Pular para o conteúdo principal

Pacto pelo Saneamento Básico discute orçamento da União e o financiamento do setor

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) na manhã desta quarta-feira (7 de julho), de forma virtual, pela plataforma Zoom, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, promoveu ciclo de seminários, que visa debater temas estratégicos para superar os desafios do Saneamento Básico. 


Na ocasião, foi lançado o documento Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará no formato digital. Os temas apresentados e discutidos foram os programas e as ações da Funasa, com a participação do presidente do órgão, Giovanne Gomes da Silva; o orçamento geral da União e o financiamento do saneamento básico, com a presença do Deputado Federal Domingos Neto e o contexto atual e perspectivas dos municípios cearenses em relação ao financiamento para o saneamento básico, com o vice-presidente da Aprece, José Helder Carvalho.  

A primeira apresentação foi feita pelo presidente da Funasa, Giovanni Gomes, que destacou os principais programas e ações do órgão na área de saneamento básico, assim como as perspectivas da Funasa para o setor. Segundo ele, a Funasa teve que se adaptar diante dos desafios impostos pelo novo marco regulatório do saneamento básico, assim como em razão da pandemia da covid-19. 

- A Nossa missão é promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e de saúde ambiental”, explica. Giovanni ressalta que o principal desafio da Funasa, com o novo marco regulatório, é promover a universalização do serviço de saneamento básico no Brasil, tornando-se referência nacional e internacional nas ações de saneamento. 

Conforme Giovanni, a Funasa vem desenvolvendo nove ações na área do saneamento básico, ou seja, sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, melhorias sanitárias domiciliares, melhorias habitacionais, resíduos sólidos urbanos, saneamento rural, projetos em laboratórios, cooperações técnicas e estudos e pesquisas. 

- A Funasa é um órgão que tem muita capilaridade, estando presente em todas as unidades da federação por meio de nossas superintendências, chegando em locais que muitos outros órgãos não conseguem chegar”, ressalta.  

A Funasa tem convênios firmados com mais de 4,5 mil municípios e aproximadamente 600 mil obras em execução em todo o território nacional. 

- Nós trabalhamos com pequenos municípios, com uma média de 3 mil habitantes, por meio de convênios de até R$ 250 mil, fazendo chegar a política pública a quem menos tem”, comenta. Neste segundo semestre, a perspectiva do órgão é entregar 552 obras em todo o território nacional e aplicar R$ 586 milhões em ações de sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário e resíduos sólidos, apoio à gestão, drenagem e manejo de águas pluviais, melhorias sanitárias domiciliares e saneamento em áreas rurais.

De acordo com o deputado Domingos Neto, o orçamento geral da União tem sido cada vez mais estreito no que diz respeito à sua mobilidade de se escolher os investimentos diretos, pois 55% do orçamento fiscal são destinados para a previdência social, 25% para a folha de pagamento e 15% são voltados para obrigações constitucionais, chegando ao final no percentual superior a 96% com despesas obrigatórias do Governo Federal. 

- Acaba sobrando uma margem muito pequena para outros investimentos. Precisamos de novas fontes de financiamento para o mercado de saneamento, captando inclusive recursos de fundos de investimentos, uma vez que o orçamento da União não terá condições de fazer esse suporte, principalmente nas grandes cidades e regiões metropolitanas”, alerta.

Conforme Domingos Neto, diferentemente de outros investimentos públicos, como escolas, postos de saúde e estradas, o saneamento básico é um tipo de investimento que pode se viabilizar por meio de receita. 

- Com isso, nós temos uma condição, estando bem organizados, de captar financiamento com esses recebíveis de altíssima liquidez. A Funasa deve continuar entrando nos municípios pequenos e também nas zonas rurais, que muito dificilmente estarão dentro dos blocos economicamente viáveis, então eles não conseguirão captar recursos internacionais de fundos de investimentos. O importante é a Funasa continuar atuando como esse braço social e a Secretária Nacional de Saneamento ser uma articuladora de captação de recursos privados”, comenta.

Já o vice-presidente da Aprece, Helder Carvalho, diz que a importância do investimento em saneamento básico transcende até a imaginação daqueles que não estão dentro da gestão pública. 

- Eu gostaria, inclusive, de desfazer a ideia de que a obra enterrada não gera voto, pois uma área saneada e asfaltada é inclusive um grande atrativo para a instalação de indústrias”, garante. Ele defende que seja criado um espaço de diálogo permanente com os prefeitos sobre o tema, envolvendo a Aprece, a ALCE, Arce, Funasa e a Cagece, dentre outros órgãos, tendo em vista que a maioria dos gestores públicos desconhecem a nova realidade do saneamento básico trazida pelo novo marco regulatório, que impõe a universalização dos serviços até dezembro de 2033.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".