O #BlogdoLauriberto felicita, nesta sexta-feira (15 de novembro de 2024):
- 77 anos do radialista Chico Carloto Costa e Silva (foto).
- 76 anos do jornalista Olavo Fernandes (foto com Turma de Jornalismo da FIC).
- 64 anos de Dionizio de Melo Neto.
- 62 anos de Ernandes Ferreira Lima.
- 51 anos de Luiz Nogueira.
- 51 anos de Pedro Jorge Lopes.
- 48 anos de Leohana Mello.
- 34 anos de Daniel Sales.
- 19 anos de Carla Pereira.
- Ana F. Silva
- Tassiana Ribeiro.
Arquivo Nirez para 15 de novembro na História do Ceará:
- 1811 - Deixa o governo da Província, Luís Barba Alardo de Menezes.
- 1823 - Toma posse, Ministro e Secretário dos Negócios da Marinha o coronel de engenheiros Pedro José da Costa Barros, que serviu apenas dois dias. Foi o primeiro cearense a fazer parte de um ministério.
- 1828 - O presidente da Província, Antônio de Sales Nunes Berford expede instruções dividindo o Ceará em oito distritos eleitorais.
- 1866 - Morre, em Fortaleza, o sacerdote, professor, escritor e político Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Dirigiu o Liceu do Ceará, deixou várias publicações sobre religião, educação e política. Nascera no Crato em 11/4/1805.
- 1886 - Instala-se o Clube Literário, tendo à frente João Lopes, vindo da Academia Francesa. O clube editou a revista A Quinzena.
- 1889 - Golpe Republicano contra o Imperador Pedro II, a proclamação da República no Rio de Janeiro, com a assunção do marechal Manuel Deodoro da Fonseca como chefe do governo provisório, é comunicada por telegrama chegado às 16h, repercutindo no Ceará, sendo deposto no dia seguinte, do cargo de Presidente da Província, o coronel Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim, assumindo o tenente-coronel Luís Antônio Ferraz, comandante do 11º Batalhão de Infantaria em Fortaleza. Na Vice-Presidência o marechal Floriano Viana Peixoto (Floriano Peixoto).
- 1894 - Toma posse, no Rio de Janeiro, José Prudente de Moraes e Barros, primeiro presidente da República eleito pelo povo. Substitui o marechal Floriano Viana Peixoto (Floriano Peixoto). Na Vice-Presidência Manoel Vitoriano Pereira
- 1898 - Assume a Presidência da República, Manuel Ferraz de Campos Sales, que implantou a política “café com leite”, que alternava os presidentes entre São Paulo e Minas Gerais. Substituiu José Prudente de Moraes Barros. Seu vice-Presidente foi Francisco de Assis Rosa e Silva.
- 1898 - O Hotel Silvestre, de Tristão Faria, passa a pertencer a Boa Ventura de Freitas Barbosa.
- 1902 - Assume a Presidência da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, tendo na vice-presidência Afonso Augusto Moreira Pena (Afonso Pena), em substituição a Manoel Ferraz de Campos Sales e Francisco de Assis Rosa e Silva.
- 1903 - Morre em Fortaleza, após ter vivido longo tempo na Amazônia, o comerciante abolicionista Antônio Afonso de Albuquerque, que exerceu em Fortaleza o cargo de guarda-mor da Alfândega, no qual se aposentou. Nascera em Fortaleza em 1852.
- 1906 - Toma posse, na Presidência da República, Afonso Augusto Moreira Pena (Afonso Pena) tendo na vice-Presidência Nilo Procópio Peçanha.
- 1909 - Inaugura-se o Tiro Cearense, na Aldeota, subúrbio de Fortaleza, sob a presidência do coronel Lindolfo Cícero Gondim.
- 1910 - Assume a Presidência da República o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (Hermes da Fonseca), que destituiu os presidentes de Estado que destoavam de sua política, sendo o Ceará um dos atingidos em 1914. Substituiu Nilo Procópio Peçanha. Seu vice-Presidente é Wenceslau Braz Pereira Gomes.
