Pular para o conteúdo principal

Arte, Cor e Regata na Praia do Pecém neste domingo


Neste final de semana, a Praia do Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, se transforma em uma verdadeira galeria a céu aberto. Na ocasião, moradores e visitantes vão ter a oportunidade de conferir a criatividade e o talento de 11 artistas do Brasil (Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e de países como Argentina, França e Etiópia, que customizaram 16 velas de jangadeiros da região, como parte da programação do Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana (foto Lorena Armoud).

No domingo (18), durante a 17ª edição da Regata do Pecém, a maior parte das 16 jangadas com velas pintadas serão exibidas na extensão da praia, levando cores, traços, formas e texturas ao Litoral Cearense. A largada do evento, com a participação de algumas dessas embarcações repletas de arte e cor, está prevista para 9 horas. Este evento é uma realização da Colônia dos Pescadores e Marisqueiras da Z-06, com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e que em 2022 tem parceria com o Além da Rua.

O Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana acontece desde 2010 no Ceará, com a participação de diversos artistas, linguagens e formatos, tendo sempre como eixo a arte urbana e suas conexões com a cidade. Desde 2019 tem ações ainda mais conectadas com as comunidades litorâneas, tendo realizado no Pecém a primeira exposição internacional de velas, ocasião em que também fez intervenções artísticas em muros da localidade, pinturas estas que podem ser vistas até hoje.

Em 2022, o evento retornou a São Gonçalo do Amarante com o objetivo de contribuir ainda mais para a conexão da arte urbana com a comunidade, transformando a relação entre as novas gerações e suas tradições. Além das velas de jangadas, o Festival também contemplou espaços públicos, entre ruas, praças e muros do distrito, com a participação dos artistas Amanda Nunes, que assina suas obras como Crimes Passionais (Ceará), Zé Victor (Ceará), Narah Adjane (Ceará), Charles Lessa (Crato/Ceará), Gen Duarte (São Paulo), Gugie (Santa Catarina), Piá (Rio de Janeiro), Solomon Kifle (Etiópia), Loraine Motti (França) e DROM, uma dupla de muralistas integrada por Jamaira Pacheco (Bahia) e Santiago Panichelli (Argentina).

Iniciada em 5 de dezembro, esta é a segunda vez que o Festival Além da Rua é realizado na Praia do Pecém. Para as pinturas, foram utilizados 279 litros de tinta, que coloriram 12 muros no entorno da Avenida São Luiz de Gonzaga e da Rua Júlio Viana, no Calçadão da Praia, totalizando aproximadamente 110 m² de extensão, além de 200 metros de velas, que foram distribuídas em 16 jangadas. Para este trabalho especificamente, o Além da Rua contou com o apoio de quatro costureiras e dois artesãos locais para o corte das velas, de acordo com as especificidades de cada embarcação.

- O Festival tem como objetivo promover uma nova forma de troca da população com o espaço público. Por isso, a gente sempre procura trabalhar o impacto visual para proporcionar uma nova forma de olhar para aquilo que é já faz parte do cotidiano”, destaca Ivina Passos, diretora da Ato Marketing Cultural, realizadora do Além da Rua.

Nesse sentido, o Além da Rua também abre espaço para artistas locais como o Mayk, pescador e surfista do Pecém, que participou da programação oficial esse ano pintando duas velas. Em 2019, no entanto, esteve presente como voluntário. A partir dessa experiência, passou a pintar os muros da própria comunidade. “Sempre gostei de desenhar, mas tive a oportunidade de começar aqui, e depois a cada dia me inspirando mais. Quanto mais eu risco, mais vontade dá de continuar. O Além da Rua me abraçou”, ressalta.

Outro diferencial do Festival é o de abrir possibilidades criativas para os artistas mostrarem seus talentos em outras múltiplas plataformas. Jamaira Pacheco, do Somos DROM, artista de Jundiaí, São Paulo, destaca a experiência inédita “surreal” de criar uma arte em uma vela de jangada. “Quando vimos a jangada mar, foi como se a pintura feita em terra tivesse mudado. Houve essa mudança de perspectiva, a embarcação entrou de jeito e saiu de outro, mas ao mesmo tempo se complementando. Foi uma experiência incrível”, explica.

Ricardo Sabadia, diretor da AECIPP - Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, também destaca a relevância do projeto não só para a região. “Queremos levar a imagem do Pecém para o mundo, a partir da conexão entre os moradores, as empresas que fazem parte da associação e os artistas que fazem parte desta iniciativa que impactou o coração das pessoas”, reforça.

O Projeto Além da Rua é apresentado pelo Ministério do Turismo e a AECIPP – Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Aço Cearense, EDP, Tecer, DSM e DASS. Apoio: Cimento Apodi, NST e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Tem a Suvinil como tinta oficial. Realização: Ato Marketing Cultural, Acidum Project, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO: Além da Rua - XVII Regata do Pecém
Domingo (18)
7 horas: Café da manhã dos pescadores
9h :oras Largada da Regata
9h30: Show com Guy Castro
11h30: Show com Andrew Castro
13 horas: Entrega da premiação da 17ª Regata
13h30: Show com Jhonys Estourado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM