Excepcionalmente numa sexta-feira, o Projeto Jazz em Cena, que acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza), apresenta nesta sexta-feira (16/8), às 19 horas, uma atração internacional: a cantora francesa Manu Le Prince, interpretando o belíssimo repertório de um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos: o pianista Johnny Alf.
Cantora sem fronteiras, Manu Le Prince é uma das mais bonitas vozes do "latin jazz" na Europa. Nascida em Paris, com timbre quente e sensual, sempre soube dar uma nova interpretação aos standards de Jazz e às canções da Música Popular Brasileira (MPB).
No show no CCBNB Fortaleza, nesta sexta-feira (16/8), às 19 horas, com entrada franca, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, Manu Le Prince estará ao lado de renomados músicos da cena cearense: o pianista Tito Freitas, o contrabaixista Ezequiel Ribeiro e o baterista Vinicius Matos. Um encontro musical realizado graças à ponte feita pelo músicos e curador cearense Tauí Castro, que ao se apresentar na Europa desenvolveu um diálogo com Manu para trazer a artista para apresentações no Brasil. Inclusive no Jazz em Cena, projeto existente desde 2015 e coordenado pelos produtores culturais Dalwton Moura e Lucas Benedecti.
Brasileira de coração e descendente de sulamericanos e ingleses, dividida há mais de 20 anos entre a França e o Brasil, misturando intimamente sua influência do jazz, estilo que conhece desde criança, com a Bossa Nova, a MPB e ritmos étnicos, Manu integrou o célebre grupo de jazz francês Magma, rez colaborações com a violonista e cantora Rosinha de Valença, o trombonista Raul de Souza e o multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
O cronista e poeta Luiz Fernando Veríssimo citou a cantora com o seu projeto em homenagem a Johnny Alf, álbum que foi relançado em julho deste ano, nos "altos" da sua coluna do Jornal O Globo. O guitarrista e comunicador Nelson Faria convidou Manu a participar do programa "Um Café lá em Casa", edição que pode ser conferida no YouTube.
Em 2018, depois de ter gravado dois tributos, a Cole Porter e a Johnny Alf, Manu Le Prince gravou um álbum autoral em parceria com o percussionista argentino Minino Garay, escrevendo letras para músicas de compositores conceituados do jazz parisiense, como Gregory Privat ou Baptiste Trotignon, e também do famoso Kenny Barron. "In a Latin Mood" foi posto na Academia de Jazz de Paris, além de ter recebido um ótimo destaque na mídia na França e em outros países.
Em 2022, Manu gravou o seu álbum mais recente, em homenagem ao grande saxofonista e compositor americano Wayne Shorter, com algumas músicas de Milton Nascimento, que foi parceiro no álbum de 1975. O próprio Wayne incentivou a cantora e avaliou as suas letras em quatro músicas instrumentais. Esse projeto, saindo na gravadora francesa Frémeaux & Associés, foi gravado com uma grande turma de músicos cubanos radicados em Paris, com Irving Acao nos arranjos, Felipe Cabrera e Lukmil Perez e o pianista brasileiro Leo Montana, com convidados como o saxofonista Baptiste Herbin, o pianista Kiko Continentino e o percussionista Robertinho Silva, parceiros de Milton.
A cantora se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, nesta edição especial do projeto Jazz em Cena, excepcionalmente realizada em uma sexta-feira, para encaixe na agenda da artista, desde já agradecendo ao público pela compreensão e pela disposição em estar sempre perto da música - dos músicos e músicas.
Comentários
Postar um comentário