Pular para o conteúdo principal



Clínica de Reabilitação para Homofóbicos

No mês de outubro, os artistas e pesquisadores Eduardo Bruno e Waldírio Castro realizam a intervenção urbana "Clínica de Reabilitação para Homofóbicos", que visa provocar reflexão sobre a homofobia e outras formas de opressão. O trabalho, inicialmente focado na homofobia por ser uma vivência direta dos artistas, também inspira outras dissidências de gênero, sexualidade e corporalidade a criarem suas próprias "clínicas" para tratar transfobia, racismo, capacitismo e xenofobia estruturais em nossa sociedade.

A performance (foto Mateus Falcão), já realizada no Festival "Sindicato da Performance" no Crato (CE), e em Fortaleza, na Mostra Verbo (Pinacoteca do Ceará) e no Centro Dragão do Mar, retorna à cidade em outubro com apresentações em quatro locais:


  • 10/10 – Praça da Messejana (10h às 11h)

  • 17/10 – Feira do Álvaro Weyne (10h às 11h)

  • 21/10 – Praça das Artes - Maraponga (18h às 19h)

  • 31/10 – Beira-Mar - Praia de Iracema (18h às 19h)


Na performance, os artistas, usando uniformes da "Clínica", distribuem panfletos que dizem: "Se você tem se sentido homofóbico, nós temos a solução", juntamente com um número de telefone e WhatsApp. Em um momento da ação, eles exibem uma faixa de dois metros em uma faixa de pedestres com a mensagem: "Homofobia tem cura e você pode se tratar conosco", convidando o público a interagir via WhatsApp em horário comercial, como em um Call Center performático.


Além das performances ao vivo, a circulação da "Clínica de Reabilitação para Homofóbicos" contará com 8 busdoors espalhados em diferentes linhas de ônibus de Fortaleza por um mês. Para garantir um atendimento qualificado via WhatsApp, um psicólogo especializado em gênero e sexualidade estará disponível para suporte”, destaca Eduardo Bruno. 


Como última etapa do projeto, que é uma realização da Plataforma Imaginários com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza por meio da Lei Paulo Gustavo, será lançado o foto-livro com 200 exemplares, contendo registros das quatro performances realizadas em diferentes regiões de Fortaleza, além de imagens dos busdoors e relatos dos performers Eduardo Bruno e Waldírio Castro. 


O trabalho subverte a lógica histórica de patologização, ao propor que não a homossexualidade, mas sim a homofobia é a verdadeira doença que precisa ser tratada. Ao provocar o imaginário sobre a patologização da homofobia, a obra denuncia a violência e o sofrimento gerados contra corpos LGBTQIAPN+, inserindo-se como uma produção artivista de resistência ao conservadorismo e à violência social”, afirma Waldírio Castro. 

SERVIÇO

Clínica de Reabilitação para Homofóbicos

Performances em Fortaleza:

10/10 – Praça da Messejana (10h às 11h)

17/10 – Feira do Álvaro Weyne (10h às 11h)

21/10 – Praça das Artes - Maraponga (18h às 19h)

31/10 – Beira-Mar - Praia de Iracema (18h às 19h)

Gratuito


SOBRE OS ARTISTAS:


Eduardo Bruno é artista-pesquisador-curador-professor, doutorando em Artes - ICA/UFPA - com bolsa FAPESPA - e estágio de doutorado, com bolsa CAPES, Universidade de Zaragoza.  Mestre em Artes - ECA/USP - com bolsa CAPES, especialista em Semiótica - UECE, graduado em Lic. em Teatro - IFCE e graduado em Gastronomia - UFC. Tem experiência na área de Artes com ênfase em: arte contemporânea, performance, intervenção urbana e curadoria. É autor dos livros: "Nomadismo Urbano: Performance e Cartografia" e “O que é performance: 31 programas performáticos para confundir a pergunta", além de capítulos em livros com temáticas relacionadas à arte contemporânea e arte urbana. Integrante do Grupo EmFoco, atualmente faz parte do Coletivo WE, do Núcleo de Estudos da Performance e do Coletivo Aparecidos Políticos. É curador do Festival Imaginário Urbanos desde 2018, é um dos editores chefes da coleção bibliográfica Imaginários, foi curador da Mostra Sistema Aberto (2019 e 2020), foi professor substituto do curso de Lic. em Teatro -UFC (2020-2022), foi curador da mostra internacional Imaginários Queer realiza em parceria com o Museari Queer Art em Valência- Espanha (2022) e foi curador da exposição Degenerado Tibira (2023-Fortaleza /2024 - Belém)


Waldírio Castro (Campina Grande - PB, 1991) é bixa-artista-pesquisador-curador indisciplinar. É doutorando em artes pelo PPGARTES UFPA. Mestre em Artes pelo PPGARTES-UFC e especialista em Semiótica pela UECE. Sua produção artística se dá em diferentes suportes, mídias e meios como performance, videoperformance, fotoperformance, videodança, videoarte, intervenção urbana, desenho e pintura. Realizou a curadoria de exposições como Imaginários Queer (Valência - Espanha/Quixadá - CE) e Degenerado Tibira: o Desbatismo (Fortaleza - CE). É autor do livro “Em terra de homofóbicos, casamento gay é arte: Artivismo, norma e disrupção”. Atualmente, tem interesse na produção em artes e nos processos curatoriais atravessadas pelas perspectivas queer.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...