Pular para o conteúdo principal



Fátima Veras e a gestão transformadora de uma Universidade

Reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras se despede da instituição que liderou por quase 14 anos e compartilha sua trajetória e conquistas enquanto gestora na área de Educação.

A médica infectologista atua no mais alto cargo da Unifor desde 2009 (Foto: Ares Soares)

Gerir uma instituição de ensino superior (IES) não é tarefa fácil. Para desempenhar tal função é necessário dedicação integral, tino para liderança e visão estratégica do futuro, além de uma sensibilidade tanto profissional quanto humana. É com essas e muitas outras qualidades que Fátima Maria Fernandes Veras atuou como Reitora da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, desde 2009.

Na Unifor, ela assumiu diversas posições na gestão institucional: foi coordenadora do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), de 1978 a 1993; diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de 1993 a 2008; e Vice-Reitora de Graduação, de 2008 a 2009. De fala tranquila e jeito cordial, a médica infectologista tem sua história entrelaçada com as transformações que promoveu em uma das maiores IES do Brasil.

Graduada em Medicina e mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fátima é especialista em Saúde Pública e em Tecnologia Educacional. Possui um longo histórico de atuação na área da saúde, tendo sido médica no Hospital São José de Doenças Infecciosas – referência no atendimento em infectologia no Ceará – e professora de Epidemiologia na Unifor, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A próxima solenidade da Colação de Grau 2022.1, que acontecerá no dia 6 de janeiro, será sua última cerimônia oficial enquanto reitora. Após quase 14 anos na Reitoria, ela irá passar o “bastão” da Universidade de Fortaleza para o doutor Randal Martins Pompeu, atual vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, a partir do dia 9 de janeiro

Para marcar sua despedida e celebrar seu trabalho à frente da instituição, Fátima Veras conversou com a Entrevista Nota 10 desta semana, onde compartilhou sua trajetória e conquistas na, e para a, Unifor enquanto gestora na área de Educação.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 – A senhora é médica infectologista por formação, tendo um longo histórico de estudos e atuação na área durante a carreira. Como o papel, e o interesse, de ser gestora em educação surgiu em sua vida? Foi uma meta que havia sido estabelecida por você ou uma oportunidade "agarrada" durante a jornada até aqui?

Fátima Veras – Eu entrei na área de Educação por um acaso, na realidade. Na Universidade de Fortaleza surgiu a oportunidade para uma pessoa chefiar o Núcleo de Atenção Médica Integrada, que estava iniciando. Como eu tinha feito infectologia e saúde pública, fui indicada e daí começou. Eu trabalhava coordenando o NAMI, mas, ao mesmo tempo, recebia alunos do Centro de Ciências da Saúde. E eu vi então que tinha que me dedicar também à área de educação para que eu pudesse atender melhor os alunos no Núcleo. Foi assim que tudo começou.

Entrevista Nota 10 – A Universidade de Fortaleza se transformou e cresceu em diversos aspectos de 2009 até hoje, reforçando seu compromisso com o ensino de qualidade, a pesquisa científica e a extensão universitária. O investimento na excelência acadêmica e profissional vem, cada vez mais, ganhando reconhecimento nacional e internacional por meio de rankings e pesquisas sobre ensino superior. Poderia compartilhar quais foram os principais desafios superados para, no trabalho em conjunto com sua equipe, conseguir colocar a Unifor em destaque no Brasil e no mundo?

Fátima Veras – Ao assumir a Reitoria em 2009, eu já havia passado pela coordenação do NAMI e pela Vice-Reitoria de Ensino, já havia sido diretora do CCS e professora de epidemiologia. Então já tinha um certo conhecimento da instituição. Mas o grande desafio na gestão da Unifor enquanto Reitora foi realmente deixar a Universidade mais profissionalizada na sua gestão. Porque nós tínhamos muitas ações que fazíamos, tanto na área pedagógica como na área da gestão, que nem sempre estavam bem concatenadas.

O Ensino na área de Educação Superior teve grandes transformações quando entrou para a bolsa de valores. Então, começou-se a mudar completamente o que nós tínhamos como o ensino tradicional, que era pensando apenas no aprendizado do aluno sem pensar na sustentabilidade da instituição. Nosso maior papel antes era só pensar na qualidade do ensino, e esse era o nosso grande desafio no dia a dia na sala de aula. Depois, então, acresceu-se mais um objetivo: sustentabilidade. Isso porque a coisa ficou mais acirrada, as instituições eram mais procuradas e mais disputadas. O aluno estava cada vez em menor número porque era dividido – a mesma quantidade de alunos, mas dividido com um maior número de instituições que estavam capacitadas para recebê-los.

Então tivemos que dar um novo upgrade para a Universidade, e foi exatamente na área da gestão. Hoje temos uma equipe boa, bem estruturada e que está sabendo bem para onde está caminhando – quer na área do ensino, quer na área da sustentabilidade. Então acho que a universidade tem, hoje, panos para alçar muitos voos.

Entrevista Nota 10 –
Ao longo dos quase 14 anos à frente da Reitoria da Universidade de Fortaleza, qual a maior meta da gestão educacional que você mais se orgulha de ter conquistado êxito enquanto profissional? E como representante da instituição?

Fátima Veras – Creio que um grande orgulho de todos nós, que fazemos a Universidade, é ela constar como uma instituição bastante respeitada, seja na área do ensino, da pesquisa ou da extensão. Hoje nós somos avaliados pelos rankings que estão entre os primeiros lugares e isso nos deixa muito orgulhosos porque sabemos o trabalho que existe por trás de toda essa caminhada para que chegássemos até aqui. Enfim, posso dizer que conseguimos. Temos hoje a Universidade reconhecida não só no país, mas também no exterior

E isso tudo é fruto de um trabalho de equipe muito bem organizado, muito bem estruturado sob o comando de vários diretores de Centro, coordenadores de cursos, gestores das áreas administrativa, tecnológica. Enfim, todos que fazem a Universidade têm trabalhado de uma forma muito objetiva e tentado atender aos mesmos objetivos. Isso eu acho que faz toda a diferença.

Entrevista Nota 10 – Você foi a primeira mulher a assumir o cargo de Reitora na cidade de Fortaleza e a segunda no estado do Ceará. Como foi a experiência de guiar a Universidade sob a então pioneira perspectiva do olhar feminino? Acredita que sua atuação abriu portas para que outras mulheres encontrassem oportunidades e inspiração com o seu exemplo?

Fátima Veras – Nunca achei grande feito ser a primeira mulher a ocupar um cargo assim. Até porque, na área de Educação, as mulheres ocuparem cargo [de gestão] é a coisa mais natural do mundo. Nós somos, inclusive, maioria. Não sei porque nós não ocupávamos tantos cargos na gestão porque sempre no papel de professor as mulheres se destacaram. Mas eu acho que, em relação à gestão, ainda continuo afirmando: o sexo feminino tem muito mais competências para gerir do que o masculino. A gente começa a gerir a casa desde muito cedo, então é o grande desafio.

Com informações da Unifor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...