Pular para o conteúdo principal

Estação das Artes enriquece fim de semana cearense

 

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

A centenária Estação Ferroviária João Felipe, hoje Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, recebe o cearense, aos finais de semana, para um novo propósito: a apreciação da arte, cultura e regionalidade. Inaugurada em março de 2022, o local agora é palco de exposições, shows, feira gastronômica, sorrisos e trocas de afeto.

“Nós adoramos os espaços públicos, tanto aqui, quanto o Passeio Público, a Cidade da Criança, as praças. [Desde que abriu] a gente tenta vir, pelo menos, um ou dois domingos por mês”, disse Fernanda Regalado, arquiteta, acompanhada da filha de 5 anos, que aproveitou o momento para se divertir com as atividades oferecidas ao público infantil.

Com uma programação diversificada aos finais de semana, o espaço dedica as manhãs de domingo às famílias cearenses, com o já conhecido “Domingo na Estação”. A antiga Estação Central de Fortaleza promove diversão e confraternização entre famílias, onde a programação oferece música com DJs, oficinas infantis, apresentação teatral, feira gastronômica,exposições e outras atividades, das 9h às 15h.

“Aos domingos acontece uma programação mais familiar que já foi incorporada à rotina no fortalezense e dos visitantes também, mas aos sábados temos uma programação mais voltada para o público jovem. Já tivemos shows com três mil pessoas, que os jovens chegam com toda força e toda alegria”, ressalta Lara Vieira, diretora presidenta do Instituto Mirante.

Para a arquiteta Fernanda, esse tipo de iniciativa só enriquece cada vez mais a cidade. “Tem muitas atrações. A pintura, a música, os espaços mesmo.Venho para ela poder passear, andar de patinete, [além disso] ela sempre encontra com os amigos. Fortaleza é outra Fortaleza, e a gente usufrui muito [mais] dos espaços públicos”, pontua
Além dos sábados e domingos, nas sextas-feiras o local conta com a programação chamada ‘Som na Praça’, que acontece na praça em frente a estação e aberto ao público, no entanto, por conta do período de chuva, a programação das sextas, por ser ao ar livre, deve ter uma pausa nos próximos meses. .“É uma programação que inclui múltiplas linguagens artísticas e é voltada para os mais diversos públicos, porque a ideia é que todos ocupem a estação”, pontua Lara Vieira.

O funcionamento da Estação às sextas-feira é das 18h às 21h30, já aos sábados é das 16h às 21h. A programação completa e atualizada pode ser conferida nas redes sociais.


Resgate afetivo
A estação, que durante tanto tempo foi um espaço de chegadas e partidas, inclusive de onde partiu a primeira locomotiva de Fortaleza, agora faz um convite à permanência, à apreciação da identidade do povo cearense.

“A Estação João Felipe, antiga Estação Central do Estado do Ceará, foi muito importante no desenvolvimento desse Estado. Quando ali, nos anos 2000, a estação foi fechada, esse prédio estava se deteriorando. Então, a iniciativa do Governo do Estado do Ceará, à época do governador Camilo Santana, foi de recuperar esse prédio pensando na preservação do nosso patrimônio histórico e afetivo. Quando trazemos artistas cearenses e valorizamos a sua cultura, a gente quer, exatamente, fortalecer a nossa identidade. A identidade do Ceará é, exatamente, a identidade cultural do seu povo”, explica a presidente do Instituto Mirante.
Maira Regina, produtora cultural de 57 anos, é um desses cearenses que vem renovando seus laços com a cultura no espaço. Uma das DJs das manhãs de domingo, a promotora teve um momento familiar importante no local: sua mãe, de 87 anos, foi lhe assistir. “Para mim, é sempre um grande prazer ouvir música com a minha mãe. Durante a pandemia, a gente não podia mais ir à praia, que sempre íamos. Então, peguei todas as coleções dela, do Roberto Carlos, e no dia de domingo ouvíamos música juntas. E assim vamos vivendo, ouvindo música juntas, se amando”, pontua a produtora.

