Pular para o conteúdo principal



A tornozeleira e a jumenta

No Sítio Matões de Cima, próximo ao Riacho do Meio, morava Zé das Cabaças, assim conhecido por motivo demais afim; na frente de casa havia um pé de cabaça (cabaceira), debaixo do qual passava o dia trabalhando com elas, partindo-as ao meio para fazer cuia (coité) – recipientes feitos dessa casca dura e impermeável, dele recebendo lixa, pintura e cuidados. Vendia muitas cuias na feira, aos domingos, não apenas para uso das famílias como vasilhame de armazenar e transportar água e alimentos, mas porque, segundo a sabedoria popular, a criança recém-nascida que tomar o primeiro banho em uma cuia virgem (nova) será um adulto posses, rico.

Acontece que o Zé das Cabaças, quando bebia, gostava de ir para a Rua do Distrito arrumar arenga com outros moradores, dessas brincadeiras sem graça, de mau gosto. Numa delas, puxou faca pra seu Chico Lumbriga, como era conhecida a vítima, muito alta e magra; seu Chico foi furado na altura das cruzes (ombros), por motivo fútil, e levado às pressas ao hospital da municipalidade. Situação inspirou cuidados, golpe profundo.
Do outro lado da rua onde morava Zé das Cabaças, na calçada da bodega de Zé da Onça, residia um sujeito alcunhado “Tranca Rua”, que, de batismo chamava-se Francisco Laurentino, alto, bem espaduado, privilegiado na musculatura, de vez que, até pouco tempo atrás, tinha por ofício trabalhar de ajudante de caminhão. Tranca Rua carregava e descarregava estivas e cereais. Certa feita, com já umas quatro na cabeça, Tranca foi tomar as dores do seu Lumbriga, pela facada que levou, e apanhou igualmente de Zé das Cabaças. A polícia chegou e levou o agressor para a delegacia. Zé, fino artesão das cuias, agora preso.

Quando da audiência de custódia, o juiz pediu para ver as mãos do acusado de dar uns cacetes em Tranca Rua e logo observou tratar-se de um homem trabalhador, por conta dos calos. Observando-lhe as certidões criminais, todas negativas. Zé das Cabaças era primário. Logo lhe foi atribuída a condição de permanecer em liberdade, na condição de usar tornozeleira eletrônica.

Zé das Cabaças, agora, em casa.
Meses mais, chega uma correição do Conselho Nacional de Justiça para o Fórum local; era uma pesquisa que estava sendo feita sobre a mudança no comportamento social dos usuários de tornozeleiras, queriam saber da eficiência (ou ineficácia) da referida medida judicial. Os serventuários, em sala separada do movimento forense, passaram a observar, através de GPS, o vai-e-vem desses usuários, levando em consideração seus movimentos: quado se afastavam do local onde moravam; se iam à rua (centro da cidade); a que horas paravam de se locomover; se estavam próximos ao local de trabalho...
Em meio aos registros coletados, um serventuário identificou uma certa movimentação como sendo do Zé das Cabaças. Pelo que conseguiram apurar, tratava-se de “um preso bem comportado”. Pelo ziguezague observado na roça, o dia era de intenso trabalho; locomovia-se de um lado para o outro, incessantemente, totalmente absorvido na labuta, e só parava por volta das 17 horas. Com isso, formou-se logo o entendimento de que a tornozeleira estava fazendo uma grande revolução no sistema prisional, a tirar pelo comportamento “exemplar” de Zé das Cabaças. Tornozelados, pois, de parabéns.

Com tão alvissareiras informações, promotoria, defensoria pública e outras autoridades resolveram fazer um grande evento na comarca para comprovar a maravilha que eram as tonozeleiras. Marcaram uma apresentação do bem-sucedido case do Zé. Muita gente convidada. Enviaram oficial de justiça à casa do mestre das cuias para que ele comparecesse ao ato, na condição de protagonista. Tudo acertado praquela data. Pessoal do fórum crente que a solução da redução criminalidade do mundo estava ali.
Tão logo chegou ao recinto, Zé foi recebido pelo juiz da comarca com forte abraço e congratulações. Zé das Cabaças meio que sem entender o que de fato está ocorrendo. Zé estirou a mão e cumprimentou o Dr. Juiz, dizendo-se espantado com o burburinho de gente:
- Doutor, não sei bem o motivo de estar aqui com esse montão de gente, eu podendo estar junto das minhas nêga, tomando umas e outras...

O juiz se espanta diante do que ouve, e retruca:

- Como é que é, Zé das Cabaças? Você anda bebendo por aí? - retrucou forte o juiz.

- Sim, senhor! Nunca deixei de beber, e bebo todos os dias. Trabalho pouco e bebo muito. Bebo e boto boneco com quem passa na rua e ainda dou uns cocorotes quando estou espritado...

O semblante das autoridades era de admiração e decepção diante da conversa que hora ouviam. Afinal, estavam todos ali para conferir um resultado positivo do uso das tornozeleiras. Porém, pela narrativa do usuário, o equipamento nada tinha de eficiente. Aquele evento não fazia sentido.

Foi então que o promotor de justiça pediu ao juiz para falar com o usuário. O juiz anuiu e o representante do Ministério Público indagou:

- Senhor José, me diga como e onde o senhor passa o dia, então?

- Dormindo ou bebendo, botando boneco na rua. Ontem mesmo e furei dois. Pensei até que tinham me chamado aqui para falar sobre isso.

O promotor, diante da resposta inusitada, disse:

- Como o senhor explica as informações que nos chegaram, dando conta de que você passa o dia no seu roçado, em intensa movimentação, inclusive dormindo no local?

- Dotozim, o seguinte é esse... Logo que eu saí daqui com essa geringonça no calcanhar, enfiei ela, com muito jeito para não quebrar, na canela da minha jumenta lavrada. Como ela passa o dia e a noite no roçado, vocês devem ter pensado que era eu. É Tonha!
Muitos da sala não aguentaram e começaram a rir; outros, vindos de mais de longe, ficaram furiosos com a falta de diligência mais apurada dos serventuários e preparo dos organizadores do evento. Estavam diante de equívoco gigantesco...

  • Escritor e empresário Assis Cavalcante.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170