Pular para o conteúdo principal



Arte, Cor e Regata na Praia do Pecém neste domingo


Neste final de semana, a Praia do Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, se transforma em uma verdadeira galeria a céu aberto. Na ocasião, moradores e visitantes vão ter a oportunidade de conferir a criatividade e o talento de 11 artistas do Brasil (Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e de países como Argentina, França e Etiópia, que customizaram 16 velas de jangadeiros da região, como parte da programação do Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana (foto Lorena Armoud).

No domingo (18), durante a 17ª edição da Regata do Pecém, a maior parte das 16 jangadas com velas pintadas serão exibidas na extensão da praia, levando cores, traços, formas e texturas ao Litoral Cearense. A largada do evento, com a participação de algumas dessas embarcações repletas de arte e cor, está prevista para 9 horas. Este evento é uma realização da Colônia dos Pescadores e Marisqueiras da Z-06, com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e que em 2022 tem parceria com o Além da Rua.

O Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana acontece desde 2010 no Ceará, com a participação de diversos artistas, linguagens e formatos, tendo sempre como eixo a arte urbana e suas conexões com a cidade. Desde 2019 tem ações ainda mais conectadas com as comunidades litorâneas, tendo realizado no Pecém a primeira exposição internacional de velas, ocasião em que também fez intervenções artísticas em muros da localidade, pinturas estas que podem ser vistas até hoje.

Em 2022, o evento retornou a São Gonçalo do Amarante com o objetivo de contribuir ainda mais para a conexão da arte urbana com a comunidade, transformando a relação entre as novas gerações e suas tradições. Além das velas de jangadas, o Festival também contemplou espaços públicos, entre ruas, praças e muros do distrito, com a participação dos artistas Amanda Nunes, que assina suas obras como Crimes Passionais (Ceará), Zé Victor (Ceará), Narah Adjane (Ceará), Charles Lessa (Crato/Ceará), Gen Duarte (São Paulo), Gugie (Santa Catarina), Piá (Rio de Janeiro), Solomon Kifle (Etiópia), Loraine Motti (França) e DROM, uma dupla de muralistas integrada por Jamaira Pacheco (Bahia) e Santiago Panichelli (Argentina).

Iniciada em 5 de dezembro, esta é a segunda vez que o Festival Além da Rua é realizado na Praia do Pecém. Para as pinturas, foram utilizados 279 litros de tinta, que coloriram 12 muros no entorno da Avenida São Luiz de Gonzaga e da Rua Júlio Viana, no Calçadão da Praia, totalizando aproximadamente 110 m² de extensão, além de 200 metros de velas, que foram distribuídas em 16 jangadas. Para este trabalho especificamente, o Além da Rua contou com o apoio de quatro costureiras e dois artesãos locais para o corte das velas, de acordo com as especificidades de cada embarcação.

- O Festival tem como objetivo promover uma nova forma de troca da população com o espaço público. Por isso, a gente sempre procura trabalhar o impacto visual para proporcionar uma nova forma de olhar para aquilo que é já faz parte do cotidiano”, destaca Ivina Passos, diretora da Ato Marketing Cultural, realizadora do Além da Rua.

Nesse sentido, o Além da Rua também abre espaço para artistas locais como o Mayk, pescador e surfista do Pecém, que participou da programação oficial esse ano pintando duas velas. Em 2019, no entanto, esteve presente como voluntário. A partir dessa experiência, passou a pintar os muros da própria comunidade. “Sempre gostei de desenhar, mas tive a oportunidade de começar aqui, e depois a cada dia me inspirando mais. Quanto mais eu risco, mais vontade dá de continuar. O Além da Rua me abraçou”, ressalta.

Outro diferencial do Festival é o de abrir possibilidades criativas para os artistas mostrarem seus talentos em outras múltiplas plataformas. Jamaira Pacheco, do Somos DROM, artista de Jundiaí, São Paulo, destaca a experiência inédita “surreal” de criar uma arte em uma vela de jangada. “Quando vimos a jangada mar, foi como se a pintura feita em terra tivesse mudado. Houve essa mudança de perspectiva, a embarcação entrou de jeito e saiu de outro, mas ao mesmo tempo se complementando. Foi uma experiência incrível”, explica.

Ricardo Sabadia, diretor da AECIPP - Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, também destaca a relevância do projeto não só para a região. “Queremos levar a imagem do Pecém para o mundo, a partir da conexão entre os moradores, as empresas que fazem parte da associação e os artistas que fazem parte desta iniciativa que impactou o coração das pessoas”, reforça.

O Projeto Além da Rua é apresentado pelo Ministério do Turismo e a AECIPP – Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Aço Cearense, EDP, Tecer, DSM e DASS. Apoio: Cimento Apodi, NST e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Tem a Suvinil como tinta oficial. Realização: Ato Marketing Cultural, Acidum Project, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO: Além da Rua - XVII Regata do Pecém
Domingo (18)
7 horas: Café da manhã dos pescadores
9h :oras Largada da Regata
9h30: Show com Guy Castro
11h30: Show com Andrew Castro
13 horas: Entrega da premiação da 17ª Regata
13h30: Show com Jhonys Estourado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...