Morreu, na noite desta sexta-feira (21 de abril de 2023), a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Simone Simões Ferreira Soares (foto Facebook).
- Velório - O Velório do corpo da professora Simone Simões Ferreira Soares começa às dez da manhã deste sábado (22), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255-Aldeota-Fortaleza-Ceará).
- Missa de Corpo Presente - A Missa de Corpo Presente da professora Simone Simões Ferreira Soares será às 8h30 deste domingo (23), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255-Aldeota-Fortaleza-Ceará).
- Ensinos Fundamental e Médio no Colégio Santa Cecília, em Fortaleza-Ceará.
- Graduada em Ciências Sociais, pela UFC.
- Professora do Centro de Preparação Universitária-CPUni por cinco anos (1971-1975), dando aulas de História, no Ensino Médio de Brasília.
- Professora da UFC por 48 anos (1975-2023).
- Mestra em Antropologia, pela Universidade de Brasília-UnB.
- Doutora Antropóloga, pela UnB.
- Escritora: escreveu livros e artigos sobre Teoria Antropológica.
- Cientista Social referência na Teoria Antropológica.
- Membro da Associação Brasileira de Antropologia.
- Jornalista Nelson Augusto: Uma professora e amiga sensacional !!!!
- Professor Francisco José Júnior: Uma mulher brilhante com aulas diferenciadas. Fica o seu Legado. Nossas condolências".
- Historiadora Ligia Castro Holanda: Grande figura! Saudades".
- Antropólogo Sebastião André Alves Lima: Simone Simões Ferreira Soares não morreu, transmutou-se em Mito. Mito são eternos. Na verdade, Simone é muito mais que Mito, pois o Mito só se expressa, apenas, em símbolos, imagens e representações. Simone agora é vibração, energia, uma Diva Espiritual. Onde encontrá-la? Apenas no Céu, no plano da Morada das Almas com nosso amigo José Jose Erivan? Não! Estará sempre presente nas salas de aula do Curso de Ciências Sociais da UFC. Principalmente nas aulas de Antropologia. Minha eterna Professora, Deus a tenha. Ou ou Deuses. Assistirei, um dia, suas aulas novamente. E você dirá, como disse na minha primeira aula com a senhora (porra, André, não me chame de senhora): 'temos um antropólogo físico na turma'".
- Historiadora e escritora Isabel Lustosa - Simone foi minha professora no primeiro ano da Faculdade que cursei na UFC. Seus brincos imensos, seu visual ousado, muito feminino, devia incomodar em uma universidade onde o padrão da socióloga era bem outro; sua alma boêmia e irreverente fazia de cada aluno um colega, um amigo. Nos vimos muito pouco depois de sua estada em minha casa no Rio onde veio lançar o livro sobre o Jogo do Bicho, mas sempre que me davam notícias suas eram notícias sobre a mesma pessoa, que eu conhecera no começo da vida. Vai, Simone, vai ser gauche pela eternidade. Sabendo que você está por aí, a gente pensa até que o lugar deve ser divertido".
Comentários
Postar um comentário