Espaço Cultural BrutaFlor Arte e Invenção, no Bairro Benfica, recebe projeto gratuito de formação em audiovisual.
Com inscrições abertas, o projeto “Ciclos de Formação em Audiovisual”, acontece de outubro a dezembro de 2024.
Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (23/9/2024), o Projeto Ciclos de Formação em Audiovisual propõe a inclusão e universalização do acesso aos conhecimentos sobre tecnologias e o campo das áreas técnicas do audiovisual.
Através de 5 formações integrantes deste primeiro ciclo, o projeto pretende alcançar até 125 alunas e alunos participantes, com conhecimentos que, de acordo com Nádia Sousa, uma das gestoras do projeto: “abrangem a produção artística e tem um objetivo concreto de atenuar o abismo que por vezes afasta as pessoas do acesso a muitos conhecimentos que podem tornar o cotidiano das pessoas mais prático, inclusivo e que pode aproximá-las desse fazer artístico. Com as novas tecnologias, como celular, e internet, pessoas de todas as idades abrem espaços na rede mundial para produção de informação, como vídeos documentários, videoarte, notícias, etc e é pensado nisso que este projeto foca, nos usuários comuns de objetos do cotidiano, como celular, câmera fotográfica e que com estes objetos constroem narrativas cotidianas”, finaliza.
As inscrições para cada uma das oficinas poderão ser realizadas no link da bio da BrutaFlor Arte e Invenção (@brtflor) e na bio das produtoras parceiras deste projeto, a Casa das POC (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produções (@mercurioproducao) a partir da próxima segunda feira, 23 de setembro de 2024.
O projeto garante, ainda, que todas as ações formativas serão gratuitas, sem nenhum pré-requisito, podendo atender inclusive pessoas não alfabetizadas. As inscrições serão preenchidas a partir dos critérios de cota, sendo 50% de reserva de vagas para pessoas periféricas, 20% para pessoas negras e 10% para pessoas com deficiência. Além disso, as formações garantem intérprete de Libras para todos(as) as pessoas surdas e o espaço BrutaFlor Arte e Invenção possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Este primeiro ciclo de formações do projeto inicia suas atividades com as formações em Produção de Curta-metragem para criação de storytelling, com Virna Paz (foto) e Operação de câmera (princípios básicos), com Luís Carlos Moreira.
Luis Carlos Moreira (foto) é formado na primeira turma de audiovisual da Vila das artes (2007) e atuando na área do audiovisual há 18 anos, acompanhando sempre as novas tecnologias e metodologias de trabalho, tem vasta experiência com nsino e gestão de equipes de trabalho em produções audiovisuais, produção e gravação e edição dos vídeos, bem como roteiro, produção, execução e pós produção de trabalhos audiovisuais. Atualmente é videomaker/professor no ITEVA(Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado).
Virna Paz é produtora e produtora executiva. Também é roteirista e diretora do curta GORDAS (aprovado na Lei Paulo Gustavo Secult-CE), do curta AS GAROTAS DO FANTÁSTICO NÃO FALAM (aprovado no Itaú Rumos 2023-2024) e da série documental O ANO DELAS (aprovada na Lei Paulo Gustavo Secultfor). Todos resultam das suas pesquisas sobre corpos gordos, imagens de arquivo e arqueologia pessoal. Desenvolve outros roteiros de ficção e documentário e atua como produtora executiva em equipes de filmes e séries.
As formações são voltadas para qualquer pessoa interessada, com idade igual ou superior a 18 anos. Não é necessário ter conhecimento prévio e o projeto possui reserva de vagas, sendo 50% para pessoas periféricas, 20% para pessoas negras, 10% para indígenas, 10% para quilombolas e 10% para pessoas com deficiência.
O projeto 'Ciclos de Formação em Audiovisual' conta com a produção da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e da Casa das POC Produções Criativas. É uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, através do Edital Audiovisual 2023, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e conta com o Apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense - Difusão, Formação e Pesquisa, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).
Sobre o Projeto: O Ciclos de Formação em Audiovisual pretende, através de 5 formações em áreas técnicas do audiovisual, construir uma dinâmica, que gere valor a partir do compartilhamento de conhecimento, funcionando de forma horizontal e com o máximo de liberdade de expressão. Entre as prioridades desse projeto de formação está a garantia ao acesso universal à cultura e a arte, por meio do estímulo à criação artística, e a democratização das condições de realização em ambientes educacionais e mediados pelo acesso à tecnologia.
A proposta fundamenta-se em uma formação que oferece subsídios a ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo, tendo como resultado a experimentação de ações culturais diversas e práticas para o cotidiano, ampliando a função social do uso de conteúdos audiovisuais, para além dos lugares que se tornaram tradicionais, como os equipamentos culturais consolidados na cena local.
