Morreu aos 51 anos, nesta segunda-feira (24/3/2025), o professor de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ismar Capistrano Costa Filho (foto). O jornalista e professor Ismar Capistrano Filho tinha Câncer. Apesar do diagnóstico de Câncer, Ismar Filho deu aulas até 2024.2.
Ismar Capistrano Filho era irmão do promotor de eventos e sócio da Inventhar, uma das empresas ligadas ao Sistema Monólitos de Comunicação, Caio Capistrano.
O velório será realizado na Funerária Afagu, em Quixadá, a partir das 21 horas desta segunda-feira (24). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Nova Jerusalém, em Quixadá, na terça-feira (25), às 15 horas.
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ismar Capistrano Filho tinha mestrado e bacharel em Comunicação Social. Ele é formado em Jornalismo da UFC.
Foi professor de:
- Comunicação Comunitária.
- Assessoria de Comunicação.
- Radiojornalismo.
- Internet e Culturas Populares.
Ismar Filho criou o Projeto de Apoio à Comunicação Alternativa, Cidadã e Comunitária (CACCO), uma ação de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UFC.
Ismar Filho era conhecido por sua dedicação ao CACCO e a essa parceria com as rádios comunitárias, sendo responsável por pensar ações de formação, que capacitava os participantes para produção:
- Sonora.
- Visual.
- Audiovisual.
- Textual.
- Jornalística.
- Gestão de Mídias Sociais.
- Projetos de Comunicação.
- Radialista Cláudio Teran: Vi Ismar começar. Foi estagiário na extinta 'RCN Assunção', época em que coordenei a Comunicação e o Jornalismo da Rádio. Aquele foi seu primeiro emprego. E ele ainda estava cursando a Faculdade. Um bom ser humano, generoso, prestativo, amava o Jornalismo e descobriu nos idos de 1996 uma nova paixão, pelo Rádio AM. Entusiasmado, aprendia rápido, tanto, que em pouco tempo tocava sozinho a produção de programas radiofônicos diários da RCN. Chegava em um Ford Verona, de seu Pai, e liberava o carro para as urgências da galera, baseado em uma boa premissa: "meu Pai é o dono e todo mundo pega esse carro pois ele diz que carro é pra andar", falava. Com o tempo foi se decepcionando com as redações, mas não com o Jornalismo, e então partiu para as especializações. Virou professor. Mestre. Doutor. E passou a ensinar Jornalismo nas salas da UFC. Antes atuou na assessoria de comunicação de Ilário Marques na Prefeitura de Quixadá e serviu ao gabinete de Rachel Marques na Assessoria de Imprensa da Assembleia. Importante registrar seu amor por sua Quixadá, de onde veio e para onde sempre estava voltando. "Aqui é o meu chão". Fica o vazio e uma saudade do Ismar. Um Câncer o levou aos 51 anos...
- Sindjorce: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) toma conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do jornalista e professor universitário Ismar Capistrano Costa Filho, ocorrido nesta segunda-feira, 24 de março, aos 51 anos, após enfrentar uma batalha contra o Câncer nos últimos meses. Ismar Capistrano era filiado ao Sindjorce desde 29 de julho de 1996, com registro 988. Nasceu em 17 de maio de 1973 e era formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possuía Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, era professor do Curso de Jornalismo da UFC, sendo um profissional altamente respeitado no meio acadêmico e jornalístico. Ismar era presente nas lutas sindicais e na luta pela democratização da comunicação no Ceará, tendo liderado importantes projetos desde a universidade. Suas salas de aula na Graduação e na Pós-Graduação sempre estiveram abertas para o movimento sindical dos jornalistas. Foi palestrante, muito recentemente, em outubro de 2024, no Encontro de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizado pelo Sindjorce – ocasião, que ilustra esta nota. O velório será realizado a partir das 21h desta segunda-feira (24), no Centro de Velórios da AFAGU, em Quixadá, onde amigos, colegas e familiares poderão prestar suas últimas homenagens. O Sindjorce se solidariza com familiares, amigos, colegas e alunos de Ismar Capistrano, reafirmando nosso reconhecimento por sua trajetória comprometida com a formação crítica, o Jornalismo e a luta coletiva".
- Ilário Marques: Recebi a notícia triste do falecimento do professor doutor Ismar Capistrano (@ismarcapistrano). Ismar colaborou em nossos mandatos e governos na Assessoria de Comunicação e sempre foi um nome de grandes debates e projetos no Ceará. Minha solidariedade e abraço à todos os familiares e amigos".
Comentários
Postar um comentário