- Sinto informar caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral e Amigos da TV EDUCATIVA/ TVC - O falecimento nesta manhã do nosso querido JOSÉ CELSO MARTINEZ, aos 86 anos. Minha solidariedade a família, aos amigos, a toda classe teatral pelo legado ao grande criador e tradutor do tropicalismo para os palcos no Brasil. A Cultura Brasileira está de luto pelo genial e impagável ator, diretor, dramaturgo, um homem plural que estava a frente do nosso tempo. E soube ousar e desafiar todo o sistema que esteve na sua frente. Bravo! Bravíssimo! Pelo trabalho que ele soube sempre brilhar. E já está brilhando lá no alto junto de muitas outras estrelas...(Deugiolino Lucas).
Professora Eleuda de Carvalho: Zé Celso, maravilhoso, que saudade! Lembrando a entrevista que fiz contigo, você fazendo anjo nas areias da Beira Mar, para as lentes do Cláudio Lima! A última vez que te vi foi no seu lugar de ação, o palco de um galpão erguido no chão de Conselheiro para sua ousada leitura d’Os Sertões! Vai, anjo, desafinar o coro dos contentes, brilhar na imensidão".
Nesta quinta, 6 de julho, morreu o dramaturgo Zé Celso Martinez, um dos principais nomes do teatro do Brasil. Em homenagem ao artista, o Canal Brasil exibe uma programação especial com programas que contam com a sua participação. A partir das 22h30, o público poderá conferir episódios de "Amigos, Sons e Palavras", que traz uma conversa entre Gilberto Gil e Zé Celso, "Transando com Laerte", com o encontro entre o dramaturgo e a cartunista Laerte, "Retratos Brasileiros", em que o homenageado fala sobre a peça "Vento Forte", e "O Canto de Zé Celso", programa em que o artista comenta sobre vida pessoal, política, suas obras e a paixão pela arte.Zé Celso Martinez foi uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. Foi um dos criadores do Teatro Oficina, uma das companhias mais reconhecidas e consagradas do país. Seu primeiro grande sucesso foi a adaptação de "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, considerado um marco do modernismo e tropicalismo nos palcos.
Comentários
Postar um comentário