Pular para o conteúdo principal

'Anatomia do Filme' debate Série 'Caminho de Volta'

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza mais uma edição do Projeto “Anatomia do Filme”, desta vez sobre a série “Caminho de Volta”. 

Na ocasião serão exibidos três episódios da produção e na sequência haverá debate com os diretores Arthur Leite e Petrus Cariry. A mediação será da Coordenadora do Laboratório Cena 15 - Cinema, Manoela Ziggiatti. A produção em debate participou da primeira edição do Laboratório de Cinema da Escola, em 2013. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre nesta terça-feira (9), às 17h30, no Auditório da Escola.


O Projeto “Anatomia do Filme” objetiva abrir espaços de diálogo com os realizadores em uma partilha de experiências com o objetivo de "dissecar" a construção e a estrutura dramatúrgica de obras significativas em suas carreiras. Dentre os filmes debatidos, estão produções de destaque tais como “O Céu de Suely”, “Fortaleza Hotel”, “A Filha do Palhaço” e “Cabeça de Nêgo”.

A minissérie “Caminho de Volta”, produção que norteia esse encontro, teve consultoria, por meio do Laboratório Cena 15 - Cinema, dos cineastas Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes. A produção apresenta a jornada da advogada recém-aposentada Vera, uma mulher resoluta de 67 anos que enfrentou a ditadura militar durante a juventude, e que não acata a cultura machista e patriarcal da sociedade. Ela é a avó de Caio, calouro da faculdade de arquitetura. Avó e neto vivem uma vida confortável à beira-mar de Fortaleza, após um acidente que vitimou a mãe do garoto - Rachel, filha única de Vera. Tudo está bem, até que a rotina da família é abalada com a aparição de Stênio, ex-marido de Vera e verdadeiro avô de Caio. 

Vera sempre mentiu para todos afirmando que ele estava morto. Avó e neto viajam ao encontro desse homem que reaparece após 40 anos. É chegada a hora de Vera enfrentar esse fantasma do passado e de revelar uma personalidade desconhecida pelo seu neto, colocando em xeque a relação de confiança entre eles. Enquanto Vera confronta verdades e sentimentos ambíguos, Caio tem a chance de conhecer seu avô. Após a chegada à fazenda em Quixadá, envolvidos num triângulo familiar, Vera, Caio e Stenio desmascaram-se entre si, trazendo à tona segredos, mentiras, rancores e feridas nunca curadas.

Durante o encontro, os diretores do longa debaterão o processo de execução dos episódios, bem como o roteiro, em diálogo com a plateia. 

- É bastante simbólico, no ano em que comemoramos os 10 anos da Escola Porto Iracema das Artes, podermos assistir e discutir um projeto que nasceu na primeira edição do Laboratório e que, após quase uma década, consegue ganhar as telas e cumprir seu ciclo. Isso nos faz refletir sobre o tempo necessário para amadurecer e concretizar um projeto audiovisual e sobre a importância do Laboratório continuar apostando nesse impulso inicial de estruturação e fortalecimento dessas histórias", pontua Manoela Ziggiatti, coordenadora do Laboratório Cena 15 - Cinema.

SOBRE ARTHUR LEITE: Arthur Leite é um Roteirista, Produtor e Diretor de Cinema Cearense. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, cursa pós-graduação em Arte Contemporânea e Audiovisual pela FAAP. Coordenou de 2017 a 2021 a Formação em Audiovisual da Porto Iracema das Artes. Realizou os premiados filmes “Mato Alto – Pedra por Pedra” e “Abissal” - eleito Melhor Filme do 21o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e pré-qualificado ao OSCAR 2017. Como Produtor-Executivo e consultor de roteiro, realizou os filmes: “DINHO” (2023) – em finalização, “MARIE” (2019), “NOVA IORQUE” (2018) e “BAUNILHA” (2017), dirigidos pelo pernambucano Leo Tabosa, parceiro criativo de longa data. Como Curador e Programador, Arthur atua desde 2015 no Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema (PE) e, desde 2013, na Mostra Curta Vazantes (CE). Atualmente, Arthur está desenvolvendo o roteiro de seu primeiro longa-metragem – “A Paixão de Sebastião”, com consultoria do renomado Diretor e Roteirista Felipe Bragança.

SOBRE PETRUS CARIRY: Diretor, roteirista e fotógrafo, Petrus Cariry dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2007, o premiado filme “O Grão” que deu início a trilogia da morte, seguido de “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois” (2015), que em conjunto ganharam mais de 120 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Seus filmes foram exibidos em importantes festivais de cinema, como Mar Del Plata, Havana, Miami e Oldenburg. Em 2018 lançou o filme “O Barco” seu primeiro longa após a trilogia da morte. Em 2019 lançou o documentário “A Jangada de Welles” dirigido em parceria com Firmino Holanda. Em 2021, seu último filme foi “A Praia do Fim do Mundo”. Atualmente, Petrus Cariry finaliza seu sétimo longa-metragem “Mais Pesado É O Céu”, com Matheus Nachtergaele.

SOBRE MANOELA ZIGGIATTI: Montadora e documentarista formada na EICTV (Cuba), tem especialização pela Salford University e graduação em Comunicação Social pela USP. É sócia da Avoa Filmes. Em 2012, estreou no Festival de Guadalajara seu documentário longa-metragem "Pulsações". Seu curta “O Voo” (2015) recebeu o prêmio de melhor curta latino-americano no Festival FicValdivia e foi exibido em mais de 20 festivais e mostras. Recentemente, estreou o curta "Palavra Grande" (2021) no Festival Olhar de Cinema. Como montadora, trabalhou em séries e filmes exibidos e premiados em diversos festivais, como Semana da Crítica / Cannes, Festival de Gramado, Festival de Havana, IDFA, Festival de Toulouse, Doc Barcelona e Tiradentes. Atua como consultora de montagem, tendo colaborado com o Festival Cabíria, o Edoc - Encuentros de Otros Cine (Equador), Diáspora Lab, entre outros. Desde 2014, integra o Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas à participação e representação de mulheres no audiovisual.

SOBRE A ESCOLA: A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
  • Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre a Série “Caminho de Volta”
  • Terça-feira (9), às 17h30
  • Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema).
  • Gratuito e aberto ao público

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores