Pular para o conteúdo principal



Controle de armas de fogo e munição é defendido em Seminário na Assembleia

A prevenção de homicídios no Brasil depende de ações integradas e de um controle efetivo de armas de fogo e munições, alertaram pesquisadores e especialistas no webinário Cada Vida Importa, realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) nesta sexta-feira (9 de abril).

O evento virtual, que foi transmitido pela TV Assembleia (Canal 31.1), Canal do YouTube da emissora e FM Assembleia (96,7 MHz), contou com a participação de especialistas, mediação de Margarida Marques, integrante do Instituto Negra do Ceará (Inegra) e a performance artística Porte ilegal de inteligência, de Jardson Remido.

O deputado estadual Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALCE e do Comitê, afirmou que no Ceará, em 2020, 677 adolescentes entre 10 e 19 anos foram assassinados. 

- Este é um problema ético, social, político. A geração atual tem que enfrentar essa mortalidade adolescente e juvenil. Houve muitas mortes porque faltaram direitos”, alertou Renato Roseno.

O parlamentar ressaltou a importância do entendimento da violência como uma expressão da desigualdade social que exige um enfrentamento multifatorial e multiinstitucional. Ele indicou ainda a necessidade de alteração dos modelos atuais, que têm sido ineficientes na redução de indicadores de violência letal, para um modelo em que a inteligência, os dados e a informação sejam os caminhos.

Renato Roseno comentou a força, incidência política e lobby do mercado de armas para a desregulamentação do controle e acesso, o que resulta em uma combinação explosiva e autoritária, especialmente, em um cenário de desdemocratização como o atual no Brasil. Roseno apontou também a existência da Lei 16.974/19, iniciativa de seu mandato com coautoria da deputada Augusta Brito (PCdoB), que institui a Política Estadual de Armas de Fogo.

Durante o Seminário, a assessora especial do Instituto Igarapé, Michele dos Ramos, comentou que o Brasil enfrenta uma grave situação com o avanço na desregulamentação do controle de armas e munição nos últimos dois anos, a partir de diversos atos e projetos do Governo Federal, o que vai na contramão das evidências científicas sobre o tema.

- Esse conjunto normativo do Governo Federal aumenta o acesso a grandes quantidades de armas e munições, revoga medidas de controle e reduz os mecanismos de fiscalização desses arsenais, facilitando que sejam desviados da legalidade e caiam nas mãos da criminalidade”, comentou Michele dos Ramos.

Michele, que atua nas áreas de Segurança Pública e justiça criminal, apontou que houve um aumento de 65% do acervo registrado de armas pelo cidadão no Brasil entre o final de 2018 e o final de 2020. No Ceará, os registros ativos de pessoas físicas passaram de 5.900 em dezembro de 2018 para 8.976 em fevereiro de 2021, aumento de 52%. A assessoria especial do Instituto Igarapé convidou ainda o público a conhecer a campanha “Não somos Alvo”.

O advogado e gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, contestou o mito de que quem quer matar mata com qualquer objeto, apontando que as armas de fogo são o principal instrumento usado pelos homicidas, pois matam com mais eficácia e com menor risco para o agressor. Ele também reforçou que grande parte das armas com registro são desviadas e alimentam a violência urbana.

O advogado pontuou que a compra de armas é acessível apenas para uma pequena parte da população, já que custam, em média, quatro a cinco mil reais. “A gente tem, sim, que cobrar que o Estado promova política pública de segurança como está na Constituição, e não que seja algo que possa ser tentado só por quem tem dinheiro. A gente precisa demandar que essa proteção venha para todo mundo”, enfatizou.

Bruno Langeani elencou ainda possíveis soluções para a redução no número de homicídios por armas de fogo, como controle da fabricação e comercialização de armas; exigência de exame técnico e psicológico, atestado de antecedentes criminais para compra e porte de armas; rastreamento e combate ao tráfico de armas; campanha de entrega voluntária e destruição rápida das armas de fogo.

José Helano Matos, titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apresentou o funcionamento da Supesp-CE, ressaltando que o órgão tem como intuito fortalecer políticas públicas de segurança pública com base em estudos, projetos estratégicos e análise criminal.

Segundo ele, a Supesp-CE trabalha com base em quatro pontos principais para a prevenção de homicídios: segurança pública baseada em evidências, tecnologias disruptivas, foco operacional e formulação de políticas públicas integradas. Ele informou ainda que o órgão verificou uma redução de 25,6% dos homicídios, 29,4% dos latrocínios e 37,5% dos feminicídios no Ceará no primeiro trimestre de 2021. “Está dando certo, a questão agora é manter essa regularidade. E sempre: segurança pública não se faz só com polícia, todos têm que participar”, frisou.

ATUAÇÃO - O Seminário desta sexta foi o segundo realizado pelo Comitê, que completa cinco anos de atuação. Em março de 2021, o Webinário “Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes” debateu os desafios, a trajetória e o atual contexto de trabalho do Comitê no Ceará. O seminário pode ser assistindo no canal de YouTube da TV Assembleia, no link. As publicações e ações do Comitê podem ser acompanhados no site https://cadavidaimporta.com.br/.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...