Pular para o conteúdo principal



Pacto pelo Saneamento Básico discute orçamento da União e o financiamento do setor

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) na manhã desta quarta-feira (7 de julho), de forma virtual, pela plataforma Zoom, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, promoveu ciclo de seminários, que visa debater temas estratégicos para superar os desafios do Saneamento Básico. 


Na ocasião, foi lançado o documento Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará no formato digital. Os temas apresentados e discutidos foram os programas e as ações da Funasa, com a participação do presidente do órgão, Giovanne Gomes da Silva; o orçamento geral da União e o financiamento do saneamento básico, com a presença do Deputado Federal Domingos Neto e o contexto atual e perspectivas dos municípios cearenses em relação ao financiamento para o saneamento básico, com o vice-presidente da Aprece, José Helder Carvalho.  

A primeira apresentação foi feita pelo presidente da Funasa, Giovanni Gomes, que destacou os principais programas e ações do órgão na área de saneamento básico, assim como as perspectivas da Funasa para o setor. Segundo ele, a Funasa teve que se adaptar diante dos desafios impostos pelo novo marco regulatório do saneamento básico, assim como em razão da pandemia da covid-19. 

- A Nossa missão é promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e de saúde ambiental”, explica. Giovanni ressalta que o principal desafio da Funasa, com o novo marco regulatório, é promover a universalização do serviço de saneamento básico no Brasil, tornando-se referência nacional e internacional nas ações de saneamento. 

Conforme Giovanni, a Funasa vem desenvolvendo nove ações na área do saneamento básico, ou seja, sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, melhorias sanitárias domiciliares, melhorias habitacionais, resíduos sólidos urbanos, saneamento rural, projetos em laboratórios, cooperações técnicas e estudos e pesquisas. 

- A Funasa é um órgão que tem muita capilaridade, estando presente em todas as unidades da federação por meio de nossas superintendências, chegando em locais que muitos outros órgãos não conseguem chegar”, ressalta.  

A Funasa tem convênios firmados com mais de 4,5 mil municípios e aproximadamente 600 mil obras em execução em todo o território nacional. 

- Nós trabalhamos com pequenos municípios, com uma média de 3 mil habitantes, por meio de convênios de até R$ 250 mil, fazendo chegar a política pública a quem menos tem”, comenta. Neste segundo semestre, a perspectiva do órgão é entregar 552 obras em todo o território nacional e aplicar R$ 586 milhões em ações de sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário e resíduos sólidos, apoio à gestão, drenagem e manejo de águas pluviais, melhorias sanitárias domiciliares e saneamento em áreas rurais.

De acordo com o deputado Domingos Neto, o orçamento geral da União tem sido cada vez mais estreito no que diz respeito à sua mobilidade de se escolher os investimentos diretos, pois 55% do orçamento fiscal são destinados para a previdência social, 25% para a folha de pagamento e 15% são voltados para obrigações constitucionais, chegando ao final no percentual superior a 96% com despesas obrigatórias do Governo Federal. 

- Acaba sobrando uma margem muito pequena para outros investimentos. Precisamos de novas fontes de financiamento para o mercado de saneamento, captando inclusive recursos de fundos de investimentos, uma vez que o orçamento da União não terá condições de fazer esse suporte, principalmente nas grandes cidades e regiões metropolitanas”, alerta.

Conforme Domingos Neto, diferentemente de outros investimentos públicos, como escolas, postos de saúde e estradas, o saneamento básico é um tipo de investimento que pode se viabilizar por meio de receita. 

- Com isso, nós temos uma condição, estando bem organizados, de captar financiamento com esses recebíveis de altíssima liquidez. A Funasa deve continuar entrando nos municípios pequenos e também nas zonas rurais, que muito dificilmente estarão dentro dos blocos economicamente viáveis, então eles não conseguirão captar recursos internacionais de fundos de investimentos. O importante é a Funasa continuar atuando como esse braço social e a Secretária Nacional de Saneamento ser uma articuladora de captação de recursos privados”, comenta.

Já o vice-presidente da Aprece, Helder Carvalho, diz que a importância do investimento em saneamento básico transcende até a imaginação daqueles que não estão dentro da gestão pública. 

- Eu gostaria, inclusive, de desfazer a ideia de que a obra enterrada não gera voto, pois uma área saneada e asfaltada é inclusive um grande atrativo para a instalação de indústrias”, garante. Ele defende que seja criado um espaço de diálogo permanente com os prefeitos sobre o tema, envolvendo a Aprece, a ALCE, Arce, Funasa e a Cagece, dentre outros órgãos, tendo em vista que a maioria dos gestores públicos desconhecem a nova realidade do saneamento básico trazida pelo novo marco regulatório, que impõe a universalização dos serviços até dezembro de 2033.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...