Sobre as Formações: Ao todo, o Projeto pretende realizar 160 horas de formação em práticas no campo das áreas técnicas do audiovisual, ao longo de 60 dias, divididas em 5 formações específicas:
→ Operação de câmera (princípios básicos), com Luis Carlos Moreira
Durante o curso, as pessoas participantes terão acesso a conhecimentos sobre operação de câmeras de vídeo, noções de enquadramento, técnicas de captação de imagens em movimento e de gravação de áudio.
8, 10, 17, 22, 24, 29, 31/10 e 5/11 - das 14 às 18 horas
→ Produção de Curta-metragem para criação de storytelling, com Virna Paz (inscrições a partir de 25/9)
Produção de pequenas histórias para criação de storytelling. As pessoas vão aprender a elaborar narrativas e universos ficcionais em vídeo para campanhas de comunicação, marketing ou para suas vidas pessoais, utilizando diversas mídias e plataformas.]
7, 8, 9, 10, 11/10 - 14 às 18 horas
14, 16, 18 /10 - 13h30 às 16h30
→ Figurino para Audiovisual (em breve)
A formação será centrada em estratégias de criação e composição de personagens, concepção e criação de figurinos baseadas em movimentos estéticos contemporâneos e tendências, identificar a dinâmica da moda e sua inserção nos campos do cinema, TV, vídeo e teatro e utilizar recursos técnicos e metodologias para criar figurinos, compor e fazer a caracterização de personagens para encenações artísticas em moda, teatro, cinema, televisão, performances e conteúdos digitais.
→ Produção de Vídeo com Celular (em breve)
Através desta formação, serão explanados conteúdos sobre produção e edição de vídeos curtos utilizando dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para divulgar produtos e serviços em mídias sociais, conceitos básicos de pré-produção, como elaboração da ideia, produção do roteiro e organização de técnicas mobile, reconhecer a linguagem de vídeo para internet, considerando as diferenças entre plataformas, aplicativos e streaming, uso de equipamentos de produção, como câmeras, smartphones, microfones, iluminação, gravadores e softwares, domínio de técnicas de apresentação de produtos e serviços, como packshot e composição da imagem, reconhecimento de tipos, características e usar ferramentas das mídias sociais e plataformas de vídeo, bem como gravar e editar vídeos para mídias sociais e publicação de vídeos na internet, considerando diferentes formatos, codecs e compressão.
→ Produção de Videoclipe (em breve)
Este curso propõe um panorama sobre a linguagem do videoclipe e suas variáveis possibilidades dentro da produção independente. Através de exibições e análises técnicas, além de ter uma noção sobre equipamentos e técnicas de gravação a partir de exercícios acerca de todas as etapas de produção de um videoclipe. Sob a perspectiva da economia criativa, instrui e direciona conceitos tecnológicos e técnicos para produções de baixo orçamento. Gravação de um videoclipe.
O projeto pretende gerar 30 empregos diretos e contemplar até 125 alunas e alunos, e as aulas acontecerão de 8/10 a 6/12/2024.
Todas as formações serão gratuitas e as alunas e alunos participantes receberão ajuda de custo para transporte e alimentação durante o período formativo, que acontecerá na BrutaFlor Arte e Invenção, na Av. da Universidade 2355, no bairro Benfica.
Sobre as Produtoras: A POC - Produção, Criação e Comunicação é uma produtora colaborativa multilinguagens que atua no Ceará desde 2019, realizando projetos de pesquisa, criação/montagem, formação e circulação de ações artísticas e culturais com foco na democratização do acesso aos bens e serviços culturais, integrando a acessibilidade em seus projetos e incentivando a mulheres, comunidade LGBTQIA+, negres, perifériques e povos e comunidades tradicionais.
A Mercúrio é um Ponto de Cultura e produtora cultural voltada para o desenvolvimento de projetos no campo da arte e das culturas. Cria e participa de ações em diversas linguagens e lugares do país. Atua na produção e formação de ações no campo da Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Moda, dentre outras linguagens e expressões artísticas.
Nos últimos anos, as produtoras realizaram mais de 500 ações artísticas e culturais, beneficiando um público de mais de 40 mil pessoas, tanto em suas dependências, como em projetos realizados em outros equipamentos culturais, escolas e espaços alternativos, gerando quase dois mil postos de trabalho diretos.
Serviço
- Lançamento do Projeto Ciclos de Formação em Audiovisual
- Inscrições: a partir desta segunda-feira (23/9/2024)
- Período formativo: 8/10 a 6/12/2024
- BrutaFlor Arte e Invenção - Avenidada Universidade, 2355, Benfica - em frente a ADUFC.
- Informações: https://www.instagram.com/brtflor/, https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/ ou https://www.instagram.com/mercurioproducao/.
- Link para inscrições:
- Operação de câmera: princípios básicos (a partir desta segunda-feira-23/9/2024)
- Produção de Curta-metragem para criação de storytelling (a partir desta quarta-feira-25/9/2024).
Comentários
Postar um comentário