Pular para o conteúdo principal



Prêmio Encena 2023

Nesta terça (16 de maio de 2023), à sete da noite, o Theatro José de Alencar (TJA) será palco do Prêmio Encena 2023, o grande encontro do Teatro Cearense, organizado pelo Grupo Arte de Viver. 

O evento objetiva celebrar o trabalho e a trajetória de importantes personalidades cearenses que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade e do estado. Nesta edição, serão homenageadas quatro grandes mulheres:

  • Graça Freitas.
  • Nazaré Fontenele.
  • Silvia Moura.
  • Fernanda Quinderé.

Cada uma delas tem uma História inspiradora e representa uma área diferente das Artes Cênicas.

O Prêmio Encena 2023 será uma oportunidade para que essas quatro personalidades sejam reconhecidas e homenageadas pelo trabalho que desenvolvem em prol da cultura cearense. O evento contará com apresentações artísticas e discursos emocionantes, em uma noite inesquecível para todos os presentes.

  • FERNANDA QUINDERÉ: Fernanda Quinderé é um nome que se destaca no cenário cultural do Ceará e do Brasil. Atriz, escritora, apresentadora de TV, produtora cultural e membro fundador da Academia Fortalezense de Letras, ela tem sua trajetória marcada pela dedicação e amor à cultura brasileira. Com onze livros publicados, Fernanda Quinderé é reconhecida por sua habilidade com a escrita, transmitindo, em suas obras, mensagens profundas e humanistas. Sua carreira artística também é marcada por sua atuação como atriz em diversos espetáculos teatrais, tendo participado de diversas montagens e encenações. Além de sua atuação no meio artístico, Fernanda Quinderé se destaca como produtora cultural. Já são setenta anos de dedicação à cultura, levando a diversidade brasileira para diversos países da Europa. Com sua visão de valorização das raízes e tradições do país, a produtora cultural tem realizado importantes projetos que promovem a cultura brasileira mundo afora. Um dos seus maiores legados fica por conta da Academia Fortalezense de Letras. Membro fundador da instituição, Fernanda Quinderé, em seu segundo mandato como presidente, tem contribuído para o fortalecimento e valorização da Literatura Regional e Nacional. Além disso, ela faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste, bem como da Associação Brasileira dos Bibliófilos. Aos 85 anos, Fernanda Quinderé tem muito a se orgulhar. Mãe de cinco filhos, avó de dez netos e bisavó de dois bisnetos, ela viveu e trabalhou com afinco para que a cultura brasileira fosse reconhecida e valorizada em todo o mundo. Seu exemplo inspira artistas e amantes da cultura a continuarem lutando pela preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
  • GRAÇA FREITAS: Graça Freitas, diretora e atriz cearense, é homenageada pelo seu trabalho no teatro na cidade de Fortaleza. Com mais de 40 anos de atuação na área, Graça iniciou sua jornada teatral no Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) e já participou de mais de 45 Peças Teatrais. Como diretora, foi premiada várias vezes e suas últimas montagens, "Frei Tito de Alencar: Vida, Paixão e Morte" e "Os Miseráveis: O Óleo da Máquina", foram financiadas pelos Ministérios da Justiça e da Cultura. Graça Freitas é coordenadora da Escola de Teatro da Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Seu trabalho como atriz e diretora já foi reconhecido pela crítica especializada, tendo recebido o Troféu Carlos Câmara em 2012 e o Troféu Gasparina Germano em 2014. Em 1998, foi agraciada com o prêmio de Melhor Atriz no Festival Nacional de Cinema e Vídeo-Cine Ceará, pelo vídeo "Durvalina". Graça Freitas é um exemplo de dedicação e amor pelo teatro cearense, tendo contribuído significativamente para o seu desenvolvimento. Sua homenagem no Prêmio Encena 2023 é mais do que merecida e reconhece o seu papel na formação de novos talentos e na difusão da cultura nordestina pelo país e mundo afora. Seu legado seguirá inspirando as próximas gerações de artistas do teatro. Graça Freitas é também bonequeira e uma das fundadoras do Grupo Formosura de Teatro. Também, na década de 1980. Foi presidente da Federação Estadual de Teatro Amador-FESTA. Hoje é membro da Rede Cearense de Teatro de Boneco.
  • SILVIA MOURA: Silvia Moura é uma das mais importantes referências da dança no Ceará. Bailarina, coreógrafa e diretora, sua trajetória artística é marcada pelo talento, dedicação e amor à dança. Silvia iniciou seus estudos de balé clássico aos seis anos de idade e, desde então, não parou mais. Formada em balé clássico pela Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Silvia Moura acumula em sua carreira importantes trabalhos e reconhecimentos. Em 1986, funda a sua própria companhia de dança, o Grupo Contemporâneo de Dança, que ao longo dos anos se tornaria referência na Dança Contemporânea Cearense.  Silvia Moura é reconhecida por inovar em suas produções, sempre conectando a dança com questões sociais e culturais, além de integrar novas linguagens e tecnologias em seus espetáculos. Em 1997, o grupo fundado por Silvia, apresentou a primeira obra em realidade virtual no Brasil, "Vestígios", no 5º Festival Internacional de Teatro de Brasília.  Sua atuação como diretora em "Cine Paloma" chamou a atenção do público em 2014, com a recriação do famoso bordéu na Praça do Ferreira, no antigo Cine Guarany, que se tornou um ponto turístico famoso em Fortaleza. A obra uniu um elenco de bailarinos de estilo diverso, colocando em cena, dança contemporânea, jazz, street dance e ballet clássico. Ao longo da sua carreira, Silvia Moura recebeu diversos prêmios e homenagens de reconhecimento pelo seu trabalho no cenário artístico nacional e internacional. Para Silvia, dançar é uma forma de comunicar algo importante e que ultrapassa as barreiras da comunicação. Sílvia Moura é artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através de diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viajem, entre sua vida e o olhar do público, sendo essa relação a base de sua "dança-desabafo", tornando-a uma das artistas emblemáticas na educação, produção e difusão da dança no Ceará. Atuante como articuladora dos Fóruns de dança, Teatro e Fórum de linguagens, e Conselheira dos Conselhos Municipal e Estadual de Cultura.
  • NAZARÉ FONTENELENazaré Fontenele, atriz, diretora e uma das maiores referências do teatro cearense, será uma das homenageadas no Prêmio Encena 2023, organizado pelo Grupo Arte de Viver. O evento, que acontecerá no dia 16 de maio, no Theatro José de Alencar, tem como objetivo celebrar o trabalho e a trajetória de importantes personalidades cearenses que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade e do Estado. Ao longo de sua carreira, Nazaré Fontenele atuou em diversas peças e ministrou diversas oficinas de teatro, contribuindo para a formação de novos talentos e para o fortalecimento da cultura local. Sua atuação como atriz e diretora rendeu importantes prêmios e reconhecimentos no cenário artístico nacional. Nazaré Fontenele é uma referência para a comunidade teatral cearense, tendo contribuído notavelmente para a formação de novos atores e para a consolidação do teatro cearense. Ela se dedica à arte com paixão e rigor, mantendo vivo o espírito criativo que tanto caracteriza a cultura local. O Prêmio Encena 2023 será uma oportunidade para que Nazaré Fontenele seja reconhecida e homenageada pelo trabalho que desenvolve em prol da cultura cearense. O evento contará com apresentações artísticas e discursos emocionantes, em uma noite inesquecível para todos os presentes.

Serviço

  • Prêmio Encena 2023
  • Terça-feira (16 de maio de 2023), às 19 horas.
  • Theatro José de Alencar
  • Entrada Franca


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...