Foi a primeira vez da idosa no local e, apesar de ter a locomoção e a audição limitada, Maria Alderi, ou como prefere, Dona Eurides, fã número um da filha, se divertiu. “Mãe é mãe, é a melhor coisa, e hoje ela tá aqui, do meu lado, me prestigiando. Para mim é um super prazer tocar pra ela. Música é minha alma, e ter minha mãe me prestigiando é como retomar nossos passeios que foram, por um bom período, suspensos. Viva a vida! ”, destaca a produtora.
Espaço
O local que hoje chama-se Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, para além do nome Estação Ferroviária João Felipe, já foi conhecida como Estação Central, e foi aberta ao público em 1880. O patrimônio histórico e cultural do Ceará renasceu como um Complexo Cultural, um empreendimento de 67 mil m².
No local funciona a Estação das Artes, o Mercado AlimentaCE, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design Do Ceará, o Museu Ferroviário João Felipe, além da futuras novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).Todos os citados integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O projeto de intervenção teve início em agosto de 2019, sendo executado pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP). A Estação das Artes se insere no Plano Estadual de Cultura para qualificação do Centro da Cidade e do convívio social, no âmbito do ‘Fortaleza 2040’ e ‘Ceará 2050’ através das artes e da cultura. Trata-se de um projeto que reúne políticas culturais de artes, patrimônio cultural e memória, formação, economia criativa, cidadania e diversidade cultural.

A Pinacoteca do Ceará, um desses equipamentos, foi inaugurado no último mês de dezembro, e oferece a mostra “Bonito pra chover”, composta de três exposições de longa duração: a “Amar se Aprende Amando”, sobre o centenário de nascimento do artista cearense Antonio Bandeira a partir de obras que integram o acervo do Governo do Ceará; a “No Lápis da Vida não Tem Borracha”, que aborda o centenário de nascimento do artista cearense Aldemir Martins; e a “Se Arar” lança um olhar sobre a história da arte no Ceará, a partir de obras que integram o acervo do Governo do Ceará e de obras de 169 artistas, sendo 40 convidados, atravessando diversas gerações.
O Centro de Design do Ceará também é um dos equipamentos em pleno funcionamento do Complexo Cultural, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O equipamento atualmente abriga a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, que reúne aproximadamente 200 peças, partindo do fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte.

Conexão com a comunidade
Com o objetivo de aproximar esse complexo das pessoas que residem à sua volta, o Instituto Mirante achou importante incorporar moradores do Moura Brasil, comunidade localizada perto do equipamento, às atividades culturais e gastronômicas do local. O trabalho é realizado a partir do Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa (Naca), que tem o objetivo de identificar a identidade econômica, social e cultural da comunidade.

“Nós já promovemos, não só vários momentos, várias reuniões com a comunidade, a partir da identificação das suas lideranças, como já desenvolvemos atividades na comunidade. [Nós queremos] fazer com que as pessoas da comunidade participem não só das atividades propostas, mas nos ajudem na construção dessa programação e das atividades que vão ser desenvolvidas aqui”, explica Lara Vieira. “A gente entende que não pode chegar com um equipamento público, dessa magnitude, sem o diálogo com a comunidade”, completa.
“Uma porta de início para muita coisa”, é assim que Pérola trata a Estação das Artes. Uma das pessoas impactadas por essa ação. Ela é vendedora de acarajé na Estação, uma figurinha carimbada do local. “É muito importante um equipamento desse, como a Estação das Artes, que abre oportunidades para os empreendedores. Principalmente, para as empreendedoras mulheres que batalhamos todos os dias”, ressalta a vendedora.

A oportunidade também lhe ajudou a expandir os negócios. “Eu, que já comercializo acarajé há muito tempo, expondo aqui na Estação das Artes, eu consegui convite para expor em outros espaços. Acaba sendo uma vitrine, então é muito bom estar aqui”, finaliza.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg