Pular para o conteúdo principal



Pague Menos e Alcione lançam música como Terapia


Pague Menos e Alcione lançam música como terapia auxiliar no tratamento de doenças respiratórias

Com a participação da cantora e compositora, iniciativa “Música pra respirar” foi pensada como terapia complementar ao tratamento de doenças respiratórias, que atingem mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

A artista enfrentou a asma durante a infância e descobriu o canto como poderoso aliado no controle da doença.

A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados, reforça seu compromisso de cuidar da Saúde e Bem-Estar dos brasileiros com a iniciativa “Música pra respirar”. Em parceria com uma junta médica do Projeto Brasil Sem Alergia, reconhecido nacionalmente por oferecer acesso gratuito à saúde para pacientes com alergias e problemas pulmonares, liderado pelo Dr. Marcello Bossois e Dra. Patricia Schilkert, a ação transformou exercícios de fisioterapia pulmonar em música para auxiliar no tratamento da maioria das doenças respiratórias.

O projeto une médicos, fisioterapeutas pulmonares e músicos profissionais para criar uma música inédita, que, além de uma canção, que funciona como exercícios pulmonares para prática e fortalecimento do sistema respiratório, é uma atividade complementar ao tratamento, tendo cada nota, pausa e respiração pensada para auxiliar o fortalecimento pulmonar, tornando o tratamento mais leve, acessível e prazeroso.

Para dar voz ao lançamento, a rede de farmácias convidou a cantora Alcione, que, além de ser uma das maiores e mais queridas cantoras do Brasil, também enfrentou a asma durante a infância, encontrando na música uma poderosa aliada para controlar a doença.


Ao lado dela, o coral de pacientes atendidos pelo Projeto Brasil sem Alergia entoou a canção “Pra Respirar” - a primeira do projeto, que já está disponível nas principais plataformas de streaming de música. Clique aqui e confira.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). No Brasil, estima-se que mais de 7,5 milhões de pessoas são portadoras das doenças, ou seja, um a cada quatro brasileiros, de acordo com o Scientific Electronic Library Online Brazil.

As doenças respiratórias obstruem as vias aéreas, tornando a respiração difícil, e, apesar de não possuírem cura, é recomendado, que os pacientes realizem tratamentos complementares à medicação e acompanhamento médico regular para minimizar os sintomas gerados, melhorar a qualidade de vida como um todo e retardar a progressão da doença.

Diante desse cenário preocupante e como uma forma de estar junto, agindo pela saúde e bem-estar dos brasileiros, o projeto “Música pra respirar” da Pague Menos surge com o objetivo de tornar o tratamento das doenças respiratórias mais acessível e “divertido” para qualquer pessoa.

Notas mais longas, por exemplo, foram incluídas na música para forçar a respiração, uma vez que aumenta o tempo respiratório e exalatório, provocando expansão maior na caixa torácica e fortalecendo a musculatura. Ou, então, trechos com “Pá pá pá” e chiados, que estimulam o controle respiratório, uma vez que a pausa ajuda na expansão pulmonar e, consequentemente, melhorando a capacidade de inspiração. Tudo isso pensando na melhor troca respiratória e expansão pulmonar, causando alívio e aumentando a capacidade respiratória dos pacientes.

Além disso, trilos e fonéticos de “Sss fff xxxx” foram incluídos como recursos de fortalecimento da musculatura do diafragma e controle respiratório, potencializando a musculatura exalatória e, automaticamente, potencializando a saída do ar, diminuindo a retenção de CO2, característico do quadro de doenças respiratórias e muito prejudiciais aos pacientes.

- Atualmente, temos mais de 21 milhões de clientes ativos em todo o País, dos quais a grande maioria realiza tratamento de cuidado contínuo, com acompanhamento médico e farmacológico. Nesse sentido, identificamos nesse projeto uma forma de contribuir com uma terapia complementar das pessoas, que tratam doenças respiratórias. Estamos muito animados em proporcionar mais esse avanço à população brasileira. Seguimos confiantes no potencial da Pague Menos para continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes, colaboradores e acionistas”, destaca Renato Camargo, vice-presidente Clientes da Pague Menos.

- A Terapia Auxiliar para DPOC, nascida da paixão do Coral Brasil Sem Alergia e nutrida pelo apoio da Pague Menos, é um testemunho de que a música pode ser um sopro de esperança e alívio para quem luta para respirar”, complementam Dr. Marcello Bossois e Dra Patricia Schilkert, médicos e fundadores do Projeto Brasil Sem Alergia.

- O canto coral, contribui significativamente na melhora da qualidade de vida do indivíduo; fisiologicamente com o ganho de qualidade respiratória através dos exercícios e da prática do canto; socialmente, com a convivência em grupo, construindo coletivamente um produto final comum, através da execução musical; e artistica e culturalmente, que possibilita vivenciar a arte e experimentar novos elementos culturais quer sejam nacionais ou internacionais", finaliza o maestro Guilherme Maldonado.

Importante ressaltar, que cantar pode ajudar na maioria das doenças respiratórias, mas não substitui o tratamento médico. Por isso, é essencial sempre consultar um profissional de saúde para integrar o tratamento como Terapia Auxiliar.

O projeto é assinado pela agência Lew’Lara\TBWA. A música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Clique aqui e confira.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma: A Rede de Farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.600 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 26 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, atualmente a rede é o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos do Clinic Farma em todas as Rgiões do Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...