Pular para o conteúdo principal

76ª Convenção da ABIP

A 76ª edição da Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) em parceria com a Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP), Rede Pão e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) foi realizada nesta sexta-feira (4) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O tradicional evento da panificação nacional discutiu o futuro da indústria da panificação, estratégias de mercado, hábitos de consumo e gestão de negócios. Com uma série de palestras que ocorreram durante todo o dia, o evento também contou com a feira Rede Pão, cujo espaço foi ocupado por mais de 30 stands.


Estiveram presentes no evento: o Diretor da FIEC, Lauro Martins, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes. Representando o setor da panificação e recepcionando os associados e convidados: o Presidente da ABIP, Paulo Menegueli; o Presidente da ACIP, Fernando Fernandes, o Presidente da Rede Pão, Alex Martins; e o Presidente do Sindpan, Ângelo Nunes.

Cerca de 700 convidados, entre empresários, autoridades e colaboradores da panificação e da confeitaria estiveram presentes durante o dia na Casa da Indústria. O objetivo principal do evento foi promover oportunidades, como a troca de experiências entre os empresários de outras regiões a partir da apresentação de cases de sucesso. Além disso, o evento também teve como foco a preparação de sucessores do setor e a viabilização de inovação, integração e parcerias.


O evento iniciou às 8 horas com um welcome coffee e recepção dos participantes. Após a abertura oficial, foram realizadas três palestras pela manhã, sendo elas: "A saudabilidade da farinha integral e produtos correlatos à luz da nova legislação", ministrada pela Especialista e Engenheira de Alimentos, Solange Fortes; "O novo normal na panificação e confeitaria", com o Especialista em Gestão Empresarial, Emerson Amaral; e a terceira, com o tema "Liderança do futuro: como transformar relações em resultados", pelo Mestre em Liderança Jairo Martiniano.

Durante a tarde, houve um momento para sorteio de brindes, além de outras duas palestras, uma com Luís Farias, considerado o melhor Chef Patisserie do Mundo, cujo tema foi "Conceitos e tendências da panificação e confeitaria mundial", além do Especialista em Desenvolvimento Gerencial Dill Casella, com a palestra magna "Criatividade e Inovação para o futuro da panificação".

Importância do evento


De acordo com Ângelo Nunes, "estamos reunindo a panificação local com a nacional, temos presidentes de sindicatos e associações do Brasil todo reunidos para confraternizar. É um momento muito grande de capacitação, temos vários palestrantes de peso hoje repassando informação e novidades, proporcionando aproximação entre panificadores, troca de experiências e networking. Toda a cadeia do trigo está aqui hoje aprendendo e construindo um novo momento para a panificação cearense", afirmou.

O Presidente da ABIP, Paulo Menegueli, considera que a convenção nacional é importante porque "estamos vivendo um momento de turbulência e de preocupação, saindo de uma pandemia. Passamos um período muito hibernando, mas agora vislumbramos um momento muito novo. Esse encontro é momento de trocar experiências, rever amigos e também projetar o futuro da panificação".


Segundo Menegueli, a perspectiva já começou agora em 2022 após a retomada do crescimento, mesmo no contexto de pandemia. O faturamento do setor, segundo ele, em 2021 foi equivalente a R$ 106 bilhões. "Mesmo dentro de uma pandemia, saindo agora, a troca de experiência através do incentivo que a própria ABIP deu com as entidades, lives, aulas show, revisão de mix, tivemos consultores preparando a turma para o momento. Agora é colher os resultados ainda mais", complementou.

Já Alex Martins, Presidente da Rede Pão, avalia que "a convenção hoje é muito importante visando trazer informações importantes do Brasil inteiro. Isso é de suma importância para direcionar o empresário para qual caminho seguir, principalmente agora no contexto de enfraquecimento da pandemia e entrando em 2023".

O Presidente da ACIP, Fernando Fernandes, disse que "é muito gratificante receber pessoas de vários estados, além de Fortaleza e de todo o Ceará. É um evento que está sendo muito produtivo e com muito conhecimento para a atuação na área da panificação". O gestor complementou que o setor da panificação espera um Natal e um período de Copa do Mundo de muita pujança para a panificação, inclusive com sorteio de prêmios para clientes durante o fim do ano na promoção "Natal de Prêmios é na Padaria", com o sorteio de 10 televisores e 66 cestas natalinas.


Parceria com a FIEC-O Diretor da Federação, Lauro Martins, ressaltou que "a FIEC nunca mediu esforços para contribuir e ajudar o empresariado da panificação do Estado do Ceará. Em nome de todo o sistema, de todo o esforço que a panificação tem feito para superar as adversidades, desejamos sucesso a todos os empresários da indústria".

Já Paulo André Holanda pontuou que "desde que assumi o SENAI e o SESI, a parceria com o Sindpan é muito forte. Sempre fazendo uma parceria em prol dos seus associados. A preocupação sempre foi muito forte com a intenção de fazer com que os associados conseguissem ter uma competitividade melhor e, por consequência, uma produtividade maior".

Durante a tarde, os convidados participaram da palestra Inovação e Conceitos e Tendencias da Panificação e Confeitaria Mundial, com Luiz Farias – Melhor Chef Patisserie do Mundo. O pernambucano Luiz Farias, chef da Academia Bunge e gerente nacional do Serviço de Atendimento ao Cliente Bunge, recebeu o prêmio de melhor chef confeiteiro do mundo em 2016 pela UIBC (Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie), autoridade máxima da panificação e confeitaria mundial.

A segunda palestra, e para finalizar o evento, foi do Especialista em Desenvolvimento Gerencial, Dill Casella. O palestrante falou sobre Criatividade e Inovação para o futuro da panificação.
Além disso, Dill autografou o livro “Atitude e Altitude – Uma História Sobre Convivência, Liderança e Criatividade”, pela Editora Vozes. Dill Casella é engenheiro, graduado em Marketing, possui formação em desenvolvimento gerencial, empreendedorismo, PNL e dezenas de outros cursos.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiec.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D