Pular para o conteúdo principal

Escritório Frei Tito apresenta balanço de atividades focadas nos Direitos Humanos

 Ao longo de 2021, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, fortaleceu sua atuação como instrumento de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Estado, acompanhando comunidades, movimentos e indivíduos.


Foram realizados até 15 de dezembro de 2021, 215 novos atendimentos que beneficiaram 23.106 famílias com assessoria jurídica popular. 

Além dos novos casos, a equipe do Escritório deu continuidade ao acompanhamento de 150 casos, que englobam 53.202 famílias. Dessa forma, em 2021, o total de atendimentos beneficiou 76.308 famílias em diversos municípios cearenses. No ano, a equipe do Escritório realizou e participou de 420 reuniões. 

O EFTA esteve presente nas mais diversas regiões do Estado, buscando a proteção e efetivação de direitos, assim como atuando em casos de violações de Direitos Humanos a partir de cinco eixos principais, que são o direito à cidade, à vida e à proteção, o direito à terra e ao Meio Ambiente, os direitos dos povos e comunidades tradicionais e o direito à não discriminação. 

DESAFIOS E AÇÕES - O advogado Miguel Rodrigues, coordenador do Escritório Frei Tito, avalia que em 2021 a equipe conseguiu reverter as dificuldades enfrentadas com a pandemia com relação aos atendimentos, dando continuidade e encaminhamentos necessários às demandas, seja com abordagens presenciais ou virtuais, formato que foi continuado, facilitando o acesso de muitas pessoas e movimentos. 

O coordenador do EFTA destaca a nova sede do Escritório, que passou a atuar no Anexo III da ALCE, assim como o processo seletivo de estágio em Direitos Humanos, que permitirá que o Escritório conte com equipe de estagiários para reforçar a atuação nas diversas áreas em 2022. 

O reforço nas ações de combate aos despejos forçados, situação agravada na pandemia e que aprofunda a violação de direitos humanos e o atendimento à população quilombola também são ressaltados pelo advogado.

- Tudo isso fez com que o Escritório tivesse um ano com bastante atuação, bastante litigância estratégica, inclusive com ações de advocacy junto às comunidades e movimentos”, explicou.

A Educação Popular em Direitos Humanos também é uma das áreas de ação do Escritório. Miguel Rodrigues avalia que, mesmo em um contexto de pandemia com a necessidade de encontros virtuais, foi possível abordar as temáticas dos Direitos Humanos como forma de prevenção às violações por meio das redes sociais, com lives com diversos convidados e da participação em cursos por meio de parcerias e visitas às comunidades.

ARTICULAÇÕES E PARCERIAS - Além dos desafios ininterruptos nas questões da efetivação de direitos humanos e nas violações de direitos, que afetam comunidades e indivíduos em todo o Brasil, 2021 foi marcado pela continuidade da Pandemia e das crises sanitária, social e econômica, que exigiram mobilizações nacionais, regionais e locais.

 O Escritório Frei Tito de Alencar participa da Campanha Nacional Despejo Zero, lançada em 2020 e, ao longo de 2021, atuou com mobilizações, levantamento de dados e ações com foco na garantia ao direito à moradia. 

Em novembro, o Ceará recebeu a Missão Denúncia da campanha, que contou com a articulação do EFTA e diversos movimentos sociais, promovendo visitas à comunidades ameaçadas de despejos, reuniões com órgãos do poder público e audiência pública para debater o assunto. 

Entre as reuniões, destaca-se a que articulou a regulamentação dos processos de despejos no Ceará junto à Corregedoria Geral de Justiça.

 As parcerias com movimentos e instituições são essenciais para a mobilização e trabalho de efetivação de direitos. No caso dos despejos forçados, o EFTA foi parceiro em três pesquisas de monitoramento, entre elas com o Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (Lehab-UFC), com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e com a Assessoria Técnica Taramela/Fórum Nacional da Reforma Urbana.

EIXOS E ATUAÇÕES - Dentre os diversos eixos de atuação do Escritório Frei Tito, destaca-se ainda o trabalho realizado no âmbito do Sistema Prisional, em que a equipe do EFTA participou ativamente de reuniões do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê de Enfretamento à Covid nos sistemas prisional e socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (GMF/TJ). Entre as articulações, temas como denúncias de violações dentro do sistema, inspeções às unidades, garantia de vacinação e prevenção contra a Covid-19. 

O crescimento da atuação do EFTA na pauta dos direitos quilombolas foi um objetivo traçado no planejamento para 2021, levando em consideração a relevância da questão e a ausência de assessoria jurídica específica no Ceará para as comunidades quilombolas. Foram realizados, aproximadamente, atendimentos a 10 comunidades do Ceará, principalmente em questões relativas ao direito ao território, combate ao racismo e de demanda de Políticas Públicas.

 O Escritório Frei Tito de Alencar concorreu ao Prêmio Innovare com dois projetos, realizou ainda o II Seminário Conjuntura Atual e Defesa dos Direitos Humanos no Brasil, com convidados de diferentes regiões do País, em novembro, e participou do planejamento ALCE 2030, que propõe a construção de um modelo de gestão estratégica da Assembleia Legislativa para o período de 2021-2030. 

Ao longo do mês de janeiro de 2022, o EFTA segue com acompanhamento de casos nas diversas frentes que atua e dá prosseguimento ao planejamento de ações para 2022,que serão reforçadas pela contribuição de estagiários aprovados no processo seletivo para estágio em Direitos Humanos da ALCE.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg