Pular para o conteúdo principal

Na Pinacoteca do Ceará

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará conta com performance, atividades formativas e visitas guiadas para o público. Além disso, no fim de semana, o equipamento abre as portas para a programação infantil. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza as atividades de quinta-feira (15) a domingo (18/2/2024).

A programação começa nesta quinta-feira (15), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave - Ato I: vários Zés”, das 16 às 18 horas. A atividade tem o objetivo de realizar um passeio pelas obras que incorporam o texto em sua poética, explorando a influência de Leonilson. Na exposição "Se arar", também será analisada a presença variada da palavra, seja no título, integrada à obra ou como elemento central, revelando-se, por vezes, como um segredo. A jornada culmina na obra "AGITPROP", de Aline Albuquerque, destacando como as palavras ganham vida em sua criação. A visita encerra-se no ateliê, onde os participantes materializam plaquinhas com palavras-desejos, inspirados pela experiência anterior. O percurso tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e será mediado por Beatriz Gurgel e Bárbara Abril.

Na sexta-feira (16), às 18 horas, Silvia Moura comanda a performance “Raios e Trovões”. Com o intuito de abordar os sentimentos e impactos subjetivos resultantes da pandemia e das injustiças sociais, a artista realiza uma coleta de objetos de cura, evocativos da natureza, dos orixás e das memórias de sua infância que são dispostos em bacias de alumínio. O trabalho é essencialmente relacional, promovendo interações improvisadas entre a artista e o público, que é convidado a se relacionar com esses elementos de cura de maneira participativa.

Na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 15 às 16 horas, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

No sábado (17), Beatriz Gurgel faz a mediação da “Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel”. O programa visa compartilhar saberes-fazeres, estimulando expressão, criação e reflexão. Neste mês, os participantes irão ocupar o espaço do ateliê para criar figuras tridimensionais em papel, inspiradas na exposição "Se arar", ampliando suas experiências artísticas e cultivando percepção, imaginário e repertório em diferentes áreas da arte. A atividade ocorre das 14h às 16h na exposição “Se arar” e no Ateliê 3. Além disso, a atividade conta com acessibilidade em Libras e é destinada ao público a partir de 15 anos. São disponibilizadas 15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada.

Além disso, entre quarta-feira (14) e domingo (18), estão abertas as inscrições para duas oficinas de conservação, voltadas para estudantes e profissionais da área.

“Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP), se concentra em introduzir o tema da conservação e restauração de pinturas e ocorre nq quinta-feira (22) e sexta-feira (23/2/2024), das 14 às 17 horas, no laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará. São disponibilizadas 15 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

“Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP), será ministrada na segunda-feira (26), terça-feira (27) e quarta-feira (28/2/2024), das 14 às 17 horas, e irá ensinar técnicas avançadas de restauro e conservação que visam fortalecer e estabilizar as obras em suporte de papel. São disponibilizadas 10 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

O domingo (18) abre as portas para a programação infantil com o “Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio.” O programa visa a fruição e experimentação artística e estética de bebês de 6 a 24 meses, acompanhados por seus familiares. A atividade ocorre das 10h às 11h no Ateliê 1 e tem o objetivo de proporcionar às crianças a experiência sensorial em piscinas infláveis com diversos materiais, seguindo as ondas de sentidos presentes nas criações de Leonilson. Essa edição é inclusiva, sendo acessível para crianças surdas e CODA. A mediação é de Weverson Martins, Andrea Dalveroni, Liza Maria e conta com acessibilidade em Libras. São disponibilizadas 15 vagas, com inscrições prévias através de formulário disponível AQUI.

Também no domingo (18), das 15 às 16 horas, o museu realiza a atividade “Uma História no Museu - Gigante com Flores”, que utiliza a contação de histórias como meio de compartilhar narrativas, combinando o imaginário das crianças com informações sobre obras e artistas presentes nas exposições. A atividade é destinada a crianças de 4 a 6 anos. A mediação será feita por Mateus Araujo e Gi Monteiro e conta com acessibilidade em Libras.

A programação no domingo (18) conta com o “Teatro lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu”, de João Andirá, das 14 às 17 horas. A performance de animação incorpora teatro de bonecos em miniatura, apresentando um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos fotógrafos lambe-lambe. O ator/performer percorre os espaços do museu, convidando individualmente o público a participar da experiência cênica e teatral.

SOBRE A PINACOTECA: Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO-Programação da Pinacoteca do Ceará-quinta-feira (15) a domingo (18/2/2024).
  • Quinta-feira (15/2)-16 às 18 horas-Percurso + Ateliê: Palavra-chave - Ato I: vários Zés-Mediação: Beatriz Gurgel e Bárbara Abril.  Exposições “Se Arar”, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1. Classificação Indicativa: Livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Sexta-feira (16/2)-15 às 16 horas-Visita mediada pela equipe educativa da Pinacoteca do Ceará-: Mostra "Bonito pra chover" e exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das Amizades-Classificação Indicativa: Livre-Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.///18 horas-Performance Raios e Trovões Com Silvia Moura (foto Luiz Alves)-Hall da Pinacoteca do Ceará-Classificação Indicativa: Livre
  • Sábado (17/2)-14 às 16 horas-Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel-Mediação: Beatriz Gurgel-Exposição “Se Arar” e Ateliê 3-Classificação Indicativa: 15 anos-15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada-Acessível em Libras.///15 às 16 horas-Visita mediada pela equipe educativa da Pinacoteca do Ceará-Mostra "Bonito pra chover" e Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das Amizades”-Classificação Indicativa: Livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Domingo (18/2)-10 às 11 horas-Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio-Mediação: Weverson Martins, Andrea Dalveroni e Liza Maria-Ateliê 1-Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses-Inscrições: AQUI. 15 vagas-Acessível em Libras.//14 às 17 horas-Teatro lambe lambe Calango Chuvoso-Formas animadas no Museu com João Andirá-Hall da Pinacoteca do Ceará-Classificação Indicativa: Livre.//15 às 16 horas-Uma História no Museu-Gigante com Flores-Mediação: Mateus Araujo e Gi Monteiro. Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”-Classificação Indicativa: Livre (para crianças de 4 a 6 anos). Acessível em Libras.
Oficinas de Conservação
  • “Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP)-22 e 23 de fevereiro de 2024, de 14 às 17 horas-Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará-Público: estudantes e profissionais de conservação e restauro. 15 vagas. Inscrições de 14 a 18 de fevereiro. Formulário de candidaturas: AQUI.
  • “Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP)-26, 27 e 28 de fevereiro de 2024, de 14 às 17 horas-Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará-Público: estudantes e profissionais de conservação e restauro. 10 vagas. Inscrições de 14 a 18 de fevereiro. Formulário de candidaturas: AQUI
Exposições em cartaz
  • Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” - até o primeiro trimestre de 2024.
  • Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” - até 26 de maio de 2024.
  • Visitas de quinta a sábado, das 12 às 20 horas, e domingos, de 10 às 18 horas.
  • Todas as atividades são gratuitas.
  • As obras em Exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
  • A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
  • A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais