Pular para o conteúdo principal

ExpoRecicla Sustentável Fortaleza 2024

ExpoRecicla Sustentável 2024 hoje (7) e amanhã (8/11) na Fiec.

Um dos principais eventos do setor de reciclagem e transformação de resíduos sólidos no Ceará, a Exporecicla Sustentável, começou nesta quinta-feira (7/11), na Casa da Indústria, com uma programação voltada para a promoção de soluções e inovações. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia de abertura da feira ao lado do Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Mark Augusto Pereira. O evento ocorre até esta sexta-feira (8/11) e é uma realização do Sindiverde, com apoio da Fiec, Sesi Ceará, Senai Ceará, IEL Ceará e Sebrae Ceará.

A Exporecicla reúne empresários, especialistas e gestores públicos para discutir formas de transformar o descarte e o lixo em oportunidades econômicas, despertando a consciência sobre a gestão adequada dos resíduos e mostrando como o setor pode se tornar um motor de crescimento sustentável. Com uma programação marcada por exposições de produtos, palestras e networking, o evento apresenta soluções e inovações tecnológicas para reduzir o impacto do descarte inadequado e estimular um modelo de economia sustentável.

Ricardo Cavalcante destacou, em seu discurso na solenidade de abertura, a relevância do tema no cenário global e parabenizou o Sindiverde pela iniciativa de mobilizar as discussões.

- Fico muito feliz que o Sindiverde, com toda a diretoria de Mark Augusto e as empresas do setor, esteja fazendo esse trabalho de uma forma muito bonita, que envolve os municípios, o Estado e a União, para que possamos todos, cada vez mais, assumir essa responsabilidade socioambiental. Parabéns a todo o corpo de colaboradores do Sindiverde, bem como aos empresários e colaboradores dessas empresas. Espero que esse evento cresça cada vez mais, pois é por meio da transformação, da inovação e da inteligência que podemos transformar produtos, que para alguns não têm utilidade, em algo de grande serventia para outros", afirmou.

Cavalcante também reforçou o compromisso do Sistema Fiec e dos sindicatos associados com a pauta da sustentabilidade e a busca por alternativas sustentáveis para as indústrias. 

- A Fiec é a primeira federação do país que possui um núcleo ESG certificado por um organismo internacional, o Bureau Veritas, em um trabalho que começamos há dois anos. Hoje, temos 48 indústrias dentro do Núcleo ESG-FIEC, incluindo micro, pequenas e médias empresas certificadas, pois não é uma questão de porte, mas de atitude", complementou o dirigente.

Mark Augusto Pereira agradeceu ao Sistema Fiec pelo apoio fundamental às ações do Sindiverde, o que possibilita a ampliação das qualificações e mais soluções inovadoras para os empresários que trabalham com reciclagem.

- Somos um evento que não só reforça, mas também fortalece o papel da reciclagem e da sustentabilidade na nossa sociedade. Aquela velha máxima de 'sobrou, jogou fora' não se aplica aqui. Hoje, enfrentamos uma crise com o lixo e a poluição, que impactam o ar, rios e mares, exigindo atitudes urgentes. Nesse contexto, buscamos ações incisivas para apoiar e incentivar as empresas recicladoras e transformadoras de resíduos sólidos do Ceará. Nosso compromisso é ajudar as empresas a enfrentar os desafios da gestão de resíduos, promovendo um ambiente onde o crescimento econômico e a sustentabilidade caminhem juntos", declarou o presidente do Sindiverde.

Estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; o diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o superintendente regional do Sesi-CE e diretor regional do Senai-CE, Paulo André Holanda; o diretor financeiro Adjunto da Fiec, Carlos Rubens; o vereador de Fortaleza, Robério Sampaio; o conselheiro da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Paulo Henrique Lustosa; o presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; o presidente do Conselho Fiscal da Fiec, Pedro Alfredo; o Presidente do Sindpan, Alex Martins; o superintendente de Relações Institucionais da Fiec, Sérgio Lopes; entre empresários e profissionais da área de reciclagem.

Homenagens-Durante a abertura da Exporecicla, o Sindiverde realizou homenagens a personalidades da indústria cearense e parceiros atuantes no setor de reciclagem no Ceará. O Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, e o Superintendente Regional do Sesi-CE e Diretor Regional do Senai-CE, Paulo André Holanda, estiveram entre os homenageados.

- Estou muito grato por essa honrosa homenagem. Esse reconhecimento é um grande estímulo para continuar trabalhando com dedicação e paixão em prol dos objetivos comuns das nossas indústrias", declarou Chico Esteves, que dedicou a condecoração a sua família e companheiros de diretoria da Federação das Indústrias.

Paulo André Holanda enalteceu a atuação abrangente do Sindiverde em atender as demandas de resíduos de toda a indústria, encontrando sempre no SENAI Ceará um parceiro para ações inovadoras.

- Muito se fala em inovação, uma pauta muito importante. Mas eu sempre digo que não se faz inovação sem conhecimento. É preciso ter conhecimento. E o Sistema FIEC tem apostado cada vez mais na capacitação e na qualificação e, junto aos sindicatos associados, temos trabalhado intensamente com nossas equipes para o crescimento das empresas. Aqui também vejo a preocupação central do Sindiverde para que as três palavras importantes do ESG - governança ambiental e social - façam diferença na vida das pessoas. Mantemos conversas diárias com o sindicato e empresários do setor", relatou.

O empresário Márcio Dantas, da empresa R7 Plast; o vereador de Fortaleza, Robério Sampaio; o Diretor Comercial da Brasil Reciclagem, Sérgio Ferreira; e o conselheiro da ACFor, Paulo Henrique Lustosa, também foram homenageados na cerimônia.


Presenças dos jornalistas:
  • Lauriberto Braga.
  • Lincoln Nogueira.
  • Mário Rubens.
  • Leonardo Acácio.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...