- 1914 - Toma posse, como Presidente da República, Wenceslau Brás Pereira Gomes, que fora vice de Hermes da Fonseca. Tinha como vice-Presidente Urbano dos Santos Costa Araújo.
- 1917 - Funda-se, em Fortaleza, uma filial da Cruz Vermelha Brasileira.
- 1918 - Deveria assumir a Presidência da República o candidato eleito Francisco de Paula Rodrigues Alves, mas este estava enfermo, com a chamada gripe espanhola e assumiu seu vice Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira).
- 1919 - Inaugurada a Herma de J. da Penha, na Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar). Homenagem ao capitão riograndense do norte José da Penha Alves de Sousa (J. da Penha) que se integrou à política cearense, morrendo em combate contra os jagunços na chamada Sedição de Juazeiro. A escultura é de J. A. Correia Lima. A colocação da herma foi realizada sob orientação do arquiteto Jacinto Gomes de Matos (Jacinto Matos), formada por dois blocos de granito e uma base de alvenaria, trazendo a inscrição: “A Liberdade não morre” - “A Justiça não perece” - “1875 - 1914”. Depois a herma foi retirada daquele logradouro e hoje se encontra na Praça José Bonifácio (do quartel da Polícia) num pedestal comum, de alvenaria e sem nenhuma inscrição, sendo confundida com o patrono da praça.
- 1920 - Inaugurada a Estação Ferroviária de Arara (Boqueirão da Arara), da linha norte.
- 1922 - Instala-se a Associação da Imprensa do Ceará e assume sua diretoria que tem à frente o médico e orador José Lino da Justa.
- 1922 - No Rio de Janeiro, assume a presidência da República, o autoritário Artur da Silva Bernardes (Artur Bernardes), que governou todo o período em estado de sítio. Seu vice-presidente era Urbano Santos mas faleceu antes da posse, assumindo em seu lugar Estácio Albuquerque Coimbra (Estácio Coimbra).
- 1923 - Ocorre o assentamento da primeira pedra do Quartel da Força Pública de Fortaleza (Polícia Militar), na antiga Praça Senador Coelho (Praça José Bonifácio). Até então a Polícia era aquartelada em prédio na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), no local onde hoje fica o jardim do Theatro José de Alencar.
- 1923 - Morre, em Fortaleza, aos 33 anos de idade, o pintor paisagista Lucas Ferreira do Nascimento (Lucas Nascimento).
- 1926 - Realiza-se, em todo o Estado, eleição dos prefeitos e em Fortaleza, a de um vereador.
- 1926 - Assume a Presidência da República, Washington Luís Pereira de Sousa, em substituição a Artur da Silva Bernardes. Seu vice-presidente é Fernando Melo Viana.
- 1928 - Eleições em todo o Estado do Ceará para escolha do governador.
- 1928 - Entregue ao público a nova Praça Marquês do Herval (atual José de Alencar), remodelada na gestão do prefeito Álvaro Nunes Weyne.
- 1928 - Publicado em Fortaleza O Bandeirante, órgão do Centro Jackson de Figueiredo, filiado a União dos Moços Católicos, dirigido por Lincoln Mourão Matos. Sua redação ficava na Rua Barão do Rio Branco, 319.
- 1931 - Lançado, em Fortaleza, O Império, órgão do Conselho Imperial Patrianovista, de divulgação dos ideais monárquicos, dirigido por Rosendo Ribeiro de Sousa, tendo como redatores J. Valdivino, Josué de Carvalho, Sinobilino Pinheiro Maia (Sinó Pinheiro), Benoit Cavalcante Bittencourt e Rafael Pacielo. Era impresso na Tipografia Santos, de Manuel Aquino dos Santos, na Rua Floriano Peixoto.
