Pular para o conteúdo principal



Notícias do TCE

 O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio da sua Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), realiza uma ação constante de fomento ao conhecimento técnico-científico em nível nacional. 

A iniciativa é executada pela Biblioteca Ministro Raimundo Girão. Uma dessas atividades é a distribuição da Revista Controle – Doutrina e Artigos, publicação da Corte de Contas, que tem como editor-chefe o vice-presidente, conselheiro Edilberto Pontes.

- A Revista consolida sua vocação e seu espaço aberto de reflexões profundas, técnicas, sérias, sobre temas da ordem do dia que interessam a administração pública”, ressalta o conselheiro Edilberto Pontes.

A publicação semestral do TCE-CE está disponível a toda a sociedade, no formato digital, no portal da Corte de Contas. Além do acesso virtual, a Biblioteca do Tribunal realiza a distribuição física do periódico às universidades, aos jurisdicionados, aos órgãos federais, às escolas de contas e de governo, e aos Tribunais de Contas brasileiros e de Portugal. Cada autor, que tem seu artigo publicado, também recebe três exemplares.

A Biblioteca Raimundo Girão realiza a distribuição, semestralmente, de 500 exemplares. Constantemente, realizamos a atualização dos titulares e endereços dessas instituições para o envio da Revista Controle, contando com a logística disponibilizada pelo TCE-CE”, explica o chefe da Biblioteca, Josimar Batista.

A Revista Controle, disponível para a sociedade, visa dar atender interesses acadêmicos disseminando o conhecimento científico, contribuindo para a melhoria do processo de controle externo. A publicação é registrada em portais nacionais e internacionais.

Em 2020, a Revista Controle foi considerada a mais relevante sobre Lei de Responsabilidade Fiscal entre os periódicos brasileiros, segundo trabalho apresentado no Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

As submissões de artigos à Revista Controle – Doutrina e Artigos são realizadas via plataforma eletrônica. Podem enviar trabalhos os profissionais, acadêmicos e servidores de órgãos públicos, atuantes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia, de todo o território nacional e internacional.

OUVIDORIA - Ouvidoria do Tribunal de Contas do Ceará organizou, em ambiente virtual, respostas estruturadas a partir de demandas recorrentes, viabilizando retornos mais céleres aos usuários. Do total de manifestações recebidas pela Ouvidoria, em 2021, cerca de 80% foram respondidas pela própria unidade, de forma autônoma, o que garantiu um tempo médio de retorno de menos de um dia.

Caso a Ouvidoria dependa de retorno de outros setores da Corte de Contas, o tempo médio de resposta fica em torno de 2,58 dias. Entre as áreas mais demandadas pela unidade estão a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria de Serviços Processuais, Gerência de Certidões e Débitos, Presidência e Gerência de Fiscalização de TI.

Os temas mais recorrentes, em 2021, foram acessos aos sistemas corporativos, atecnias em processos licitatórios, status de processos de aposentadorias e pensões, contagem de prazos processuais e recepção de peças processuais em formato virtual.

A agilidade nos feedbacks tem repercutido de forma positiva, de acordo com o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire. “Os números refletem a confiança dos usuários em retornos tempestivos; e o aumento das demandas, a cada ano, evidencia um maior conhecimento dos trabalhos da Ouvidoria”.

Os canais mais utilizados foram o telefone (6.018 chamadas), e-mail (2.540 registros) e Sistema Eletrônico (2.404 demandas); no presencial, foram registradas apenas 387 manifestações durante o ano passado, em razão das restrições impostas pelo isolamento social.

FUNCAP - O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por unanimidade de votos na Sessão Virtual do Pleno, realizada entre 24 e 28 de janeiro de 2022, respondeu à consulta feita pelo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno, sobre a possibilidade de prorrogar o prazo dos contratos de aquisição de passagens aéreas.

O colegiado acompanhou voto da relatora do Processo de Consulta nº 38506/2018-9, conselheira Soraia Victor, pela prorrogação dos contratos, em observância à legislação vigente: “A prorrogação de contrato de fornecimento de passagens aéreas deverá ser aferida levando em conta as circunstâncias do caso concreto, impondo-se o preenchimento dos requisitos estabelecidos na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (artigo 57, inciso II, da Lei  8.666/1993, e artigos 105 a 107, da Lei 14.133/202, conforme o normativo aplicado)”.

A relatora acompanhou a unidade técnica da Secretaria de Controle Externo (Secex), Diretoria de Instrução de Recursos e Consultas, assim como o Ministério Público Especial que atua junto ao TCE Ceará. Vencido, em parte, o conselheiro Ernesto Saboia que votou com divergência na fundamentação da relatora.

Processo de Consulta - De acordo com o Regimento Interno do TCE Ceará, compete privativamente ao Plenário do Tribunal de Contas deliberar sobre consultas formuladas pelos titulares dos órgãos ou entidades jurisdicionados. As consultas devem conter a indicação precisa do seu objeto e, sempre que possível, serem instruídas com parecer do órgão de assistência técnica ou jurídica da autoridade consulente. O quorum mínimo para deliberar sobre consultas formuladas ao Tribunal é de cinco Conselheiros, incluindo o Auditor convocado, além do Presidente, que decidirá com voto de qualidade em caso de empate.

A resposta à Consulta tem caráter normativo, e constitui prejulgamento de tese, mas não do fato ou caso concreto (Artigo 1º, §  2º – Lei Orgânica do TCE-CE).

CURSOS -Estão abertas as inscrições para cursos a distância ofertados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-CE, Instituto Plácido Castelo (IPC). As qualificações serão realizadas nos meses de março e abril. Servidores, colaboradores, jurisdicionados e sociedade em geral, podem fazer a inscrição por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged). Os participantes serão capacitados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Entre sete de março e quatro de abril, o secretário de Tecnologia da Informação do TCE Ceará, Alexsandre Silva, apresentará o tema “Gestão de Riscos e Controle Interno”. A qualificação vai evidenciar os principais aspectos conceituais dos componentes e objetivos do gerenciamento de risco corporativo, tendo por base as melhores práticas do Framework Coso – para avaliar e aperfeiçoar seus sistemas de controle interno. As inscrições vão até dois de março. Alexsandre Silva é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso “Extensão em Direito Constitucional Aplicado à Gestão Pública”, que acontecerá de 14 de março a 18 de abril, será ministrado pelo procurador do Banco Central, João Marcelo Magalhães, Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo é proporcionar estudos dos temas fundamentais do Direito Constitucional, com ênfase na administração pública. Os interessados podem fazer a inscrição até dia 9 de março.

Durante o mesmo período, “Previdência do Servidor Público após a Emenda Constitucional (EC) 103/19” será tema da qualificação ministrada pela consultora técnica do gabinete do conselheiro Rholden Queiroz, Meiry Mesquita. A instrutora é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições também podem ser realizadas até 9 de março. O curso visa discutir as alterações implementadas pela EC 103/2019.

A oferta de cursos do TCE Ceará, por meio do IPC, faz parte de uma série de iniciativas pedagógicas a distância realizadas pelo Instituto, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e a sociedade em geral, sobre temas pertinentes à administração pública.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...