Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas da Caatinga

Projeto revela a Caatinga, Bioma mais exclusivo do Planeta.

A Gastronomia também é um meio de difundir a Cultura do Bioma, como o delicioso Mousse de Palma exemplificada nesta Coluna Histórias & Sabores.

“Devemos nos dedicar não só a dominar, mas a condicionar, melhorar, compreender. Assim, é necessário integrar-se ao meio ambiente e entender que nossa vida e bem-estar estão intrinsecamente ligados ao estado da vida. Precisamos entender que, estando na Caatinga, o que fazemos aqui, na preservação ambiental, reflete no mundo como um todo, e não apenas em nós”.

A compreensão é de Nádia Cajado, professora de metodologia do trabalho científico, iniciação científica e física, que se inspira em Edgar Morin,antropólogo, sociólogo e filósofo francês, para divulgar um dos grandes trabalhos desenvolvidos com um grupo de estudantes da cidade de Caldeirão Grande, interior baiano.

O Projeto surgiu quando Nádia Cajado percebeu que os estudantes da região pouco conheciam sobre o próprio habitat: a Caatinga, um bioma peculiar e único no mundo, que abrange a região Nordeste e ocupa cerca de 10,1% do Território Nacional.

“Em vários momentos, ao discutir sobre os biomas, quando perguntei nas salas qual era o bioma predominante na nossa região, o silêncio era total. Fiz essa proposição às minhas alunas, e um dos grupos aceitou trabalhar com esse Projeto de Pesquisa”, conta Nádia.

O entusiasmo tomou conta do grupo, que se dedica à coleta de informações, à análise in loco dos recursos que o bioma oferece e a atividades de propagação, aprendendo, conservando e conscientizando sobre um dos biomas mais exclusivos do planeta. O Projeto se expandiu com muitas atividades intelectuais e práticas, como oficinas e reflexões, todas com o objetivo de valorizar a cultura diferenciada do nordestino e promover impactos positivos na sociedade.

“A valorização da cultura local da Caatinga traz consigo uma série de impactos positivos, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Ao reconhecer e celebrar a rica diversidade cultural e natural desse ecossistema, promovemos impactos sociais, fortalecemos a identidade cultural e valorizamos tradições como a música, a dança, a gastronomia e o artesanato da Caatinga, gerando senso de pertencimento e orgulho”, enfatiza a professora.

Nas atividades práticas, o grupo se articulou para produzir e vender mudas de cactos ornamentais e vasos biodegradáveis, incentivando práticas sustentáveis e valorizando a biodiversidade local. A gastronomia também foi uma forma de disseminar a cultura do bioma.

“Existem várias formas de conscientizar e promover a valorização desse bioma, e uma das formas escolhidas por nós foi o empreendedorismo. Produzimos e vendemos mudas de cactos, mas não queremos vender apenas o produto; buscamos também levar informações e alertas sobre o nosso bioma. Além disso, pensamos em trazer ideias de culinária baseadas no bioma, algo muito presente em nossas vidas”, relata Lay, uma das jovens pesquisadoras.


A Caatinga oferece uma biodiversidade única, com ingredientes tradicionais e exclusivos, como licuri, umbu, farinha de jatobá e mel de abelha uruçu, além dos emblemáticos cactos de várias espécies, as famosas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), hoje vistas sob um novo olhar. Esses ingredientes podem ser valorizados na gastronomia local, promovendo sua preservação e conscientização sobre a importância do bioma.

“A Gastronomia da Caatinga reflete a adaptação do homem à natureza árida. Os ingredientes simples e saborosos da culinária local compõem um verdadeiro banquete para o paladar. Temos a palma e o mandacaru, dois ingredientes emblemáticos ainda pouco explorados na gastronomia da Caatinga”, explica Nádia.

“A palma, além de ser alimento para o gado, pode ser consumida pelo homem. Seus frutos, ricos em água e nutrientes, são utilizados na produção de doces, geleias e compotas. Já o mandacaru pode ser aproveitado para sucos, sorvetes e geleias. Sua polpa também pode ser fermentada para produzir bebidas alcoólicas”, descreve a professora.

O projeto, intitulado Cidadão Planetário: Conhecendo e Preservando a Caatinga, desenvolvido pelo grupo por meio do Colégio Estadual Rômulo Galvão, será apresentado na Feira Internacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (Feincyt) que será realizada no México, em julho de 2025, representando a educação pública da Bahia em um evento de alcance global.

Antes de chegar ao México, os estudantes combinaram de privilegiar a coluna Histórias & Sabores com uma receita deliciosa feita com palma, resistente e nutritiva. Os autores da delícia são Ana Julia Mangabeira dos Santos, Everton Jones dos Santos Gonçalbes, Gustavo Almeida, Marcos Ryan Carvalho de Araujo, Luís Eduardo dos Santos e Kauan Gomes! Acompanhe e faça!

Receita de Mousse de Cocada Cremosa da Palma-Ingredientes:

  • 2 folhas de palma forrageira (sem espinhos)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 pacote de coco ralado (100 g)
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12 g)
  • 5 colheres de sopa de água (para hidratar a gelatina)
  • Açúcar a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Corte a palma em pedaços pequenos e cozinhe em água com uma colher de suco de limão por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Escorra bem e bata os pedaços no liquidificador até obter um purê homogêneo.

Preparar a base de Cocada Cremosa:

  • Em uma panela, misture o purê de palma, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado.
  • Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar um creme levemente espesso.
  • Deixe esfriar completamente antes de continuar.
Hidratar a gelatina:

  • Dissolva a gelatina sem sabor em 5 colheres de sopa de água e aqueça para ativar.

Preparar a Mousse:

  • No liquidificador, bata o creme de cocada já frio, o creme de leite e a gelatina dissolvida até obter uma mistura homogênea.
  • Ajuste o açúcar, se necessário, e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar. Sirva e aproveite!

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...