Pular para o conteúdo principal



Ministério da Saúde distribuirá 150 mil testes rápidos para enfrentamento à Hanseníase


A partir de fevereiro, o Ministério da Saúde dará início à distribuição de 150 mil testes rápidos para o apoio ao diagnóstico da Hanseníase no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio da medida foi feito durante a cerimônia de abertura do Seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”. A entrega dos testes coloca o Brasil como primeiro País no Mundo a ofertar insumos para a detecção da doença na Rede Pública.

Em sua fala, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da iniciativa. 

- Hoje, o Ministério da Saúde anuncia a entrega dos testes que são fruto de pesquisas realizadas por instituições brasileiras. O teste rápido pela Universidade Federal de Goiás e o PCR pela Fiocruz e Institutos de Biologia Molecular do Paraná”, explicou.

As Unidades serão destinadas às pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença e serão de dois tipos: 
  1. Teste Rápido (Sorológico).
  2. Teste de Biologia Molecular (qPCR). 
Uma terceira modalidade, de biologia molecular (PCR), também será ofertada pelo SUS e vai auxiliar na detecção da resistência a antimicrobianos. As três tecnologias foram incluídas no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença em julho do ano passado.

A ministra reforçou a importância de se combater a desinformação e o preconceito, de batalhar pela transversalidade de atuação do Ministério e enfatizou que a Hanseníase é uma doença curável. 

- Não é apenas a doença que é negligenciada, mas também as pessoas. Por isso esse seminário é tão importante. O esforço conjunto no combate à infeção é essencial para vencer uma doença que, historicamente, é carregada de estigma", comentou.

Sobre a importância da presença da sociedade civil no evento, Angélica Espinosa, representante da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), agradeceu às equipes da sociedade que trabalham contra a doença em conjunto com o Ministério da Saúde. 

- A atuação de vocês é muito importante", afirmou. 

Angélica apontou que dar visibilidade à pauta é fundamental, não apenas para vencer a Hanseníase, mas também para eliminar "o estigma e discriminação contra os pacientes".

Valorização dos profissionais-No evento, que segue até quinta-feira (26) foi apresentado o resultado de vivências de sucesso no enfrentamento à infecção. Ao todo, a pasta selecionou, por meio do Edital de Mapeamento de Experiência Exitosas em Hanseníase, 10 dentre 52 inscritos para trazer visibilidade às ações bem-sucedidas ao SUS e estimular os profissionais que atuam na linha de frente.

O evento contou com o lançamento do Painel Interativo de Indicadores-Hanseníase no Brasil, com acesso a dados da infecção, com base no levantamento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os participantes do seminário também receberam os dados atualizados do Boletim Epidemiológico da Hanseníase 2023.

Tecnologia e Informação-Outra novidade apresentada no Seminário foi o AppHans, que será usado para a construção de uma política pública de maior acesso e com mais tecnologia. O objetivo do Ministério da Saúde é, com o aplicativo, oferecer conteúdo textual e visual para apoiar os profissionais de saúde no diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidade física e reações hansênicas. Durante o evento, os participantes conheceram a versão Beta do aplicativo e tiveram espaço para apoiar o Ministério da Saúde com sugestões para consolidação das versões para Android e iOS, antes que a versão final seja disponibilizada para o usuário.

Estratégia nacional de enfrentamento-A perspectiva é que os estados fomentem a implantação do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase (PCDT), com novos testes nos municípios, apoiados pela definição da linha do cuidado da doença e alinhada à adoção das ações propostas na Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2023-2030, de forma a possibilitar o alcance das metas, que são:

1. Reduzir em 55% a taxa de casos novos de Hanseníase em menores de 15 anos de idade até 2030 – levando em consideração o ano-base de 2019, 3,44 casos novos por 100 mil habitantes;

2. Reduzir em 30% o número absoluto de casos novos com Grau de Incapacidade Física 2 (GIF2) — quando o paciente apresenta lesões consideradas graves nos olhos, mãos e pés — no momento do diagnóstico de Hanseníase até 2030 – levando em consideração o ano-base 2019, que registrou 2.351 casos novos com GIF2 no momento do diagnóstico;

3. Dar providência a 100% das manifestações sobre práticas discriminatórias em Hanseníase registradas nas Ouvidorias do SUS.

Para além do Janeiro Roxo-Tradicionalmente, o mês de janeiro é destinado às ações e estratégias de enfrentamento à Hanseníase e luta pelos direitos das pessoas infectadas. No entanto, o Governo pretende que a pauta seja debatida durante todo o ano e, por isso, o compromisso de levar o diagnóstico, informações, cuidados e o tratamento aos pacientes.

- A Hanseníase tem cura! O Brasil não pode continuar com a triste referência de segundo país no mundo com maior número de novos casos da doença”, ressaltou, em outra oportunidade, Ethel Maciel, titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

A pasta aponta que nos últimos 11 anos, considerando a série histórica da taxa de detecção de 2010 e 2021, a Hanseníase apresentou padrão de redução com pequenas mudanças no período de 2017 a 2019, o que pode ser associado ao fomento de capacitações dos profissionais da Atenção Primária à Saúde com a estratégia de busca ativa dos contatos e de casos suspeitos na comunidade, apoiados pela epidemiologia espacial.

Entre 2020 e 2021 ocorreu a maior redução da taxa de detecção geral, no entanto, o número pode estar relacionado aos efeitos da sobrecarga dos Serviços de Saúde e pelas restrições durante a pandemia da Covid-19. Vale lembrar que durante os dois primeiros anos de crise sanitária do Sars-CoV-2, os diagnósticos da doença reduziram cerca de 35%.

Brasil sem Hanseníase-A Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2023-2030 apresenta a visão de um Brasil sem a doença. Para tanto, é encorajado e apoiado que os 75,03% dos municípios do país com casos notificados no período de 2015 e 2019 intensifiquem as ações de enfrentamento, buscando envolver os setores de saúde, educação social, bem como incentivo aos 24,97% dos municípios que não apresentaram casos a adotar medidas específicas para aprimoramento da vigilância em saúde e para a prevenção de incapacidades físicas decorrentes da Hanseníase. O documento parte de uma construção tripartite, com a participação de diferentes entidades do setor, e busca apoiar as ações de luta contra a Hanseníase.

Participantes-O evento contou com a participação de coordenadores estaduais de programas de Hanseníase, centros de referência, pesquisadores da doença, movimentos sociais e sociedades médicas. Além das importantes entidades do Setor, o Ministério da Saúde também recebeu, como convidados especiais, os representantes do Programa Global de Hanseníase, da Organização Mundial da Saúde, e representante da Parceria Global para Zero Hanseníase (GPZL).

O que é a doença? Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma doença infecciosa e de evolução crônica, que atinge principalmente os nervos periféricos, a pele e as mucosas. A infecção pode causar lesões neurais, danos irreversíveis e depende de um diagnóstico precoce para evitar o desenvolvimento de sequelas.

Em 2022, mais de 17 mil novos casos foram diagnosticados no País, segundo levantamento preliminar realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. Devido à alta quantidade de registros anuais, a doença ainda é considerada um problema de Saúde Pública e a pasta estabelece como medida obrigatória o aviso compulsório e investigação dos casos suspeitos.

Com informações de Edis Henrique Peres e foto de Walterson Rosa, do Ministério da Saúde.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...

Agenda Leonina

 

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...

Agenda Leonina