Pular para o conteúdo principal



Maria Bethânia é Doutora Honoris Causa UFC


Em noite histórica na Concha Acústica, Maria Bethânia recebe título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Um cantar pleno de ancestralidade no qual ressoam muitas vozes: as mensagens dos orixás, as preces aos santos, as cantigas populares dos brincantes de folguedos, os clamores dos manifestantes contra as opressões, as falas de teatro, a expressão genuína de inúmeras narrativas da cultura do Brasil. Assim é Maria Bethânia, uma artista que tem, em sua voz e performance singulares, um entoar de liberdade e celebração da arte em quase 60 anos de carreira.

A obra e o legado da cantora foram homenageados, na noite dessa sexta-feira (15), pela Universidade Federal do Ceará com a entrega do título de Doutora Honoris Causa. A cerimônia, marcada por muita música e emoção, ocorreu na Concha Acústica da Reitoria e foi conduzida pelo reitor Custódio Almeida, acompanhado por integrantes da administração superior da UFC. Estiveram ainda presentes o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, e o Ministro da Educação, Camilo Santana.

A solenidade começou com a apresentação dos músicos Pantico Rocha e Alisson Félix, que tocaram as músicas “Começaria tudo outra vez”, de Gonzaguinha; “Sonho meu”, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho”, e “Iluminada”, de Jorge Portugal e Roberto Mendes. Logo após, adentrou o cortejo de autoridades universitárias, ao som da canção “Reconvexo”, interpretada por Aparecida Silvino.

Caminhando em meio a um público que lotou o espaço, Maria Bethânia foi acompanhada em seu cortejo pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, pelo pró-reitora adjunta de Cultura da UFC, Glícia Pontes, pelo diretor da Casa de José de Alencar, Leandro Bulhões e por dois fãs, Veridiana Martins de Oliveira e José Olinda Braga, este último, professor do Curso de Psicologia da UFC. Na ocasião, Luiza Nobel cantou “Carcará”, de João de Vale e José Cândido da Silva, enquanto o espetáculo de projeções “Oyá”, desenvolvido no Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, trazia referências imagéticas alusivas à trajetória da artista.

A cerimônia seguiu com leitura do currículo da homenageada pela cerimonialista Cláudia Lordão e com três momentos de saudação a Bethânia: pela professora e cordelista Paola Torres, que declamou um cordel que escreveu para a cantora; pelo babalorixá Shell Santos, representando o terreiro de candomblé Ilè Ibá Àsé Kpósu Aziri, o mais antigo de Fortaleza, que destacou a representatividade do momento para os integrantes de religiões de matriz africana; e pela professora Maria Juliana Linhares, do Curso de Música da UFC, que cantou a música “Oração de Mãe Menininha”, acompanhada pelo músico Escurinho.

Na sequência, o reitor Custódio Almeida anunciou a entrega do título de Doutora Honoris Causa à Maria Bethânia, com a aposição da samarra (espécie de túnica) sendo feita pelo ministro Camilo Santana, e do capelo (pequeno chapéu) pela própria artista, declarando Custódio Almeida que “em geral é o reitor quem coloca, mas uma rainha coroa a si mesma”, passando o símbolo doutoral à cantora.

DISCURSOS - Em sua fala, Maria Bethânia destacou as aproximações com o ambiente acadêmico, em vivências artísticas na UFBA na década de 1960, e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015, e ainda o recebimento dos títulos de Doutora Honoris Causa pela UFBA em 2016 e Láurea do Mérito Cultural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2019. “Eu e a universidade temos, portanto, uma longa e fértil amizade”, afirmou.

Mencionando as obras de grandes nomes da cultura cearense, como as escritoras Emília Freitas e Rachel de Queiroz, a socióloga Violeta Arraes, o compositor Humberto Teixeira e o poeta Patativa do Assaré, Bethânia agradeceu o título enfatizando a relevância da música popular. 

- Aqui está ela: a canção e sua história, a canção e sua força, a canção e seu sangue, a canção e suas asas (...) não importa onde, é sempre o palco que me conduz, este lugar sagrado, lugar de festa, onde a menina de Santo Amaro fincou seus pés, e de onde, em reverência, olha nos olhos da vida e canta”, declarou cantando, logo após, um trecho de “O que é? O que é?”, de autoria de Gonzaguinha.

O reitor Custódio Almeida abordou em sua fala a contribuição de Maria Bethânia para o campo das artes no País. 

- Conceder o título de Doutora Honoris Causa para Maria Bethânia é reconhecer a consistência, vitalidade e dinâmica de uma artista pioneira, que nos convida a remontar uma travessia sonora, performática e de experiências sociais que também conta a história do país”, avaliou.

O gestor pontuou ainda em seu discurso a atuação da cantora em questões político-sociais. 

- A artista Maria Bethânia jamais se eximiu de defender e de pôr em discussão Brasis encobertos pela violência e pelos ‘podres poderes’. Em décadas de carreira, tem cantado as subjetividades de um país complexo, negro e indígena, belo e misterioso, revelando as potências do povo brasileiro”, considerou.

PÚBLICO - Um público diverso compareceu à Concha Acústica para conferir a entrega do título de Doutora Honoris Causa à Maria Bethânia. Pessoas de todas as idades formaram bem cedo a fila que, no meio da tarde, já contornava a lateral da Reitoria. Dois desses fãs que não perderam a oportunidade de ver de perto a artista foram o casal Guilherme Rocha e João Filipe Alves.

- Já fomos até São Paulo para ver a Bethânia e, inclusive, vamos para o show em Fortaleza, mas, quando soubemos da presença dela aqui, sabíamos que não poderíamos perder”, disse Guilherme. “Somos grandes fãs dela e é uma honra ter feito a mesma universidade que vai dar o título à Bethânia”, declarou Filipe, que é egresso do curso de História da UFC.

Não apenas na plateia estavam os fãs, mas também nos bastidores, como é o caso da servidora técnica-administrativa Janne Ângelo, que atua no Centro de Tecnologia da UFC. Integrante do corpo de voluntários que trabalhou no evento, Janne disse que a sua relação com a obra de Bethânia vem desde a infância. 

- Sempre fui apaixonada pela Bethânia. Nasci no mesmo dia do aniversário dela, 18 de junho, e uma das canções que mais amo faz parte do disco Plunct, Plact, Zuuum, que é do ano em que eu nasci, 1981. Essa homenagem a ela, pra mim, representa uma homenagem à cultura e à mulher brasileira”, avaliou.
Com informações da Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC e foto e Guilherme Silva.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...