Pular para o conteúdo principal



UFC mantém nome de Concha Acústica Martins Filho


À luz de novas informações, Universidade Federal do Ceará (UFC) decide manter nome de Martins Filho na Concha Acústica (foto Viktor Braga). Ex-aluno Bergson Gurjão nomeará futuro Espaço Cultural na Reitoria da UFC.

Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (18/11/2024), o Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC deliberou pela manutenção da denominação da Concha Acústica da Universidade com o nome do ex-reitor e fundador da instituição cearense, Antônio Martins Filho, agora como Concha Acústica Reitor Antônio Martins Filho. Com 31 votos a favor e 6 contrários, a decisão foi embasada na recente identificação, pelo Memorial da UFC, de um documento que atesta a prévia existência do nome Auditório Martins Filho para o auditório da Concha Acústica.

O documento consiste na ata da 49ª Sessão Extraordinária do CONSUNI, realizada em 29/8/1959. Na ocasião, uma comissão de estudantes da Escola de Engenharia apresentou um memorial, por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no qual solicitou que fosse dado o nome do então reitor ao equipamento, o que foi aprovado por unanimidade naquele momento.

Por um erro na pesquisa dos documentos que versam sobre a Concha Acústica, essa ata não havia sido identificada antes da 138ª Sessão Ordinária do CONSUNI, realizada no dia 1º de novembro deste ano, ocasião em que os conselheiros aprovaram, por aclamação, que o equipamento recebesse o nome de Bergson Gurjão Farias, ex-estudante da UFC perseguido e morto pela ditadura militar. A ata só foi identificada pelo Memorial da UFC em 13/11/2024.

Após identificar o erro na pesquisa e, consequentemente, a existência de um documento oficial que já dava nome à Concha Acústica, o reitor da UFC e presidente do CONSUNI, Custódio Luís Silva de Almeida, convocou para a tarde desta segunda-feira (18/11/2024) a sessão extraordinária, que debateu e deliberou sobre o tema ao longo de três horas.

A decisão foi tomada tendo em vista o pleito apresentado pelo movimento estudantil à época, a biografia do reitor e fundador, a memória e a história da UFC e a institucionalidade e legitimidade do próprio CONSUNI. A deliberação será convertida em resolução do Conselho Universitário, consolidando-se a decisão tomada em 29/8/1959.

Tendo em vista a importância da homenagem a Bergson Gurjão, cuja enorme contribuição na luta contra a ditadura militar e para a redemocratização do País precisa ser reconhecida, o CONSUNI também aprovou que o futuro espaço cultural da UFC no prédio da Reitoria, a ser inaugurado em 10/12/2024, receba o nome Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias.

Mais do que justa homenagem, trata-se de mais um passo no longo processo de reparação histórica às vítimas da ditadura e de reconciliação da Universidade com a Democracia e os Direitos Humanos.

ENTENDA O CASO – A homenagem póstuma a Bergson Gurjão Farias foi sugerida por lideranças do Movimento Estudantil, em articulação com a Comissão de Direitos Humanos da UFC, e logo acolhida pela Reitoria como pauta a ser levada ao CONSUNI.

A história de Bergson simboliza a virulência e o autoritarismo da ditadura militar: ele era aluno do curso de Química da UFC de 1967 a 1969, quando foi expulso por ordem da ditadura, por sua atuação no Movimento Estudantil da época. Para seguir na luta pela redemocratização do País, ele foi para a clandestinidade e acabou sendo morto violentamente por militares na região do Araguaia em 1972. Os restos mortais de Bergson só foram entregues à família e velados em 2009, justamente na Concha Acústica da UFC.

A intenção dos estudantes e da Comissão de Direitos Humanos da UFC era nomear a Concha Acústica com o nome de Bergson. Antes da sessão do CONSUNI de 1º de novembro, que discutiria a homenagem, foi realizado um levantamento em portarias da Reitoria e em resoluções dos conselhos da UFC, não tendo sido encontrado nenhum documento que atribuía nome ao espaço. Entretanto, a informação que atestava o contrário não estava em nenhuma portaria ou resolução, mas na referida ata da reunião do CONSUNI de agosto de 1959.

COMPROMISSO – Ao instituir uma reunião extraordinária para discutir uma decisão tomada anteriormente, agora à luz de novos fatos, esclarecidos pela ata localizada, a UFC reforça seu compromisso com a verdade, com a ética e a transparência em todas as suas instâncias, ainda que tomar esses valores como inegociáveis em sua atuação pública possa causar o incômodo de precisar reconhecer erros e aprender com eles.

Atualmente, uma grande quantidade de documentos da Universidade ainda permanece no formato físico, sem ter passado pelo necessário processo de digitalização e informatização – fato que pode, eventualmente, causar dificuldade na localização e identificação de materiais que registram a memória da Instituição.

Nesse sentido, a UFC entende a urgência e mantém entre suas metas o aceleramento da digitalização de seu acervo e o aprimoramento de sua sistematização e disponibilização, no sentido de proteger sua história, autonomia e segurança jurídica.

VOTAÇÃO – A reunião desta segunda-feira (18/11/2024) foi marcada por falas contundentes, emocionadas e precisas. Se, por um lado, foi sublinhada a memória da luta de Bergson Gurjão, assassinado de maneira violenta enquanto lutava contra um regime ditatorial e desumano, por outro foi consenso entre muitos conselheiros que se expressaram a necessidade de reavaliar a decisão tomada em 1º/11/2024 diante dos novos fatos antes desconhecidos e agora atestados pela ata localizada.

Pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), o professor José de Paula Barros Neto ressaltou que, com a localização da ata, a Universidade perdeu argumentos institucionais para justificar a decisão de dar o nome de Bergson Gurjão à Concha Acústica. Para ele, manter o já existente nome de Martins Filho na designação do equipamento não significa esquecer a memória de Gurjão. 

- Seu nome no futuro Espaço Cultural da UFC lhe dará voz muito maior. Temos que pensar como instituição”, resumiu.

Pró-reitor de Graduação (PROGRAD), o professor David Romero também elogiou a resolução proposta e aprovada:

- Esta Reunião mostra a dignidade de revisar nossos atos quando necessário. Ao mesmo tempo, a sugestão de dar ao espaço cultural o nome de Bergson Gurjão é olhar para o futuro”, frisou.

Pró-reitor de Assistência Estudantil (PRAE), o professor Bruno Rocha ratificou esse entendimento: 

- Não foi polêmica nenhuma que levou à reunião de hoje (19/11/2024), foi a responsabilidade perante os fatos. Todos os conselheiros devem tomar sua decisão baseados em todas as informações disponíveis, incluindo esta nova”.

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – email: dacs@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...