- 1932 - Fundada no Ceará, na sede da Sociedade Beneficente 24 de Junho, a Ação Integralista Brasileira, com discursos do tenente Jeová Mota, do padre Hélder Câmara, de Manuel dos Santos e de Hugo Victor de Guimarães e Silva.
- 1932 - Publicado em Fortaleza o jornal Sombra, órgão da Ação Integralista Brasileira, em homenagem ao tenente Severino Sombra de Albuquerque, fundador e chefe da Legião Cearense do Trabalho. Diretores: Lauro Maciel Severiano e Aristides Barreto.
- 1934 - Criada, pelo Decreto 1.377, desta data, a Inspetoria de Proteção à Maternidade e à Infância, transformada em 1938 em Serviço de Assistência Médica à Maternidade e à Infância e em 1941 em Departamento Estadual da Criança.
- 1935 - O Centro Estudantal Cearense-CEC muda de presidente quando assume o estudante Francisco Vasconcelos de Arruda em substituição a José Colombo de Sousa.
- 1936 - Instala-se em Fortaleza, por iniciativa do Secretário do Interior e Justiça, professor José Martins Rodrigues, o IV Congresso de Prefeitos Municipais, no Palácio da Assembleia.
- 1938 - Fundado o Ginásio Fortaleza, sob direção do Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno), com internato a cargo do professor Luís dos Santos Colares, em prédio na Avenida Visconde de Cauhype (hoje Avenida da Universidade, 1940), antiga residência de Adolfo de Moraes Campelo (Adolfo Campelo).
- 1939 - Inaugura-se, na Praça Fernandes Vieira (atual Gustavo Barroso), o Hospital das Classes, instituição criada pela Fênix Caixeiral, Centro dos Inquilinos e Centro dos Retalhistas.
- 1940 - O Curso Comercial Carlos de Carvalho, dirigido pelo professor Heráclito de Castro e Silva, inaugura sua nova sede, na Rua General Bezerril, 682, na Praça dos Voluntários.
- 1941 - Chega ao Rio de Janeiro a jangada São Pedro obtendo grande recepção e no mesmo dia os jangadeiros Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo foram recebidos pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio Guanabara, ocasião em que solicitaram do Presidente da República maior assistência aos jangadeiros. No dia 30 do mesmo mês e ano chegam de regresso a Fortaleza via aérea.
- 1941 - São inaugurados, a Policlínica Geral e a nova sede do Centro Médico Cearense, na Rua Pedro I, 997, esquina com Avenida Tristão Gonçalves.
- 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 73 anos incompletos, o Monsenhor Liberato Dionísio da Costa, nascido em Aracati.
- 1941 - Às 16 horas inaugura-se o busto do coronel Juvenal de Carvalho num dos pátios do Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, na Avenida João Pessoa, na presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, d. Antônio de Almeida Lustosa e outras autoridades, do homenageado, coronel Juvenal de Carvalho e do autor do busto, o artista Agostino Balmes Odísio.
- 1944 - Fundada, em Fortaleza, por Francisco de Almeida Sanford, uma fábrica de refrigerantes na Rua Pedro Pereira, 252, logo mudando-se para a esquina da Rua João Cordeiro, 1843 com a Avenida Heráclito Graça, com a razão social F. Sanford S. A., produtora do guaraná Kciki.
- 1945 - Começa a circular em Fortaleza, nova publicação, a revista Ceará Econômico e Estatístico, sob direção de Luís Periquito e Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa).
- 1946 - Funda-se, às 19 horas, na Avenida Visconde do Rio Branco, 1605, a Sociedade Barreira Contra o Vício-Bacovi, que tem como primeiro presidente o incansável batalhador contra o tabaco, o industrial José Baltazar Lopes Barreira.
- 1947 - Primeira festa do recém fundado Marajaig Esporte Clube, com sede na Rua Jaime Benévolo, 540, que tinha como primeiro presidente o comerciante Edson de Carvalho Nunes.
