Pular para o conteúdo principal



Reitor da UFC anuncia Condomínio de Inovação para março

Um importante momento de aproximação com o setor produtivo e de prospecção de parcerias entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a classe empresarial ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em Fortaleza.


O reitor Cândido Albuquerque foi o palestrante convidado da reunião do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) do Ceará, na qual todo o potencial de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo da UFC pôde ser apresentado.

E mais que isso: o encontro foi a oportunidade para despertar a classe empresarial cearense para as possibilidades de convênios que resultem tanto em investimentos para a Universidade quanto em soluções para a economia local e nacional, beneficiando todos os entes envolvidos.

"Os senhores talvez não tenham noção das ilhas de excelência que nós temos na UFC. A sociedade talvez nem saiba a qualidade dos nossos pesquisadores. Nós precisamos mostrar isso. E nosso intuito, agora, é implementar algumas mudanças para ampliar ainda mais essa interlocução e conquistar uma maior sustentabilidade para a nossa Universidade", explicou o professor Cândido Albuquerque.


O reitor teve a oportunidade de mostrar à classe empresarial projetos inovadores que devem passar a funcionar ainda neste semestre: o Parque Tecnológico, o Condomínio de Inovação e o Instituto de Inteligência Artificial.

O Condomínio de Inovação, por exemplo, deverá ser inaugurado em março deste ano. Trata-se de uma estrutura que irá congregar, em um único prédio no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra, agentes que lidam diretamente com o empreendedorismo dentro e fora da UFC, favorecendo a interlocução entre entes internos e externos.

Já o Parque Tecnológico, cuja discussão teve início em 2017, também deve começar a funcionar nos próximos meses, reunindo diversas parcerias entre a Universidade e organizações empresariais. Pelo modelo de funcionamento previsto para o parque, deverá haver ampliação do financiamento de laboratórios e pesquisas para a criação de produtos e projetos inovadores.
"Tudo isso que nós estamos fazendo na UFC só tem sentido se os senhores participarem. Se a classe produtiva não passar a integrar esses espaços, esse trabalho não terá resultado. A sociedade precisa ir para dentro da Universidade. Nós queremos dar maior impacto social às nossas pesquisas", afirmou o reitor.


RECEPÇÃO POSITIVA – A palestra de Cândido Albuquerque foi assistida com atenção por cerca de 30 empresários, membros do Lide Ceará. Muitos deles elogiaram a iniciativa da atual gestão de buscar maior conexão entre a Universidade e os diversos setores da sociedade.

"Isso representa uma abertura de diálogo com a iniciativa privada. Eu acredito muito neste match da ciência com o setor de negócios. Por isso fizemos questão de ouvir sobre os projetos da UFC. Inclusive, já estamos conversando sobre a ideia de levar membros do Lide para conhecer pessoalmente os projetos da Universidade", adiantou a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque.

O empresário Igor Queiroz, diretor do Instituto Myra Eliane, que é parceiro da UFC, também elogiou a iniciativa. "A UFC é uma entidade importantíssima de formação, é o grande celeiro do saber, com honra e tradição. Agora, essa visão de aproximação com o setor empresarial, com todos os setores da sociedade, pode levar a Universidade a uma dimensão nunca vista", afirmou.

Além dos empresários, estiveram presentes no evento o vice-reitor da UFC, professor Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, professor Augusto Albuquerque; e o coordenador de Empreendedorismo dessa pró-reitoria, professor Abraão Saraiva.

MAIS RECURSOS PARA A UFC
– Durante a palestra, o reitor também falou sobre as medidas administrativas que estão sendo tomadas para que a Universidade ganhe maior autonomia financeira. Dois pontos foram destacados: a produção de energia própria e o sistema TáxiGov para transporte de servidores em deslocamentos de trabalho.

No início de fevereiro, a UFC recebeu as placas fotovoltaicas para a produção de energia solar, adquiridas no início da atual gestão. Segundo o reitor, a proposta é que a Universidade possa não só ter uma economia em sua conta de energia, mas que também possa vender o insumo, obtendo, assim, mais recursos próprios.

"Em vez de pagar uma conta de R$ 1,8 milhão, como pagamos hoje, já vamos diminuir R$ 500 mil desse valor. E nossa ideia é que em dois anos a gente possa vender energia, com o dinheiro indo para a pesquisa, para a extensão. As universidades no mundo inteiro estão buscando se manter. Não estou dizendo que os governos não tenham de investir nas universidades. Nós defendemos o ensino público e gratuito. Mas isso não significa que não possamos atrair recursos próprios", explicou o reitor.

Em relação ao TáxiGov, Cândido Albuquerque afirmou ainda que a mudança no modelo de transporte resultará em economia para a Universidade, já que os antigos veículos próprios da UFC significavam um custo maior para a Instituição.

"Com o que vamos economizar, a Reitoria decidiu que nós vamos investir em pesquisa. Os pesquisadores vão apresentar projetos e nós vamos destinar o que for economizado em pesquisa", anunciou o reitor.

O evento com o Lide Ceará ocorreu no Hotel Gran Marquise. O Lide é um grupo multissetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. Está presente em cinco continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...