Pular para o conteúdo principal



No Espaço Cultural BrutaFlor Arte e Invenção


Espaço Cultural BrutaFlor Arte e Invenção, no Bairro Benfica, recebe projeto gratuito de formação em audiovisual.

Com inscrições abertas, o projeto “Ciclos de Formação em Audiovisual”, acontece de outubro a dezembro de 2024.

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (23/9/2024), o Projeto Ciclos de Formação em Audiovisual propõe a inclusão e universalização do acesso aos conhecimentos sobre tecnologias e o campo das áreas técnicas do audiovisual.

Através de 5 formações integrantes deste primeiro ciclo, o projeto pretende alcançar até 125 alunas e alunos participantes, com conhecimentos que, de acordo com Nádia Sousa, uma das gestoras do projeto: “abrangem a produção artística e tem um objetivo concreto de atenuar o abismo que por vezes afasta as pessoas do acesso a muitos conhecimentos que podem tornar o cotidiano das pessoas mais prático, inclusivo e que pode aproximá-las desse fazer artístico. Com as novas tecnologias, como celular, e internet, pessoas de todas as idades abrem espaços na rede mundial para produção de informação, como vídeos documentários, videoarte, notícias, etc e é pensado nisso que este projeto foca, nos usuários comuns de objetos do cotidiano, como celular, câmera fotográfica e que com estes objetos constroem narrativas cotidianas”, finaliza.

As inscrições para cada uma das oficinas poderão ser realizadas no link da bio da BrutaFlor Arte e Invenção (@brtflor) e na bio das produtoras parceiras deste projeto, a Casa das POC (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produções (@mercurioproducao) a partir da próxima segunda feira, 23 de setembro de 2024.

O projeto garante, ainda, que todas as ações formativas serão gratuitas, sem nenhum pré-requisito, podendo atender inclusive pessoas não alfabetizadas. As inscrições serão preenchidas a partir dos critérios de cota, sendo 50% de reserva de vagas para pessoas periféricas, 20% para pessoas negras e 10% para pessoas com deficiência. Além disso, as formações garantem intérprete de Libras para todos(as) as pessoas surdas e o espaço BrutaFlor Arte e Invenção possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Este primeiro ciclo de formações do projeto inicia suas atividades com as formações em Produção de Curta-metragem para criação de storytelling, com Virna Paz (foto) e Operação de câmera (princípios básicos), com Luís Carlos Moreira.


Luis Carlos Moreira (foto) é formado na primeira turma de audiovisual da Vila das artes (2007) e atuando na área do audiovisual há 18 anos, acompanhando sempre as novas tecnologias e metodologias de trabalho, tem vasta experiência com nsino e gestão de equipes de trabalho em produções audiovisuais, produção e gravação e edição dos vídeos, bem como roteiro, produção, execução e pós produção de trabalhos audiovisuais. Atualmente é videomaker/professor no ITEVA(Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado).

Virna Paz é produtora e produtora executiva. Também é roteirista e diretora do curta GORDAS (aprovado na Lei Paulo Gustavo Secult-CE), do curta AS GAROTAS DO FANTÁSTICO NÃO FALAM (aprovado no Itaú Rumos 2023-2024) e da série documental O ANO DELAS (aprovada na Lei Paulo Gustavo Secultfor). Todos resultam das suas pesquisas sobre corpos gordos, imagens de arquivo e arqueologia pessoal. Desenvolve outros roteiros de ficção e documentário e atua como produtora executiva em equipes de filmes e séries.

As formações são voltadas para qualquer pessoa interessada, com idade igual ou superior a 18 anos. Não é necessário ter conhecimento prévio e o projeto possui reserva de vagas, sendo 50% para pessoas periféricas, 20% para pessoas negras, 10% para indígenas, 10% para quilombolas e 10% para pessoas com deficiência.

O projeto 'Ciclos de Formação em Audiovisual' conta com a produção da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e da Casa das POC Produções Criativas. É uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, através do Edital Audiovisual 2023, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e conta com o Apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense - Difusão, Formação e Pesquisa, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Sobre o Projeto: O Ciclos de Formação em Audiovisual pretende, através de 5 formações em áreas técnicas do audiovisual, construir uma dinâmica, que gere valor a partir do compartilhamento de conhecimento, funcionando de forma horizontal e com o máximo de liberdade de expressão. Entre as prioridades desse projeto de formação está a garantia ao acesso universal à cultura e a arte, por meio do estímulo à criação artística, e a democratização das condições de realização em ambientes educacionais e mediados pelo acesso à tecnologia.