- 1949 - Inaugurado, construído durante o ano, na Praça do Ferreira, o Abrigo Central, ou Abrigo 3 de Setembro, seu nome oficial, com paradas de ônibus e também com pontos comerciais. A construção se deu através da abertura de concorrência pública ganha pela Imobiliária do Ceará, de Edson Queiroz. A data de três de setembro é uma homenagem à Guarda Civil de Fortaleza, fundada a 3/9/1888.
- 1950 - A Polícia Civil do Ceará inaugura, com a presença do governador Faustino de Albuquerque, o serviço de Radiopatrulha, com veículos adquiridos por subscrição pública e sob o comando do major José Rabelo Machado.
- 1954 - Inauguração das novas instalações do Hospital da Polícia Militar do Ceará, pelo coronel médico Raimundo Bezerra Ferreira.
- 1955 - Funda-se, em Fortaleza, o Rotary Club Fortaleza-Oeste, com reuniões na secretaria, na Rua Barão do Rio Branco, 1068, altos. O primeiro Conselho Diretor é constituído de Presidente - Yvan Ribeiro Paraíba (Ivan Paraíba); Vice-presidente - José Galba Araújo; 1º Secretário - Aílton Gondim Lóssio; 2º Secretário - Antônio Mateus da Silva; Diretor de Protocolo – José Stênio de Lucena Lopes (Stênio Lopes); Diretores - Aprígio Coelho de Araújo, José Firmo Frota Melo e Jorge Raupp.
- 1955 - Fundado em Fortaleza o Lagoa Redonda Futebol Clube.
- 1958 - Saem, às 13h36, de Fortaleza, com destino a Buenos Aires, Argentina, os jangadeiros cearenses comandados por Mestre Jerônimo, com os companheiros José de Lima, Samuel Isidro e Luís Carlos de Sousa (Mestre Garoupa), na jangada Maria Teresa Goulart. Estiveram presentes à partida, o governador, o prefeito, o capitão dos portos além de representantes das três armas e muitos curiosos.
- 1959 - Coroação da Rainha dos Estudantes eleita pelo Centro Estudantal Cearense, senhorita Sônia Maria Matos de Carvalho, aluna do Colégio São João.
- 1960 - Funda-se o Lions Clube de Fortaleza-Iracema, com reuniões no Clube Líbano Brasileiro e secretaria na Rua Visconde de Saboia, 121.
- 1966 - Eleições em Fortaleza como no resto do país.
- 1967 - Mudado o nome da Praça Benjamin Constant, para Praça São Cristóvão, no Alto da Paz, Bairro de Fátima, por ficar em frente ao Hospital São Cristóvão (depois Gomes da Frota).
- 1970 - Eleições no Ceará..
- 1972 - Realiza-se em Fortaleza eleições para os representantes na Câmara Municipal.
- 1973 - Iniciado o transporte ferroviário de passageiros de Fortaleza para Teresina. Até este data só se faziam transportes de cargas. A nova linha sai às terças e quintas às 18 horas, chegando no dia seguinte às 12 horas.
- 1973 - Observado em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Kohoutek-II.
- 1974 - Eleições - Mais de 240 mil eleitores dirigem-se às 884 urnas espalhadas pela cidade, para escolha do senador, deputados e vereadores que representarão o povo no Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.
- 1975 - Grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o pesquisador e primeiro diretor do Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Ricardo Cravo Albim, na presença do jornalista paranaense Aramis Millarch.
- 1975 - Abre-se, às 20 horas, o III Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem, no Centro de Convenções, com a presença do Ministro do Interior, Maurício Rangel Reis.
- 1975 - Criação do Museu do Teatro de Fortaleza, pelo ator Ricardo Guilherme. Depois foi rebatizado como Museu Cearense de Teatro.
- 1975 - O trem “Asa Branca”, com seus vagões “Sonho Azul”, fazendo a linha ligando Fortaleza ao Recife, parte em viagem inaugural, saindo às 14h10, com previsão de chegada no Recife, às 13h50 do dia seguinte.
