impedância’, tanto para a realização do Cadastro de Endereços, como para as pesquisas domiciliares como um todo”. A fala de Francisco Brito, coordenador Operacional do Censo 2022 na Bahia, deixa claro o desafio que o IBGE tem tido para adentrar essas edificações nos últimos anos.

Mas nada como um Censo para mudar esse panorama! “Alguns condomínios pegaram essa onda da chegada da Operação Censitária e estão, de forma colaborativa, possibilitando e facilitando a atividade dos nossos recenseadores”, comemora Francisco.

É exatamente esse o caso do Le Parc, localizado na Avenida Paralela, que é o maior condomínio de prédios de apartamentos da capital baiana, com 1.138 domicílios espalhados por 18 torres.

Entendendo a importância do Censo para a sociedade, o síndico profissional Arlu Franck atuou para assegurar que as portas fossem abertas ao IBGE, e os recenseadores fossem bem recebidos por todos.



Após receber um ofício informando sobre a realização do Censo no local, Arlu manteve contato e realizou reuniões com a Agente Censitária Supervisora (ACS) responsável pelo Setor, Ádria de Jesus, e com os dois recenseadores que estão realizando a Pesquisa no Condomínio.

O síndico explicou que tomou medidas administrativas para garantir que os moradores se sentissem seguros e respondessem à Pesquisa. Eles receberam informações através de comunicados internos produzidos pelo Condomínio e disseminados no Portal do Le Parc na Internet e pelo WhatsApp.

- Nós sempre identificamos e cadastramos todos os visitantes, e com o IBGE não foi diferente. Na sequência, a gente comunicou internamente a nossa comunidade, apresentando os recenseadores aos moradores e explicando o Cronograma da Pesquisa. E agora, o trabalho que vem sendo feito por eles tem sido bastante elogiado”, conta.


Arlu Franck, síndico profissional do condomínio Le Parc

Morador de uma das Torres do Condomínio, o administrador de empresas Manoel Neto ainda não foi recenseado, mas disse 'aguardar ansiosamente' pela visita do Censo em seu domicílio

- A administração do Condomínio já tomou a providência de informar a todos os moradores sobre a segurança de fazer a pesquisa. E a gente sabe que as informações que a gente passa pro recenseador vão ser transformadas em benefícios para o país.”



Após ver notícia sobre Censo na TV, administradora de condomínio procurou o IBGE

Enquanto isso, do outro lado de Salvador, a advogada Isa Oliveira, administradora de um condomínio no bairro do Caminho das Árvores, tomava iniciativa semelhante à do Le Parc.

No fim de julho, ela estava estava assistindo ao telejornal Bahia Meio-Dia, da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, quando viu uma notícia sobre a realização eminente do Censo 2022. Na matéria, a repórter mostrava uma recenseadora, como identificá-la e falava sobre como abrir as portas para a pesquisa com segurança.

Isa decidiu, então, entrar em contato com o IBGE para colaborar com na realização do recenseamento no prédio onde mora. “De imediato, liguei para 0800 que saiu na matéria e falei com o IBGE nacional. E de lá, me passaram o número do Instituto na Bahia”, conta.

Após falar com Jaci Santos, assistente do Gabinete da UE/BA, que explicou sobre a operação e sobre a identificação dos recenseadores, Isa pediu uma reunião com o Coordenador Censitário de Subárea (CCS), o ACS e o recenseador que está realizando a coleta no condomínio.

- Houve a reunião aqui no prédio, e eles trouxeram o material de divulgação, que além de ter sido afixado nos quadros de aviso e elevadores, foi distribuído para todos os moradores”, disse a administradora, que explicou porque procurou o IBGE: “Responder ao Censo é um dever cívico. É muito gratificante contribuir para que as pessoas recebam os recenseadores”.

Segundo Isa, o próximo passo é entrar em contato com a Associação de Moradores do bairro.

Se a História começou com uma matéria no Bahia Meio-Dia, em uma matéria no Bahia Meio-Dia ela se transformou. Para celebrar o primeiro balanço da coleta do Censo, Isa deu uma entrevista ao jornal, que pode ser conferida aqui.

E assim o ciclo positivo de informação e mobilização em prol do Censo seguiu adiante: uma prima de Isa assistiu à matéria de TV na qual ela aparecia contando sua história e também já se interessou em fazer algo parecido no prédio onde mora.

  • Até este domingo (4 de setembro), após 35 dias de Censo 2022:
  • Contadas 67.866.836 pessoas no Brasil.
  • No Ceará de 198 mil Setores Censitários, 17,8% (concluídos), 38,8% (em andamento) e 43,3% (não iniciados).
  • Em Fortaleza de 4.422 Setores Censitários, 8,1% (concluídos), 39,3% (em andamento) e 52,6% (não iniciados).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...