Pular para o conteúdo principal



Pesquisadores desenvolvem pia portátil

Lavar as mãos com água e sabão, uma recomendação simples e fundamental para prevenir-se contra o Novo Coronavírus, pode ser algo trivial no senso comum. Para a população em situação de rua, no entanto, essa ação pode se tornar um grande desafio. Em contexto de extrema vulnerabilidade social, com dificuldade para práticas de higiene pessoal e insegurança alimentar, esse grupo está constantemente exposto ao risco de contágio da Covid-19.


Pensando em mitigar esse quadro, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceria com integrantes de organizações sociais como o Coletivo ArRUaça e o Instituto Compartilha, desenvolveram uma pia portátil para ser usada por essas pessoas na higiene das mãos.

Nomeado Mó Limpeza, o dispositivo se constitui a partir de dois recipientes plásticos montados em uma estrutura de metalon – espécie de tubo de aço-carbono comum com costura – de 85 centímetros de altura por 75 centímetros de largura.

Independente de sistemas de água e esgoto, a pia possui um mecanismo de acionamento de água e sabão feito através de pedais. Com capacidade de armazenamento de 200 litros, os recipientes são abastecidos com um sistema de bomba artesanal e uma mangueira. O custo geral para a montagem da pia é de cerca de R$ 500,00.

“A tecnologia é muito simples; os principais destaques são a leveza da estrutura, o que facilita o transporte, e a facilidade de poder acionar água e sabão através de pedais para evitar a contaminação pelo toque. Além disso, traz dignidade e promove a equidade, levando o direito básico de lavar as mãos para essa parcela da população que já tem tantos direitos suprimidos”, comenta a professora Verônica Castelo Branco, uma das desenvolvedoras do projeto.


Até agora foram instaladas três pias na Capital: uma na calçada da sede de uma instituição religiosa que realiza doação de sopas para pessoas em situação de rua, localizada na rua Assunção, no Centro, e outra na frente do Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga.

A terceira pia foi montada em frente a uma loja de materiais de construção localizada na rua Tristão Gonçalves, no Centro, local que também recebe um grande número de pessoas em vulnerabilidade.

“As pias estão sendo idealizadas para, do ponto de vista de produto, poder ser usadas em vários ambientes, além de atender a população em situação de rua em diversos locais da cidade”, explica. Versátil, a invenção poderá ser adotada como estratégia de higiene até mesmo depois da pandemia. “No futuro, [as pias] podem ser utilizadas em estacionamentos, bancos, pontos de ônibus, campi de universidades e até em festas públicas”, projeta Verônica.

Segundo estimativas do Coletivo ArRUaça, os três primeiros protótipos em funcionamento já beneficiam cerca de 400 pessoas diariamente. A opinião do público-alvo do projeto também está sendo coletada, a fim de servir como base para aperfeiçoamento do dispositivo. “A receptividade tem sido excelente. Os usuários contribuem com opiniões sobre a vazão de água, a facilidade de usar os pedais, entre outras coisas. De forma geral, sentem-se felizes por ter acesso a esse direito básico”, revela a pesquisadora.


PARCERIAS – A cooperação entre áreas de saber e instituições marca o projeto das pias Mó Limpeza. A Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, e o Prof. Pedro Medeiros, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFCE, atuaram na verificação dos conceitos de engenharia hidráulica da pia.

Já as docentes Camila Barros e Mariana Xavier, do Curso de Design da UFC, realizaram a identidade visual e o assessoramento de marketing do projeto e o desenvolvimento do produto, respectivamente.

Sobre o impacto do projeto para a formação dos alunos de Design, comenta a professora Mariana Xavier, coordenadora do Ponto, escritório-modelo do Curso de Design da UFC: “É de grande aprendizado não só do ponto de vista do desenvolvimento de projetos mas também da perspectiva pessoal e política. Quando a gente fala em design, sempre pensa com um olhar voltado para o outro, então é muito importante os estudantes irem para esse lugar que não é o deles, o que faz com que fiquem muito mais sensíveis diante do fazer projetual, objetiva e subjetivamente”.

Atuaram no projeto os estudantes da UFC Daniel Tardin, da Engenharia Civil, Beatriz Arraes e Mateus Brasileiro, do Design, e Ataslina de Paula, pós-graduanda em Engenharia de Transportes, além de André Foca, integrante do Coletivo ArRUaça.

Surgido a partir de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da UFC, o Coletivo ArRUaça é uma organização da sociedade civil que promove ações de emancipação para as pessoas em situação de rua através da Arte, Educação e Cultura. Coordenado pelo arte-educador André Foca, que também faz parte do Instituto Compartilha, o coletivo tem atuado na doação de alimentos e no atendimento ambulatorial da população em situação de rua, numa parceria com a Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares.

“As parcerias são muito importantes, pois como sociedade temos que aprender a trabalhar em rede e a desenvolver processos e projetos intersetoriais, fazendo um trabalho que consiga dialogar e atender melhor a população. Então as pias surgem disso, nesse processo de oferecer acesso e dignidade para uma população mais vulnerável”, destaca André Foca.

Atualmente o projeto conta com doações. Interessados em colaborar podem acessar as redes sociais do Coletivo ArRUaça (@arruacacoletivo) ou entrar em contato pelo e-mail projetos@institutocompartilha.ngo.

Fonte: Professora Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes – e-mail: veronica@det.ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia