Pular para o conteúdo principal



XXVI Festival de Jazz & Blues homenageia 4 personalidades

Quatro artistas reverenciados por suas atuações na música, seja como intérprete, compositor, arranjador, produtor, ou mesmo todas essas funções magistralmente realizadas ao longo de suas respectivas carreiras, são homenageadas no 26º Festival Jazz & Blues de Guaramiranga e Fortaleza.

São eles:
  • Flautista, pianista e compositora paulista Léa Freire.
  • Acordeonista, pianista, compositor, arranjador, cantor e produtor cearense Adelson Viana.
  • Carioca Maurício Einhorn, mestre da harmônica e das composições.
  • Compositor e intérprete cearense Fausto Nilo.

As homenagens acontecem antes do show, que cada um deles apresenta no Palco da Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga:
  • Léa Freire Quarteto, no sábado (1). 
  • Adelson Viana, Cristovão Bastos e Cainã Cavalcante - show “Afinidades” , no sábado (1).
  • Maurício Einhorn Quarteto - show “Batida Diferente, Três Gerações”, no domingo (2).
  • Fausto Nilo - show “Além desse futuro” -, encerrando a sessão das 21 horas na segunda-feira (3).
Homenageados:

  • Léa Freire-A flautista, pianista e compositora paulistana Léa Freire, uma das artistas brasileiras pioneiras na dedicação ao fortalecimento da cena instrumental e uma das compositoras e arranjadoras mais reconhecidas no cenário internacional. É reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados gêneros musicais. Criou a Maritaca Discos, gravadora que há mais de 25 anos se dedica a promover o rico cenário instrumental brasileiro, com mais de 50 álbuns lançados. Vento em Madeira foi um dos grupos que fundou, com o qual gravou vários CDs e excursionou pelo Brasil e exterior.
  • Adelson Viana-Acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor, o cearense Adelson Viana transita com maestria por todas essas – e outras – possibilidades que a música é capaz de oferecer. Vindo de uma família de músicos, verdadeiro estudioso e apaixonado pela arte, trilhou seu caminho com a “bênção” de grandes nomes, a exemplo de Dominguinhos, que o incentivou a mostrar para o mundo o seu talento com a sanfona e, principalmente, a soltar a voz em composições próprias e parcerias.
  • Maurício Einhorn-O mestre da harmônica e das composições Maurício Einhorn, de 92 anos, é um dos pioneiros da bossa nova e da gaita em diversos gêneros da música popular brasileira. É autor de clássicos da música brasileira, em parceria com o violonista Durval Ferreira, como “Estamos aí” (também com Regina Werneck), “Tristeza de nós dois” (com Bebeto Castilho), “Batida Diferente”, "Sambop" e "Joyce's samba" – estas três gravadas pelo pianista e amigo Sergio Mendes com o saxofonista norte-americano Cannonball Adderley, um dos maiores nomes do jazz em todos os tempos. Apresentou-se, como compositor e instrumentista, em vários países. Nos EUA, tocou com mestres como Joe Carter, Paquito D´Rivera, Jim Hall, Ron Carter, Herbie Mann e Richard Kimball. Ao longo de mais de cinco décadas, participou de mais de mil gravações com artistas nacionais e estrangeiros, como Tom Jobim, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Kenny Baron, Angela Ro Ro, Baden Powell, Paulo Moura, Marcos Valle, Edu Lobo, Eumir Deodato, João Donato, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Silvio César, Alcione, Raul Seixas, Maria Bethânia, Odair José, Sá e Guarabyra, Sérgio Sampaio, Gal Costa, Agepê, Luiz Melodia, entre outros.
  • Fausto Nilo-É um dos maiores compositores brasileiros em todos os tempos. Ao longo dos 53 anos de carreira do letrista, tem inúmeras canções bem conhecidas do público, graças à diversidade de parceiros e intérpretes envolvidos no processo de sua popularização com décadas de permanência no gosto popular. São aproximadamente uma centena de parceiros nacionais envolvidos na sua produção artística, somando cerca de 400 composições, incluindo ainda as versões feitas por ele para alguns clássicos da canção popular mundial. Entre os destaques dessa obra tão vasta, as colaborações históricas e diversificadas com Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Fagner, Dominguinhos, Sueli Costa, Chico Buarque, Lulu Santos, Roberto de Carvalho, Chico César e Zeca Baleiro. Canções com a colaboração de Fausto Nilo também ficaram marcadas como temas de inúmeras novelas de televisão e algumas chegam a ter várias dezenas de gravações, com intérpretes variados.
 O 26º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação, com apoio cultural da Enel Distribuição e Cegás, patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Banco do Nordeste e da Casa Pio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Mirante. Festival Integrante da Rede FACE.

Toda a programação é gratuita, com acesso aos shows por ordem de chegada, até esgotar a capacidade de público das sessões, sem retirada de ingressos antecipados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...