Pular para o conteúdo principal



Venezuela 1x1 Brasil


O empate por 1 a 1 entre Brasil e Venezuela, na noite desta quinta-feira (14/11/2024), em Maturin, no norte da Venezuela, não fez jus ao que as duas equipes produziram. A Seleção Brasileira foi bem melhor, com um ótimo primeiro tempo, e merecia ter vencido o duelo, válido pela 11ª Rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O domínio do Brasil no primeiro tempo foi amplo. Com dinamismo e muita intensidade, a Seleção criou várias oportunidades e controlou o jogo. Logo aos 8 minutos, Vini Jr deu sua primeira arrancada, driblou o goleiro Romo, viu Raphinha livre e rolou para trás. O camisa 10 chutou de esquerda e a bola passou por cima da trave.

Aos 14 minutos, num outro bom ataque da Seleção Brasileira, Gerson ajeitou a bola no peito e bateu da entrada da área. Por pouco, não fez o gol.


Vini Jr, com grande atuação, não teve sorte nas finalizações (fotos Rafael Ribeiro / CBF)


Pouco depois, Raphinha quase marcou de cabeça, após uma bola alçada na área por Bruno Guimarães. A Seleção pressionava a Venezuela e ditava o ritmo de jogo. Aos 21, Savinho deu um passe açucarado para Vini Jr de cavadinha, enganando a defesa adversária. O craque brasileiro, desequilibrado, conseguiu finalizar e a bola bateu na trave.

Muito superior: Na sequência, Gerson chutou forte, de fora da área, e o goleiro espalmou para escanteio.

Apesar da atuação destacada, a Seleção Brasileira bobeava na defesa. No primeiro tempo, por causa de erros individuais, a Venezuela teve duas boas oportunidades.

Ainda na primeira etapa, Vini Jr, em nova investida com velocidade, ganhou do marcador e obrigou o goleiro venezuelano a salvar com o pé. Na sobra, Savinho chutou e Navarro evitou o gol.

Brasil 1 a 0: Aos 42, no entanto, os mandantes não conseguiram neutralizar o ataque brasileiro. Numa falta na entrada da área, Vini Jr e Raphinha ficaram em posição de cobrança. Na hora “h”, Vini correu, passou pela bola e deixou Raphinha concluir. Foi uma cobrança perfeita, de pé esquerdo, sem defesa para Romo.

A Seleção lutou o tempo todo em busca da vitória (foto Rafael Ribeiro / CBF)

Gol de empate: A vantagem de 1 a 0 foi até pequena pelo que o Brasil produziu nos 45 minutos iniciais. A expectativa pelo que viria depois do intervalo era grande. Mas, a Seleção levou um balde de água fria com menos de um minuto do segundo tempo. Em outra desatenção do setor defensivo, Segovia empatou.

A Amarelinha teve, porém, a melhor chance para voltar a marcar aos 16. Num pênalti sofrido por Vini Jr. Ele próprio cobrou e o goleiro Romo defendeu. No rebote, o atacante chutou para fora.

Volta do domínio: Até a metade dessa etapa, a partida ficou equilibrada. Aos 23, Dorival Jr substituiu Igor Jesus por Luiz Henrique e também trocou Savinho por Paquetá. A partir de então, a Seleção Brasileira voltou a ter mais volume de jogo e a criar outras chances, em ataques com a participação de Luiz Henrique, Vini Jr e Paquetá.

Aos 36, Martinelli entrou no lugar de Bruno Guimarães e, aos 46, Estevão ocupou a vaga de Abner. A Venezuela passou a gastar o tempo, satisfeita com o empate, enquanto o Brasil, com cinco atacantes em campo, lutou até o final.

Aos 48, o sistema de irrigação do campo foi acionado ou disparou involuntariamente e o jogo teve de ser paralisado, num momento em que a Seleção Brasileira buscava o segundo gol. O empate acabou festejado pelos venezuelanos, tamanha a superioridade do Brasil na partida.

Escalação: O Brasil jogou com Ederson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner (Estevão), Bruno Guimarães (Martinelli), Gerson, Raphinha, Vini Jr, Savinho (Paquetá) e Igor Jesus (Luiz Henrique).

11ª Rodada
  • Venezuela 1x1 Brasil.
  • Paraguai 2x1 Argentina.
  • Equador 4x0 Bolívia.
  • Uruguai 3x2 Colômbia.
  • Peru 0x0 Chile.
Classificação
  1. Argentina: 22 pontos.
  2. Uruguai: 19 pontos.
  3. Colômbia: 19 pontos.
  4. Brasil: 17 pontos.
  5. Equador: 16 pontos.
  6. Paraguai: 16 pontos.
  7. Venezuela: 12 pontos.
  8. Bolívia: 12 pontos.
  9. Peru: 7 pontos.
  10. Chile: 6 pontos.
Com informações do cbf.com.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...