Pular para o conteúdo principal



Escritório Frei Tito apresenta balanço de atividades focadas nos Direitos Humanos

 Ao longo de 2021, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, fortaleceu sua atuação como instrumento de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Estado, acompanhando comunidades, movimentos e indivíduos.


Foram realizados até 15 de dezembro de 2021, 215 novos atendimentos que beneficiaram 23.106 famílias com assessoria jurídica popular. 

Além dos novos casos, a equipe do Escritório deu continuidade ao acompanhamento de 150 casos, que englobam 53.202 famílias. Dessa forma, em 2021, o total de atendimentos beneficiou 76.308 famílias em diversos municípios cearenses. No ano, a equipe do Escritório realizou e participou de 420 reuniões. 

O EFTA esteve presente nas mais diversas regiões do Estado, buscando a proteção e efetivação de direitos, assim como atuando em casos de violações de Direitos Humanos a partir de cinco eixos principais, que são o direito à cidade, à vida e à proteção, o direito à terra e ao Meio Ambiente, os direitos dos povos e comunidades tradicionais e o direito à não discriminação. 

DESAFIOS E AÇÕES - O advogado Miguel Rodrigues, coordenador do Escritório Frei Tito, avalia que em 2021 a equipe conseguiu reverter as dificuldades enfrentadas com a pandemia com relação aos atendimentos, dando continuidade e encaminhamentos necessários às demandas, seja com abordagens presenciais ou virtuais, formato que foi continuado, facilitando o acesso de muitas pessoas e movimentos. 

O coordenador do EFTA destaca a nova sede do Escritório, que passou a atuar no Anexo III da ALCE, assim como o processo seletivo de estágio em Direitos Humanos, que permitirá que o Escritório conte com equipe de estagiários para reforçar a atuação nas diversas áreas em 2022. 

O reforço nas ações de combate aos despejos forçados, situação agravada na pandemia e que aprofunda a violação de direitos humanos e o atendimento à população quilombola também são ressaltados pelo advogado.

- Tudo isso fez com que o Escritório tivesse um ano com bastante atuação, bastante litigância estratégica, inclusive com ações de advocacy junto às comunidades e movimentos”, explicou.

A Educação Popular em Direitos Humanos também é uma das áreas de ação do Escritório. Miguel Rodrigues avalia que, mesmo em um contexto de pandemia com a necessidade de encontros virtuais, foi possível abordar as temáticas dos Direitos Humanos como forma de prevenção às violações por meio das redes sociais, com lives com diversos convidados e da participação em cursos por meio de parcerias e visitas às comunidades.

ARTICULAÇÕES E PARCERIAS - Além dos desafios ininterruptos nas questões da efetivação de direitos humanos e nas violações de direitos, que afetam comunidades e indivíduos em todo o Brasil, 2021 foi marcado pela continuidade da Pandemia e das crises sanitária, social e econômica, que exigiram mobilizações nacionais, regionais e locais.

 O Escritório Frei Tito de Alencar participa da Campanha Nacional Despejo Zero, lançada em 2020 e, ao longo de 2021, atuou com mobilizações, levantamento de dados e ações com foco na garantia ao direito à moradia. 

Em novembro, o Ceará recebeu a Missão Denúncia da campanha, que contou com a articulação do EFTA e diversos movimentos sociais, promovendo visitas à comunidades ameaçadas de despejos, reuniões com órgãos do poder público e audiência pública para debater o assunto. 

Entre as reuniões, destaca-se a que articulou a regulamentação dos processos de despejos no Ceará junto à Corregedoria Geral de Justiça.

 As parcerias com movimentos e instituições são essenciais para a mobilização e trabalho de efetivação de direitos. No caso dos despejos forçados, o EFTA foi parceiro em três pesquisas de monitoramento, entre elas com o Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (Lehab-UFC), com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e com a Assessoria Técnica Taramela/Fórum Nacional da Reforma Urbana.

EIXOS E ATUAÇÕES - Dentre os diversos eixos de atuação do Escritório Frei Tito, destaca-se ainda o trabalho realizado no âmbito do Sistema Prisional, em que a equipe do EFTA participou ativamente de reuniões do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê de Enfretamento à Covid nos sistemas prisional e socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (GMF/TJ). Entre as articulações, temas como denúncias de violações dentro do sistema, inspeções às unidades, garantia de vacinação e prevenção contra a Covid-19. 

O crescimento da atuação do EFTA na pauta dos direitos quilombolas foi um objetivo traçado no planejamento para 2021, levando em consideração a relevância da questão e a ausência de assessoria jurídica específica no Ceará para as comunidades quilombolas. Foram realizados, aproximadamente, atendimentos a 10 comunidades do Ceará, principalmente em questões relativas ao direito ao território, combate ao racismo e de demanda de Políticas Públicas.

 O Escritório Frei Tito de Alencar concorreu ao Prêmio Innovare com dois projetos, realizou ainda o II Seminário Conjuntura Atual e Defesa dos Direitos Humanos no Brasil, com convidados de diferentes regiões do País, em novembro, e participou do planejamento ALCE 2030, que propõe a construção de um modelo de gestão estratégica da Assembleia Legislativa para o período de 2021-2030. 

Ao longo do mês de janeiro de 2022, o EFTA segue com acompanhamento de casos nas diversas frentes que atua e dá prosseguimento ao planejamento de ações para 2022,que serão reforçadas pela contribuição de estagiários aprovados no processo seletivo para estágio em Direitos Humanos da ALCE.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...