A proposta fundamenta-se em uma formação que oferece subsídios a ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo, tendo como resultado a experimentação de ações culturais diversas e práticas para o cotidiano, ampliando a função social do uso de conteúdos audiovisuais, para além dos lugares que se tornaram tradicionais, como os equipamentos culturais consolidados na cena local.

Sobre as Formações: Ao todo, o Projeto pretende realizar 160 horas de formação em práticas no campo das áreas técnicas do audiovisual, ao longo de 60 dias, divididas em 5 formações específicas:

→ Operação de câmera (princípios básicos), com Luis Carlos Moreira

Durante o curso, as pessoas participantes terão acesso a conhecimentos sobre operação de câmeras de vídeo, noções de enquadramento, técnicas de captação de imagens em movimento e de gravação de áudio.

8, 10, 17, 22, 24, 29, 31/10 e 5/11 - das 14 às 18 horas

→ Produção de Curta-metragem para criação de storytelling, com Virna Paz (inscrições a partir de 25/9)

Produção de pequenas histórias para criação de storytelling. As pessoas vão aprender a elaborar narrativas e universos ficcionais em vídeo para campanhas de comunicação, marketing ou para suas vidas pessoais, utilizando diversas mídias e plataformas.]

7, 8, 9, 10, 11/10 - 14 às 18 horas

14, 16, 18 /10 - 13h30 às 16h30

→ Figurino para Audiovisual (em breve)

A formação será centrada em estratégias de criação e composição de personagens, concepção e criação de figurinos baseadas em movimentos estéticos contemporâneos e tendências, identificar a dinâmica da moda e sua inserção nos campos do cinema, TV, vídeo e teatro e utilizar recursos técnicos e metodologias para criar figurinos, compor e fazer a caracterização de personagens para encenações artísticas em moda, teatro, cinema, televisão, performances e conteúdos digitais.

→ Produção de Vídeo com Celular (em breve)

Através desta formação, serão explanados conteúdos sobre produção e edição de vídeos curtos utilizando dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para divulgar produtos e serviços em mídias sociais, conceitos básicos de pré-produção, como elaboração da ideia, produção do roteiro e organização de técnicas mobile, reconhecer a linguagem de vídeo para internet, considerando as diferenças entre plataformas, aplicativos e streaming, uso de equipamentos de produção, como câmeras, smartphones, microfones, iluminação, gravadores e softwares, domínio de técnicas de apresentação de produtos e serviços, como packshot e composição da imagem, reconhecimento de tipos, características e usar ferramentas das mídias sociais e plataformas de vídeo, bem como gravar e editar vídeos para mídias sociais e publicação de vídeos na internet, considerando diferentes formatos, codecs e compressão.

→ Produção de Videoclipe (em breve)

Este curso propõe um panorama sobre a linguagem do videoclipe e suas variáveis possibilidades dentro da produção independente. Através de exibições e análises técnicas, além de ter uma noção sobre equipamentos e técnicas de gravação a partir de exercícios acerca de todas as etapas de produção de um videoclipe. Sob a perspectiva da economia criativa, instrui e direciona conceitos tecnológicos e técnicos para produções de baixo orçamento. Gravação de um videoclipe.

O projeto pretende gerar 30 empregos diretos e contemplar até 125 alunas e alunos, e as aulas acontecerão de 8/10 a 6/12/2024.

Todas as formações serão gratuitas e as alunas e alunos participantes receberão ajuda de custo para transporte e alimentação durante o período formativo, que acontecerá na BrutaFlor Arte e Invenção, na Av. da Universidade 2355, no bairro Benfica.

Sobre as Produtoras: A POC - Produção, Criação e Comunicação é uma produtora colaborativa multilinguagens que atua no Ceará desde 2019, realizando projetos de pesquisa, criação/montagem, formação e circulação de ações artísticas e culturais com foco na democratização do acesso aos bens e serviços culturais, integrando a acessibilidade em seus projetos e incentivando a mulheres, comunidade LGBTQIA+, negres, perifériques e povos e comunidades tradicionais.

A Mercúrio é um Ponto de Cultura e produtora cultural voltada para o desenvolvimento de projetos no campo da arte e das culturas. Cria e participa de ações em diversas linguagens e lugares do país. Atua na produção e formação de ações no campo da Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Moda, dentre outras linguagens e expressões artísticas.

Nos últimos anos, as produtoras realizaram mais de 500 ações artísticas e culturais, beneficiando um público de mais de 40 mil pessoas, tanto em suas dependências, como em projetos realizados em outros equipamentos culturais, escolas e espaços alternativos, gerando quase dois mil postos de trabalho diretos.

Serviço


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...