João Costa Neto - É com grande pesar que informo o falecimento do Professor Nearco Araujo, grande Arquiteto e desenhista a mão livre e autor do livro: Jangadas. A primeira turma constituída por mestre de obras, no curso noturno de Leitura de Projeto , deve-se ao Professor Nearco e Delberg a época, auxiliar de ensino da Instituição.
Em 1969, quando ainda estudante, recebeu a Medalha de Ouro da Bienal Internacional de São Paulo, concedida a um projeto elaborado por um grupo de discentes do Curso de Arquitetura da UFC, do qual fazia parte. Foi apenas o começo de uma trajetória em que se somam dezenas de exposições individuais e mais de 40 coletivas, além de 12 prêmios nacionais e um internacional.
Nearco realizou sua primeira exposição individual no Museu de Arte da Universidade do Ceará (Mauc) em 1962, sendo prestigiado pelo reitor Martins Filho (imagens acima). Participou de 17 exposições individuais e 40 coletivas, obtendo 12 prêmios nacionais e um prêmio internacional. Entre pinturas e desenhos, existem diversos de seus trabalhos em coleções públicas e privadas no Brasil, entre elas o Acervo Mauc, e no exterior.
O velório ocorrerá nesta sexta-feira (10), das 7 às 12 horas, na Sala Saudade da Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), em Fortaleza. A missa de corpo presente está marcada para as 10h. O corpo do Prof. Nearco Araújo será cremado no Crematório Parque Anjo da Guarda.
O Mauc se solidariza com família e amigos do professor Nearco neste momento de despedida. Expressamos nossos sentimentos e, acima de tudo, agradecimento por sua marcante passagem na história deste museu, permanecendo, assim, presente em nossa memória.
"A vida é sempre possível, mesmo teimosamente. Sou artesão no risco das coisas simples"
Nearco Araújo
Fontes: UFC Informa e Arquivo Institucional e Histórico do Mauc.
Comentários
Postar um comentário