- 1976 - Dia de eleições, quando 43 milhões de brasileiros vão às urnas escolher os prefeitos e vereadores que regerão os destinos de 3948 municípios. Em Fortaleza, eleições somente para vereadores.
- 1978 - Dia de Eleições, quando os eleitores cearenses foram às urnas para elegerem 20 deputados federais, 44 deputados estaduais e um senador. Os candidatos ao senado eram José Lins de Albuquerque Nascimento e Francisco das Chagas de Vasconcelos (Chagas Vasconcelos) mas havia um “biônico”.
- 1980 - Inaugurado o primeiro trecho do Parque do Cocó, construído pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, na administração do prefeito biônico Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara). O trecho fica na Rua Virgílio Borba s/nº, no Dionísio Torres, hoje chama-se Parque Adahil Barreto.
- 1982 - Os eleitores não só de Fortaleza, mas de todo o Estado, vão às urnas para escolherem seu governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Os candidatos ao governo são: Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) (PDS); Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) (PMDB); e Américo Barreira (PT). Os candidatos ao Senado são: Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) (PDS); Dorian Sampaio Xavier (PMDB); e W. Montenegro (PT).
- 1985 - 492.802 eleitores vão às urnas em Fortaleza para escolha do novo prefeito. Há 23 anos não havia eleições para o cargo. O favorito é Antônio Paes de Andrade (PMDB), que tinha como vice Narcélio Sobreira Limaverde (Narcélio Limaverde); seguido de Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara) (Partido da Frente Liberal - PFL) vice: Evandro Ayres de Moura; Maria Luiza Fontenele de Almeida (PT) vice: Américo Barreira (PT); Moema Correia São Thiago (Moema São Tiago) (PDT) vice: Francisco Flávio Torres de Araújo (PDT), Antônio Alves de Moraes (Antônio Moraes) (PTB/PDS) vice: José Aragão e Albuquerque Júnior (PDS); Humberto Bevilacqua Vieira (PL) vice: Célia Maria Gaspar Albano (PL); e Francisco Tarciso Leite (PSC) vice: Marcelo de Melo Brasil (PSC).
- 1986 - Realizam-se eleições em todo o Estado, para governador, senador, deputados federais e estaduais. Os candidatos ao Governo Estadual são: Tasso Ribeiro Jereissati (Tasso Jereissati) (PMDB); José Adauto Bezerra de Menezes (PFL); padre Haroldo Coelho) (PT); e Francisco Aires Quintela (PSC). Os candidatos ao Senado são: Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) (PMDB); Cid Saboia de Carvalho (Cid Carvalho) (PMDB); Esmerino de Oliveira Arruda Coelho (Esmerino Arruda) (PMDB); Nestor Vasconcelos (PMDB); Paulo Lustosa da Costa (PFL); César Cals de Oliveira Filho (PFL); Maria Cleide Carlos Bernal (PT); Eduardo Régis Monte Jucá (Régis Jucá) (PT); Francisco José Loiola Rodrigues (PSC); Olga Nunes da Silva (PSC); Pedro Augusto de Sales Gurjão (Pedro Gurjão) (PDT); e Alberto Leite (PDT).
- 1988 - Realizam-se eleições para prefeitos e vereadores em Fortaleza. Para reger os destinos da Cidade, foram candidatos: Aguiar Júnior, vice: Lalinha Pimentel; Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes) - vice: Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães); Dalton Rosado - vice: Cristina Baddini; Edson Silva - vice: Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas); Gidel Dantas Queirós - vice: Osmar Maia Diógenes (Osmar Diógenes); Marcos Cals - vice: Ciro Régis; Mário Mamede Filho - vice: Maria Pontes; Pedro Gurjão - vice: Cláudio Marinho; e Francisco Batista Torres de Melo - vice: Eliseu Becco.
