Pular para o conteúdo principal

Escritório Frei Tito apresenta balanço de atividades focadas nos Direitos Humanos

 Ao longo de 2021, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, fortaleceu sua atuação como instrumento de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Estado, acompanhando comunidades, movimentos e indivíduos.


Foram realizados até 15 de dezembro de 2021, 215 novos atendimentos que beneficiaram 23.106 famílias com assessoria jurídica popular. 

Além dos novos casos, a equipe do Escritório deu continuidade ao acompanhamento de 150 casos, que englobam 53.202 famílias. Dessa forma, em 2021, o total de atendimentos beneficiou 76.308 famílias em diversos municípios cearenses. No ano, a equipe do Escritório realizou e participou de 420 reuniões. 

O EFTA esteve presente nas mais diversas regiões do Estado, buscando a proteção e efetivação de direitos, assim como atuando em casos de violações de Direitos Humanos a partir de cinco eixos principais, que são o direito à cidade, à vida e à proteção, o direito à terra e ao Meio Ambiente, os direitos dos povos e comunidades tradicionais e o direito à não discriminação. 

DESAFIOS E AÇÕES - O advogado Miguel Rodrigues, coordenador do Escritório Frei Tito, avalia que em 2021 a equipe conseguiu reverter as dificuldades enfrentadas com a pandemia com relação aos atendimentos, dando continuidade e encaminhamentos necessários às demandas, seja com abordagens presenciais ou virtuais, formato que foi continuado, facilitando o acesso de muitas pessoas e movimentos. 

O coordenador do EFTA destaca a nova sede do Escritório, que passou a atuar no Anexo III da ALCE, assim como o processo seletivo de estágio em Direitos Humanos, que permitirá que o Escritório conte com equipe de estagiários para reforçar a atuação nas diversas áreas em 2022. 

O reforço nas ações de combate aos despejos forçados, situação agravada na pandemia e que aprofunda a violação de direitos humanos e o atendimento à população quilombola também são ressaltados pelo advogado.

- Tudo isso fez com que o Escritório tivesse um ano com bastante atuação, bastante litigância estratégica, inclusive com ações de advocacy junto às comunidades e movimentos”, explicou.

A Educação Popular em Direitos Humanos também é uma das áreas de ação do Escritório. Miguel Rodrigues avalia que, mesmo em um contexto de pandemia com a necessidade de encontros virtuais, foi possível abordar as temáticas dos Direitos Humanos como forma de prevenção às violações por meio das redes sociais, com lives com diversos convidados e da participação em cursos por meio de parcerias e visitas às comunidades.

ARTICULAÇÕES E PARCERIAS - Além dos desafios ininterruptos nas questões da efetivação de direitos humanos e nas violações de direitos, que afetam comunidades e indivíduos em todo o Brasil, 2021 foi marcado pela continuidade da Pandemia e das crises sanitária, social e econômica, que exigiram mobilizações nacionais, regionais e locais.

 O Escritório Frei Tito de Alencar participa da Campanha Nacional Despejo Zero, lançada em 2020 e, ao longo de 2021, atuou com mobilizações, levantamento de dados e ações com foco na garantia ao direito à moradia. 

Em novembro, o Ceará recebeu a Missão Denúncia da campanha, que contou com a articulação do EFTA e diversos movimentos sociais, promovendo visitas à comunidades ameaçadas de despejos, reuniões com órgãos do poder público e audiência pública para debater o assunto. 

Entre as reuniões, destaca-se a que articulou a regulamentação dos processos de despejos no Ceará junto à Corregedoria Geral de Justiça.

 As parcerias com movimentos e instituições são essenciais para a mobilização e trabalho de efetivação de direitos. No caso dos despejos forçados, o EFTA foi parceiro em três pesquisas de monitoramento, entre elas com o Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (Lehab-UFC), com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e com a Assessoria Técnica Taramela/Fórum Nacional da Reforma Urbana.

EIXOS E ATUAÇÕES - Dentre os diversos eixos de atuação do Escritório Frei Tito, destaca-se ainda o trabalho realizado no âmbito do Sistema Prisional, em que a equipe do EFTA participou ativamente de reuniões do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê de Enfretamento à Covid nos sistemas prisional e socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (GMF/TJ). Entre as articulações, temas como denúncias de violações dentro do sistema, inspeções às unidades, garantia de vacinação e prevenção contra a Covid-19. 

O crescimento da atuação do EFTA na pauta dos direitos quilombolas foi um objetivo traçado no planejamento para 2021, levando em consideração a relevância da questão e a ausência de assessoria jurídica específica no Ceará para as comunidades quilombolas. Foram realizados, aproximadamente, atendimentos a 10 comunidades do Ceará, principalmente em questões relativas ao direito ao território, combate ao racismo e de demanda de Políticas Públicas.

 O Escritório Frei Tito de Alencar concorreu ao Prêmio Innovare com dois projetos, realizou ainda o II Seminário Conjuntura Atual e Defesa dos Direitos Humanos no Brasil, com convidados de diferentes regiões do País, em novembro, e participou do planejamento ALCE 2030, que propõe a construção de um modelo de gestão estratégica da Assembleia Legislativa para o período de 2021-2030. 

Ao longo do mês de janeiro de 2022, o EFTA segue com acompanhamento de casos nas diversas frentes que atua e dá prosseguimento ao planejamento de ações para 2022,que serão reforçadas pela contribuição de estagiários aprovados no processo seletivo para estágio em Direitos Humanos da ALCE.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).