Pular para o conteúdo principal



Na Pinacoteca do Ceará

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará conta com performance, atividades formativas e visitas guiadas para o público. Além disso, no fim de semana, o equipamento abre as portas para a programação infantil. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza as atividades de quinta-feira (15) a domingo (18/2/2024).

A programação começa nesta quinta-feira (15), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave - Ato I: vários Zés”, das 16 às 18 horas. A atividade tem o objetivo de realizar um passeio pelas obras que incorporam o texto em sua poética, explorando a influência de Leonilson. Na exposição "Se arar", também será analisada a presença variada da palavra, seja no título, integrada à obra ou como elemento central, revelando-se, por vezes, como um segredo. A jornada culmina na obra "AGITPROP", de Aline Albuquerque, destacando como as palavras ganham vida em sua criação. A visita encerra-se no ateliê, onde os participantes materializam plaquinhas com palavras-desejos, inspirados pela experiência anterior. O percurso tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e será mediado por Beatriz Gurgel e Bárbara Abril.

Na sexta-feira (16), às 18 horas, Silvia Moura comanda a performance “Raios e Trovões”. Com o intuito de abordar os sentimentos e impactos subjetivos resultantes da pandemia e das injustiças sociais, a artista realiza uma coleta de objetos de cura, evocativos da natureza, dos orixás e das memórias de sua infância que são dispostos em bacias de alumínio. O trabalho é essencialmente relacional, promovendo interações improvisadas entre a artista e o público, que é convidado a se relacionar com esses elementos de cura de maneira participativa.

Na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 15 às 16 horas, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

No sábado (17), Beatriz Gurgel faz a mediação da “Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel”. O programa visa compartilhar saberes-fazeres, estimulando expressão, criação e reflexão. Neste mês, os participantes irão ocupar o espaço do ateliê para criar figuras tridimensionais em papel, inspiradas na exposição "Se arar", ampliando suas experiências artísticas e cultivando percepção, imaginário e repertório em diferentes áreas da arte. A atividade ocorre das 14h às 16h na exposição “Se arar” e no Ateliê 3. Além disso, a atividade conta com acessibilidade em Libras e é destinada ao público a partir de 15 anos. São disponibilizadas 15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada.

Além disso, entre quarta-feira (14) e domingo (18), estão abertas as inscrições para duas oficinas de conservação, voltadas para estudantes e profissionais da área.

“Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP), se concentra em introduzir o tema da conservação e restauração de pinturas e ocorre nq quinta-feira (22) e sexta-feira (23/2/2024), das 14 às 17 horas, no laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará. São disponibilizadas 15 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

“Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP), será ministrada na segunda-feira (26), terça-feira (27) e quarta-feira (28/2/2024), das 14 às 17 horas, e irá ensinar técnicas avançadas de restauro e conservação que visam fortalecer e estabilizar as obras em suporte de papel. São disponibilizadas 10 vagas e as candidaturas devem ser enviadas para o link disponível AQUI.

O domingo (18) abre as portas para a programação infantil com o “Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio.” O programa visa a fruição e experimentação artística e estética de bebês de 6 a 24 meses, acompanhados por seus familiares. A atividade ocorre das 10h às 11h no Ateliê 1 e tem o objetivo de proporcionar às crianças a experiência sensorial em piscinas infláveis com diversos materiais, seguindo as ondas de sentidos presentes nas criações de Leonilson. Essa edição é inclusiva, sendo acessível para crianças surdas e CODA. A mediação é de Weverson Martins, Andrea Dalveroni, Liza Maria e conta com acessibilidade em Libras. São disponibilizadas 15 vagas, com inscrições prévias através de formulário disponível AQUI.

Também no domingo (18), das 15 às 16 horas, o museu realiza a atividade “Uma História no Museu - Gigante com Flores”, que utiliza a contação de histórias como meio de compartilhar narrativas, combinando o imaginário das crianças com informações sobre obras e artistas presentes nas exposições. A atividade é destinada a crianças de 4 a 6 anos. A mediação será feita por Mateus Araujo e Gi Monteiro e conta com acessibilidade em Libras.

A programação no domingo (18) conta com o “Teatro lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu”, de João Andirá, das 14 às 17 horas. A performance de animação incorpora teatro de bonecos em miniatura, apresentando um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos fotógrafos lambe-lambe. O ator/performer percorre os espaços do museu, convidando individualmente o público a participar da experiência cênica e teatral.

SOBRE A PINACOTECA: Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO-Programação da Pinacoteca do Ceará-quinta-feira (15) a domingo (18/2/2024).
  • Quinta-feira (15/2)-16 às 18 horas-Percurso + Ateliê: Palavra-chave - Ato I: vários Zés-Mediação: Beatriz Gurgel e Bárbara Abril.  Exposições “Se Arar”, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1. Classificação Indicativa: Livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Sexta-feira (16/2)-15 às 16 horas-Visita mediada pela equipe educativa da Pinacoteca do Ceará-: Mostra "Bonito pra chover" e exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das Amizades-Classificação Indicativa: Livre-Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.///18 horas-Performance Raios e Trovões Com Silvia Moura (foto Luiz Alves)-Hall da Pinacoteca do Ceará-Classificação Indicativa: Livre
  • Sábado (17/2)-14 às 16 horas-Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel-Mediação: Beatriz Gurgel-Exposição “Se Arar” e Ateliê 3-Classificação Indicativa: 15 anos-15 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada-Acessível em Libras.///15 às 16 horas-Visita mediada pela equipe educativa da Pinacoteca do Ceará-Mostra "Bonito pra chover" e Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das Amizades”-Classificação Indicativa: Livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Domingo (18/2)-10 às 11 horas-Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio-Mediação: Weverson Martins, Andrea Dalveroni e Liza Maria-Ateliê 1-Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses-Inscrições: AQUI. 15 vagas-Acessível em Libras.//14 às 17 horas-Teatro lambe lambe Calango Chuvoso-Formas animadas no Museu com João Andirá-Hall da Pinacoteca do Ceará-Classificação Indicativa: Livre.//15 às 16 horas-Uma História no Museu-Gigante com Flores-Mediação: Mateus Araujo e Gi Monteiro. Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”-Classificação Indicativa: Livre (para crianças de 4 a 6 anos). Acessível em Libras.
Oficinas de Conservação
  • “Introdução às técnicas e materiais de pinturas”, com Aline Assumpção (SP)-22 e 23 de fevereiro de 2024, de 14 às 17 horas-Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará-Público: estudantes e profissionais de conservação e restauro. 15 vagas. Inscrições de 14 a 18 de fevereiro. Formulário de candidaturas: AQUI.
  • “Técnicas de conservação de obras em papel”, com Ana Lúcia Nakandakare (SP)-26, 27 e 28 de fevereiro de 2024, de 14 às 17 horas-Laboratório de restauro da Pinacoteca do Ceará-Público: estudantes e profissionais de conservação e restauro. 10 vagas. Inscrições de 14 a 18 de fevereiro. Formulário de candidaturas: AQUI
Exposições em cartaz
  • Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” - até o primeiro trimestre de 2024.
  • Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” - até 26 de maio de 2024.
  • Visitas de quinta a sábado, das 12 às 20 horas, e domingos, de 10 às 18 horas.
  • Todas as atividades são gratuitas.
  • As obras em Exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
  • A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
  • A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...