- 1989 - Todos os eleitores vão às urnas para escolher seus candidato a Presidência da República, existindo muitos candidatos, sendo os principais Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola) (PDT), Luís Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Collor de Melo (PRN), Paulo Salim Maluf (Paulo Maluf) (PDS), Ulisses Guimarães (PMDB), Roberto Freire (PCB), Mário Covas Júnior (PSDB), Guilherme Afif Domingues (PL), Aureliano Chaves (PFL), Ronaldo Caiado (UDR) e Enéas Carneiro (Prona).
- 1990 - Os cearenses, como os brasileiros, vão às urnas escolher seu presidente, sendo os mais votados, Fernando Color de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva, que ficam para o 2º Turno.
- 2005 - Morre, aos 88 anos, a educadora Nila Gomes de Soárez, co-fundadora do Colégio 7 de Setembro, vítima de acidente vascular Cerebral. Após a realização do culto fúnebre, no dia seguinte, na Igreja Presbiteriana, o corpo da professora foi conduzido ao Cemitério São João Batista, onde é sepultado. Natural do município de Acre, no Amazonas, era formada em Comércio pela Fênix Caixeiral.
- 2006 - Anunciado oficialmente no Palácio de Iracema, pelo governador Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara) o serviço do Disque-Denúncia. São oferecidas recompensas pelas informações fornecidas. É garantido o anonimato da população no repasse de informações. Podem ser denunciados o tráfico de drogas, furtos, sequestros, violência intrafamiliar, homicídios e grupos de extermínio. Vai funcionar diariamente, das 7h às 23 horas. No Ceará, está sendo constituída uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) - a Ceará Alerta - para manter e gerenciar a Central, em parceria com o Governo do Estado. A Central será ligada ao gabinete do secretário de Segurança Pública e Defesa Social. Na fase atual, está utilizando equipamento de terceiros, cedidos provisoriamente, até a constituição da Oscip e das definições jurídico-administrativas finais. O Disque-Denúncia atende no Ceará pelo número (85) 3488-7877 (custa de uma ligação normal para telefone fixo). Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site www.disquedenuncia.org.br.
- 2011 - Morre, na madrugada, o jornalista e advogado Themístocles de Castro e Silva. Ele estava em sua casa quando sofreu uma queda, batendo com a cabeça num móvel, segundo familiares. Foi levado para o Hospital São Carlos, onde teve duas paradas cardíacas, não resistindo. O velório acontece na funerária Ethernus, na rua Padre Valdivino, 1688. Às 18 horas há uma missa de corpo presente e às 19 horas é levado, sem cortejo, para o cemitério Jardim Metropolitano onde é cremado, em cerimônia familiar. Deputado estadual por dois mandatos e uma vez deputado federal, o jornalista foi secretário no Governo Parsifal Barroso e foi segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, na época presidida por Mauro Benevides, em 1963. Também foi vice-presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais.
- 135 anos da Proclamação da República Federativa Brasileira.
- 129 anos de fundação do Clube de Regatas Flamengo.
- 35 anos da primeira eleição direta para Presidente da República do Brasil, após o termino da Regime Militar.
- 25 anos da morte da cantora gospel carioca Denise Cerqueira.
- Dia da Proclamação da República-Comemorado por brasileiros, conforme Lei 662 de 6 de abril de 1949, ratificada pela Lei 10.607 de 19 de dezembro de 2002, para marcar a data da promulgação do Decreto 1 de 15 de novembro de 1889, que foi assinado pelo então Marechal Deodoro da Fonseca.
- Dia Nacional da Umbanda-Comemoração instituída pela Lei 12.644 de 16 de maio de 2012, e que inicialmente foi instituída pelo Conselho Nacional Deliberativo da Umbanda; tem por fim marcar a data da 1ª manifestação do "Caboclo das Sete Encruzilhadas", que se incorporou em 15 de novembro de 1908 no então jovem médium brasileiro, Zélio Fernandino de Moraes.
- Dia do Esporte Amador.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário