Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas da Caatinga

Projeto revela a Caatinga, Bioma mais exclusivo do Planeta.

A Gastronomia também é um meio de difundir a Cultura do Bioma, como o delicioso Mousse de Palma exemplificada nesta Coluna Histórias & Sabores.

“Devemos nos dedicar não só a dominar, mas a condicionar, melhorar, compreender. Assim, é necessário integrar-se ao meio ambiente e entender que nossa vida e bem-estar estão intrinsecamente ligados ao estado da vida. Precisamos entender que, estando na Caatinga, o que fazemos aqui, na preservação ambiental, reflete no mundo como um todo, e não apenas em nós”.

A compreensão é de Nádia Cajado, professora de metodologia do trabalho científico, iniciação científica e física, que se inspira em Edgar Morin,antropólogo, sociólogo e filósofo francês, para divulgar um dos grandes trabalhos desenvolvidos com um grupo de estudantes da cidade de Caldeirão Grande, interior baiano.

O Projeto surgiu quando Nádia Cajado percebeu que os estudantes da região pouco conheciam sobre o próprio habitat: a Caatinga, um bioma peculiar e único no mundo, que abrange a região Nordeste e ocupa cerca de 10,1% do Território Nacional.

“Em vários momentos, ao discutir sobre os biomas, quando perguntei nas salas qual era o bioma predominante na nossa região, o silêncio era total. Fiz essa proposição às minhas alunas, e um dos grupos aceitou trabalhar com esse Projeto de Pesquisa”, conta Nádia.

O entusiasmo tomou conta do grupo, que se dedica à coleta de informações, à análise in loco dos recursos que o bioma oferece e a atividades de propagação, aprendendo, conservando e conscientizando sobre um dos biomas mais exclusivos do planeta. O Projeto se expandiu com muitas atividades intelectuais e práticas, como oficinas e reflexões, todas com o objetivo de valorizar a cultura diferenciada do nordestino e promover impactos positivos na sociedade.

“A valorização da cultura local da Caatinga traz consigo uma série de impactos positivos, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Ao reconhecer e celebrar a rica diversidade cultural e natural desse ecossistema, promovemos impactos sociais, fortalecemos a identidade cultural e valorizamos tradições como a música, a dança, a gastronomia e o artesanato da Caatinga, gerando senso de pertencimento e orgulho”, enfatiza a professora.

Nas atividades práticas, o grupo se articulou para produzir e vender mudas de cactos ornamentais e vasos biodegradáveis, incentivando práticas sustentáveis e valorizando a biodiversidade local. A gastronomia também foi uma forma de disseminar a cultura do bioma.

“Existem várias formas de conscientizar e promover a valorização desse bioma, e uma das formas escolhidas por nós foi o empreendedorismo. Produzimos e vendemos mudas de cactos, mas não queremos vender apenas o produto; buscamos também levar informações e alertas sobre o nosso bioma. Além disso, pensamos em trazer ideias de culinária baseadas no bioma, algo muito presente em nossas vidas”, relata Lay, uma das jovens pesquisadoras.


A Caatinga oferece uma biodiversidade única, com ingredientes tradicionais e exclusivos, como licuri, umbu, farinha de jatobá e mel de abelha uruçu, além dos emblemáticos cactos de várias espécies, as famosas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), hoje vistas sob um novo olhar. Esses ingredientes podem ser valorizados na gastronomia local, promovendo sua preservação e conscientização sobre a importância do bioma.

“A Gastronomia da Caatinga reflete a adaptação do homem à natureza árida. Os ingredientes simples e saborosos da culinária local compõem um verdadeiro banquete para o paladar. Temos a palma e o mandacaru, dois ingredientes emblemáticos ainda pouco explorados na gastronomia da Caatinga”, explica Nádia.

“A palma, além de ser alimento para o gado, pode ser consumida pelo homem. Seus frutos, ricos em água e nutrientes, são utilizados na produção de doces, geleias e compotas. Já o mandacaru pode ser aproveitado para sucos, sorvetes e geleias. Sua polpa também pode ser fermentada para produzir bebidas alcoólicas”, descreve a professora.

O projeto, intitulado Cidadão Planetário: Conhecendo e Preservando a Caatinga, desenvolvido pelo grupo por meio do Colégio Estadual Rômulo Galvão, será apresentado na Feira Internacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (Feincyt) que será realizada no México, em julho de 2025, representando a educação pública da Bahia em um evento de alcance global.

Antes de chegar ao México, os estudantes combinaram de privilegiar a coluna Histórias & Sabores com uma receita deliciosa feita com palma, resistente e nutritiva. Os autores da delícia são Ana Julia Mangabeira dos Santos, Everton Jones dos Santos Gonçalbes, Gustavo Almeida, Marcos Ryan Carvalho de Araujo, Luís Eduardo dos Santos e Kauan Gomes! Acompanhe e faça!

Receita de Mousse de Cocada Cremosa da Palma-Ingredientes:

  • 2 folhas de palma forrageira (sem espinhos)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 pacote de coco ralado (100 g)
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12 g)
  • 5 colheres de sopa de água (para hidratar a gelatina)
  • Açúcar a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Corte a palma em pedaços pequenos e cozinhe em água com uma colher de suco de limão por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Escorra bem e bata os pedaços no liquidificador até obter um purê homogêneo.

Preparar a base de Cocada Cremosa:

  • Em uma panela, misture o purê de palma, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado.
  • Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar um creme levemente espesso.
  • Deixe esfriar completamente antes de continuar.
Hidratar a gelatina:

  • Dissolva a gelatina sem sabor em 5 colheres de sopa de água e aqueça para ativar.

Preparar a Mousse:

  • No liquidificador, bata o creme de cocada já frio, o creme de leite e a gelatina dissolvida até obter uma mistura homogênea.
  • Ajuste o açúcar, se necessário, e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar. Sirva e aproveite!

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...