Pular para o conteúdo principal

XXI Doe de Coração será lançada em 5 de setembro

 A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), lança na próxima terça-feira (5 de setembro de 2023) a XXI Campanha Doe de Coração. Desde 2003, a campanha desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. 

A abertura oficial será feita pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha e terá ainda apresentação da nova marca da Campanha, reestilizada pelo artista plástico cearense Stênio Burgos, e palestra sobre mitos e avanços no transplante de córneas, com o oftalmologista e coordenador da Doe de Coração 2023, professor Jailton Vieira (Unifor).

O lançamento ocorrerá às 9h30, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor, e contará com a presença de gestores da Fundação Edson Queiroz, professores e alunos da Unifor, transplantados, autoridades da área da Saúde do Ceará e representantes das instituições parceiras da campanha, além do público em geral.

Os números de doadores efetivos e de transplantes no Ceará já apresentam aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos no Ceará devido à Pandemia de Covid-19. Se naquele ano o número total de transplantes chegou a 1.122, o menor desde 2010, a partir de 2021 os transplantes voltaram a ultrapassar a marca de 1.500 anuais, segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Saúde do Ceará.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, um dos maiores números do século 21. E o assunto ganhou destaque na mídia nacional nos últimos dias com o caso do apresentador de televisão Fausto Silva, que está na fila de espera por um transplante cardíaco. No último fim de semana, após 15 dias de internação, o quadro de insuficiência cardíaca de Faustão se agravou e o hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração. A fila de espera por esse tipo de transplante no Brasil é de 387 pacientes.

Conheça o passo a passo da doação de órgãos: A edição deste ano será coordenada pelo professor Jailton Vieira, professor do curso de Medicina da Unifor. Graduado em Medicina na Universidade Federal do Ceará (1992) e com Doutorado em oftalmologia pela Universidade de São Paulo (2002), Jailton é atualmente conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, supervisor da residência em oftalmologia da Fundação de Ciências e Pesquisa Maria Ione Xerez e professor Adjunto IV e Chefe da unidade de oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Tem destacada atuação em oftalmologia com ênfase em doenças externas oculares, cirurgia refrativa, cirurgia da catarata, transplante de córnea e lentes de contato.

A programação da Doe de Coração 2023 contará com a realização de diversas ações de conscientização e sensibilização, não só no Campus da Unifor como também em instituições de saúde parceiras da campanha, como hospitais e clínicas médicas, além de espaços públicos, como avenida Beira Mar e Parque do Cocó. Haverá também sorteio de camisas da campanha, distribuição de fôlderes, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Participação das Ligas AcadêmicasComo novidade, a 21ª edição da Doe de Coração terá a participação de membros das ligas acadêmicas do curso de Medicina da Unifor, que realizarão atividades de conscientização com alunos e colaboradores da Unifor, além do público em geral. Ofertadas pelos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as ligas são definidas pelo estatuto universitário como “entidades estudantis, de caráter multidisciplinar, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação política ou religiosa”. Por meio das Ligas Acadêmicas, os estudantes realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão, podendo, assim, se capacitarem e capacitar outras pessoas.

A programação prevê a realização do Simpósio sobre Doação de Órgãos e Transplantes, de 26 a 28 de setembro, de 18h30 às 21h30 no Campus da Unifor, realização da Liga da Visão da Unifor (LIVISA) e da Escola de Pediatria do Ceará/Incor Criança. Haverá também a exposição fotográfica “Transplante Cardíaco: Um caminho para a vida”, de 12 a 30 de setembro, além de ações de conscientização e sensibilização acerca da doação de órgãos a serem realizadas por alunos da Unifor e Incor Criança.

+ Confira aqui a programação completa das Ligas Acadêmicas

Já o encerramento da campanha, dia 26 de setembro, véspera do Dia Nacional da Doação de Órgãos, será marcado com a homenagem a três profissionais da área da saúde, pelos relevantes serviços prestados à doação de órgãos do Ceará: 

  • Professora Kátia Castelo Branco Machado Diógenes, do Curso de Fisioterapia da Unifor.
  • Professor Clayton Aguiar, coordenador das Ligas Acadêmicas da Unifor.
  • Egressa do Curso de Farmácia da Unifor Ilana Farias Ribeiro Araújo, diretora técnica do Laboratório de Histocompatibilidade da organização não-governamental (ONG) Centro de Pesquisas em Doenças Hepato Renais do Ceará.

Assinatura de Stênio Burgos: Desde 2017, a marca da Doe de Coração é reestilizada por artistas plásticos cearenses convidados, sem fugir à tradicional logo do coração, que já virou marca registrada da campanha. Na edição de 2023, a marca da campanha foi criada pelo artista plástico Stênio Burgos. Natural de Crateús, Stênio Burgos é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No período de 1984 a 1987, residiu em Barcelona, com bolsa concedida pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, no Grupo “Forum Humanum” do Clube de Roma.

Stênio Burgos estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, dirigido por Emma Grau, e participou de mostra coletiva de pintura na Sala Sant Jordi (1986). De 1988 a 2001, atuou como arquiteto autônomo em Fortaleza. Desde 1999, dedica-se à pintura, em tempo integral. Em 2000 e 2001, fez exposições individuais na Casa Cor e integrou ainda exposições coletivas no Espaço Cultural do Banco Central do Brasil (Rio de Janeiro). Em setembro de 2020, o Espaço Cultural Unifor reabriu suas atividades pós-pandemia do coronavírus com a estreia da exposição “Stênio Burgos – Realtopia”, realizada pela Fundação Edson Queiroz.

Serviço

  • Lançamento da Doe de Coração 2023.
  • 5 de setembro de 2023 (terça-feira), às 9h30.
  • Auditório da Biblioteca Central da Unifor-Avenida Washington Soares, 1321-Edson Queiroz.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".