Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista Ricardo Palhano

Morreu, na noite desta quinta-feira (8/2/2024), aos 66 anos, o jornalista Ricardo Augusto de Palhano Xavier. Ricardo Palhano lutava há três anos contra um Câncer. Ricardo Palhano deixa viúva, a esposa Sandra; quatro filhos e quatros netos.


Nascido, em 18 de janeiro de 1958, Ricardo Augusto de Palhano Xavier era filho primogênito do ex-presidente do jornal O Estado-Ceará, Venelouis Xavier Pereira, e da procuradora Wanda Palhano, que também foi presidente do jornal. 

Ricardo Palhano assumiu a Superintendência do O Estado-Ceará, em 1996, após o falecimento do pai Venelouís Xavier.
  • Jornalista e professor Lauriberto Braga: Foi nesta época (anos 1990-2000), que Ricardo Palhano assumiu a Superintendência do Estadinho, como gostávamos de chamar, que trabalhei no jornal. Fui convidado por ele para assumir a Editoria de Esportes e escrever uma Coluna Esportiva. Sempre atencioso com o Jornalismo, Ricardo Palhano deixa um legado da boa Comunicação. Meus pêsames à família enlutada, especialmente ao jornalista e empresário Ricardo Dreher, filho de Ricardo Palhano. Com Ricardinho dividimos muitas lutas do Jornalismo no Estadinho e na Vida".
  • Repórter fotográfico Luciano Bernardo: A Imprensa Cearense está de luto. Morreu Ricardo Palhano (foto Luciano Bernardo), o Amigo da Imprensa parte para o seu repouso eterno ao lado de Deus".
  • Repórter fotográfico Iratuã Freitas: Triste notícia. Grande Ricardo. Deus o tenha. Amigo".
  • Jornalista Pompeu Macário Batista: O Ricardo morreu. Não chorem. Ele vai fazer primeiras páginas por aí...Na velha Redação, antes da estupidez da Pandemia da Covid-19, muito antes do negacionismo e do terra plana, adorava chegar ao O Estado e entregar, nas mãos dos diagramadores a Coluna, que ele convidou e acolheu para que eu escrevesse na Página 3 e que depois migrou pra Página 4. Sempre chegava na hora do fechamento da primeira. E ficava admirado, eu que fechara primeiras noutra casa, com a sensibilidade do Ricardo Palhano, na Redação, cuidando da Manchete, das imagens, dos títulos, de onde aos poucos foi se afastando, sendo, entretanto cobrado por mim: Ricardo, volte a fazer a Primeira. Não fui atendido. Nunca mais fui atendido. Só que nossas conversas de calçada, pós fechamento, continuaram ainda por muito tempo. O amigo, que ouvira, lá atrás, no tempo, que esta seria minha última casa de trabalho, aos poucos cedeu lugar às primeiras e às últimas. Aquele fogo vibrante, o uisquinho pós parto de cada Edição, as viagens pelos Sertões, foram rareando e o brilho dos olhos esmaecendo. Era como um anúncio, uma profecia do corpo e mensagem da alma, mandando aos cuidados do estaleiro da vida, uma vida para reparos, remendos, cuidados. Os mares, aqueles dantes navegados com a força e o domínio dos velhos marinheiros, aprendidos nos nevoeiros com o velho Pai, já então pilotando estrelas, ficaram revoltos. É que o mar da vida às vezes nos encapela, quando deveria nos levar a enseadas, a bahias mansas a cabos sem tormentas. É quando nos vemos cercados, na saúde, pelo cansaço que sobem nos arrecifes e nos recolhem de vez. A Saúde minada aos poucos nos rouba Ricardo Palhano. A alegria do convívio com amigos de eras, não de anos que de amigos celebramos eras, sustentou o vício da informação, da conversa franca, do riso aberto e da verdade contida até que a dor maior assumiu a cadeira, a escrivaninha, a pena e a vontade daquelas primeiras páginas que eu