Pular para o conteúdo principal



Lançada coleção 'Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência'


O Projeto Artesanato em Rede fomenta o empreendedorismo feminino, reforçando a importância da atuação em rede como estratégia para fortalecer a autoestima e a força competitiva de artesãs no Mercado Criativo de Fortaleza.

A partir de um ciclo formativo potente envolvendo diversos níveis de capacitação, dezessete mulheres, foram encorajadas a desenvolver a coleção de moda e acessórios “Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência”, utilizando técnicas em Macramê, Crochê e Fuxico.

A Coleção “Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência” retrata a relação de pertencimento de onze mulheres com o bairro que habitam . “Não é apenas uma coleção de moda e acessórios, mas um registro poético sobre a diversidade cultural da Praia de Iracema. Cada peça carrega consigo a memória afetiva das artesãs , seus costumes, sua ancestralidade.” explica Vivi Façanha, coordenadora do projeto Artesanato em Rede.

As tramas foram unidas manualmente para confeccionar camisetas, saias, bermudas, quimonos, brincos, bolsas, cintos e outros acessórios de moda. Vale destacar a “Camiseta Pescadores de Iracema”, feita pela artesã Jack Lima. Para produzir essa peça, Jack se inspirou nos povos do mar e decidiu fazer uma homenagem aos pescadores de sua família e da sua comunidade. Com design minimalista, a camiseta promete ser “um bem na terra, um bem no mar”, explica a artesã.

As peças estão disponíveis na Loja Colabora (@lojacolabora) e/ou podem ser encomendadas diretamente com as artesãs. O contato de cada uma delas está no catálogo on-line, dentro do link na bio do Instagram da Rede Cria (@redecria). É importante lembrar que, a Rede Cria não comercializa e não recebe nenhum valor pela comercialização da produção artística das mulheres beneficiadas pelo projeto. O valor resultante da venda dos produtos é cem por cento destinado às artesãs.

Artesanato em Rede - O projeto ARTESANATO EM REDE conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura no 13.811, de 16 de agosto de 2006, tem o apoio cultural do Instituto Iracema, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Fortaleza Cidade Criativa e Unesco, Produção Executiva da Grão de Guará – Ideias Culturais, Patrocínio do Instituto Precisa Ser + FARM. Nesta edição, nossos agradecimentos à Enel Distribuição Ceará que também acreditou no potencial criativo dessa iniciativa.

As atividades do projeto tiveram início no mês de junho deste ano, através de um mapeamento cultural que identificou o perfil socioeconômico, saberes e fazeres artísticos, demandas e anseios de 17 mulheres domiciliadas na comunidade Graviola. Os indicadores quantitativos e qualitativos coletados nessa pesquisa nortearam a construção de um planejamento pedagógico que contou com um ciclo de dois meses de oficinas e workshops nas áreas de precificação, empreendedorismo, marketing, sustentabilidade, feiras criativas, além de consultorias na área de design.

Sobre a Rede Cria - A REDE CRIA possui como premissa contribuir para a construção de um Ceará inclusivo, que estimula e apoia cidadãos e cidadãs a desenvolverem suas habilidades criativas. Em três anos, a instituição realizou oito projetos, beneficiando diretamente 242 mulheres e crianças domiciliadas nas cidades de Fortaleza, Pacatuba e Caucaia. A Rede Cria acredita na força do colaborativo e na potência do feminino como agente de transformação social sustentável.

Conheça as artesãs 


Jack Lima-Jack Lima aprendeu crochê com sua avó, mãe e tias. A artesã lembra com saudade e carinho dos momentos em que bordavam juntas varandas de redes. Moradora da comunidade Graviola, conheceu a REDE CRIA em 2020 e foi incentivada a potencializar suas habilidades criativas para empreender coletivamente no projeto, onde fez amigas e vem se afirmando como crocheteira.

Judite dos Santos-Judite faz crochê desde os 10 anos. Aprendeu com mulheres de sua família. A artesã também empreende no “Tapioca Diversa”, carrinho de lanches famoso na Rua Gonçalves Lêdo, no bairro Praia de Iracema. Através do Projeto ARTESANATO EM REDE, a artesã aprimorou seu conhecimento e fortaleceu sua autoestima.

Lilian Soares-Lilian desenvolve trabalhos artesanais há mais de 30 anos, mas não se sentia confiante para comercializar sua produção artística. O Projeto ARTESANATO EM REDE propiciou à artesã ingressar em um ciclo de dois meses de formação nas áreas de design e gestão de negócios. Com a autoestima renovada, hoje, Lilian sente-se preparada para empreender através de sua arte.

Maria Brígida-Dona Brígida é professora aposentada e sempre fez artesanato para presentear vizinhos e parentes. Colecionadora de certificados, nossa professora ama aprender. A artesã desenvolveu o brinco “Escultura do Barquinho” para a Coleção Praia de Iracema: Memória, Afeto e Resistência.

Magda Sena-Magna é moradora da Praia de Iracema há mais de 50 anos. Aprendeu macramê no Ateliê de Criação do Projeto ARTESANATO EM REDE. Seu talento e desenvoltura inspiraram a criação do cinto Maré, uma peça que tem como inspiração as ondas dos verdes mares de Iracema.

Raimunda Nunes-Raimunda é dona de casa e moradora da comunidade Graviola. A artesã atribui à REDE CRIA seu primeiro contato com o crochê, técnica pela qual é apaixonada. Ela faz parte do projeto desde 2020 e para a dona Raimunda “a melhor coisa que existe” é imaginar, produzir e vender seus produtos.

Romene Pinheiro-Romene é pedagoga aposentada e sempre trabalhou com crochê, bordado e biscuit. Durante um curso do projeto ARTESANATO EM REDE, ela se apaixonou pelo macramê. Residente na Praia de Iracema há 30 anos, a artesã está animada em difundir sua produção artística através da coleção “Praia de Iracema Memória, Afeto e Resistência”.

Sandra Duarte-Sandra é dona de casa e moradora da comunidade Graviola. Foi por meio das capacitações promovidas pela REDE CRIA, que ela teve seu primeiro contato com o crochê. Na coleção “Praia de Iracema Memória, Afeto e Resistência”, Sandra idealizou o brinco Marisol, em homenagem à sua sobrinha Mariane. Apaixonada pelo mar, “Mari” como é carinhosamente chamada pela tia, representa o amor da família pela Praia de Iracema.

Valdízia Tavares-Dona Valdizia trabalhou por muito tempo como costureira. Na comunidade Graviola, era conhecida por fazer “acertos e consertos” de peças. Apaixonou-se pelo macramê em um curso promovido pelo projeto ARTESANATO EM REDE. Foi sua paixão pela técnica ancestral que a inspirou a conceber lindos colares para a coleção Praia de Iracema, Memória, Afeto e Resistência.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170