pedia quando delas se foi afastando. Pois minguaram, definharam, findaram os tempos e o sempre inevitável adeus chegou. O dia - Assim o tempo se arruma pra jornada do sol que ilumina a vida e marca os caminhos de quem nos deixa e cria lembranças. Sejamos, em oração, foliões da paz, carnavalescos pelo que vivemos ao lado dos que Deus nos levou. É, sim, um preito de respeito a um amigo que chega a morada do Pai. Pois então vá Ricardo. Você sabe o que deixa, você sabe o que leva, você, que sempre acreditou no outro lado, se der, manda notícias de lá. Se der, fala com o Pai, quem sabe Ele te faça voltar às alegrias das Capas do Jornal de pra onde você for. A gente se fala".
  • Jornalista e advogada Solange Palhano Xavier: Meu irmão Ricardo partiu. Irmão eu te amo muito. Você  sempre foi o exemplo de nossa família. O mais sensato. O mais tranquilo, O conselheiro. O apaziguador. O bom caráter. O primo querido. O pai, que substituiu meu pai. O pai de seus filhos e de todos os sobrinhos. Um cara, que vai deixar saudades, por ter conquistado tantos amigos. Te amo. Te amo. Vai fazer a festa lá em cima com minha mãe (Wanda), meu pai (Venelouis), nosso irmão, nossos tios e amigos, que também partiram. Lembrarei sempre de você dos momentos felizes, que passamos em nossa Infância e em nossa vida".
  • Radialista Paulo Limaverde: Meu Deus! Vai embora um amigo irmão. Sensato. Equilibrado. Leal. Substituiu seu pai, o Venelouis; e tocou com maestria O Estado. Não tenho palavras...Sem poder me locomover, envio daqui o meu abraço de conforto aos seus familiares...
  • Jornalista Hélder Cordeiro: Só Deus tem o direito de nos surpreender com a dor de seu chamado à Casa Eterna. Assim recebi, em leito hospitalar, a notícia da partida de um irmão-filho, Ricardo Palhano, amigo por mais de cinco décadas e seu tutor responsável quando das viagens dos pais, Venelouis e Wanda. Adeus Ricardo e o Santíssimo Senhor conforte sua família com Fé nos desígnios do Pai Eterno. Seja bem-vindo à Casa Eterna".
  • Jornalista Antônio Viana: Acabando de chegar ao meu local de trabalho, o Grupo Cidade de Comunicação e fui logo sendo informado da morte do nosso querido amigo e irmão Ricardo Palhano, um dos dirigentes do nosso jornal O Estado, portanto, descendente desse inesquecível clã formado por doutora Wanda Palhano e doutor Venelouis Xavier Pereira. QUE DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO LHE ACOLHAM PARA A VIDA ETERNA. Amém, ALELUIA. Nosso abraço fraterno a todos da família".
  • Divulgador Vevé Silva: MAIS UMA GRANDE PERDA NA IMPRENSA CEARENSE. MORRE O JORNALISTA RICARDO PALHANO. Passando neste começo de tarde de sexta-feira de Carnaval (9/2/2024), para dizer que perdemos um dos grandes nomes do jornalismo do Ceará. Estou me referindo ao querido e agora saudoso jornalista Ricardo Palhano, que por décadas foi Superintendente do Jornal O Estado de Fortaleza, fundado pelo pai Venelouis Xavier Pereira. Ao Ricardo Palhano e sua família (toda composta de grandes jornalistas cearenses) devo muito do meu sucesso como divulgador ao longo de décadas. Sempre foi generoso comigo e meu trabalho, abrindo grandes espaços dentro do jornal O Estado para eu divulgar nossos artistas e eventos. Ricardo Palhano (que tinha 66 anos de idade) era uma figura super querida pelos amigos da Comunicação Cearense. E neste momento de dor, desejamos aos familiares e amigos, que o nosso bom Deus o receba de braços abertos em sua nova Morada Celestial. Aos familiares os nossos pêsames". 
  • Médico, ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Fortaleza, Lúcio Alcântara: Lamento, foi um bravo. Lutou muito para manter o Jornal O Estado. Eleito governador retomei a Publicidade do Governo no jornal. Reparei uma injustiça aplicada pela intolerância com a crítica".
  • Jornalista Juracy Mendonça: A quinta-feira (8/2/2024) termina com a triste notícia, dando conta do falecimento do jornalista Ricardo Palhano, com quem tive o prazer de trabalhar durante vários anos no jornal O Estado. Que Deus lhe dê uma boa guarida, e dê também conforto a seus familiares e amigos".
  • Advogada Rossana Kopf: Chico Xavier já dizia : A morte é simples mudança de veste, somos o que somos. Em breve estaremos rindo juntos meu amigo querido Ricardo Palhano. Sentirei sua falta. No Espiritismo de Kardec, esse talvez seja um dos pilares principais que sustentam a sua doutrina: a de que a morte não é o fim. A morte se torna um acontecimento futuro inevitável a partir do nascimento . Beije sua mãe querida por mim. Até Breve, Amigo".
  • Advogado Gabriel Brandão: Recebo com muita tristeza esta Notícia. Muito mais que um cliente, Ricardo era um amigo/irmão. Uma amizade, que passou de pai para filho e que tenho a honra disso. Certamente Deus e o meu saudoso pai Nelson Brandão o receberá de braços abertos. Meus sentimentos à família do grande Ricardo".
  • Contista a advogado Fabrício Moreira da Costa: Acompanhei da Ribeira do Salgado dos Icós, nos últimos meses, a luta com coragem e dignidade, do Ricardo Palhano pela vida. O privilégio de conhecê-lo pessoalmente e, doravante, marcar uma amizade mesmo sem muitas intimidades por décadas, partiu da cumplicidade do jornalista Pompeu Macário Batista e do Deputado Federal, Paes de Andrade. A família Palhano, corajosa, até os dias atuais faz circular o matutino O Estado CE, em bancas de jornais e em alguns locais nos quadrantes do Ceará. Lutar pela vida, contra um inimigo perverso e traiçoeiro, sempre será uma disputa desigual. A primeira página de O Estado, como leitura obrigatória, sempre lembrará o pauteiro de Redação, Ricardo Palhano, como aquelas figuras, que nunca morrem. Os imortais ganham páginas escritas, folhas de livros, e se garantem como personagens eternos à História. Ricardo, fecha o seu livro de histórias e memórias, nesta quinta-feira, e segue à Pátria Celestial".
  • Radialista Cláudio Teran: PARTIU RICARDO PALHANO. Jornalista, e porque não dizer, "motor" do jornal O Estado. Andava enfermo e internado. Na véspera do Carnaval, que tanto gostava, ele sai de cena. Nossas condolências à família, amigos e colegas de profissão. Que a contribuição do Ricardo seja, um dia, contada como ele é merecedor. E sempre será...

O Velório de Ricardo Palhano acontece, nesta sexta-feira (9/2/2024) até às 15h30, na Funerária Ethernus Complexo Velatório (Rua Padre Valdevino, 1688-Aldeota-Fortaleza-Ceará).

Leia também:




Comentários

  1. Fico cada vez mais triste com a partida de grandes nomes da nossa imprensa. Uma pena. A nova geração deixa muito a desejar em termos de profissionalismo e um jornalismo de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, o Blog do Lauriberto dá melhor tratamento à notícia do que a "grande mídia" (on line e impressa). A matéria que li num desses "maiorais" sobre a morte do jornalista Ricardo Palhano é muito incompleta: falta a idade do falecido e arepercussão da notícia. Mais uma vez, parabéns, Lauriberto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg