Hoje, 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. E toda a importância que vai além desta data, foi celebrada na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, que na última quarta-feira (13), realizou a Festa do Marco Vivo, simbolizando a luta pela demarcação de terra e garantia de seus direitos. Na ocasião, os indígenas fizeram o ritual do Toré ao redor do tronco de Yburana (imburana), celebram assim suas conquistas compartilhando de sua cultura e espiritualidade com os presentes.
Além da tradicional Dança do Toré no terreiro da Cacique Pequena, a primeiro cacique mulher do Brasil, sob o comando de sua filha, a Cacique Irê, aconteceu o lançamento oficial do Projeto Aprendizes Musicalizando, com a apresentação do grupo de Canto-Coral de crianças, jovens e adolescentes da etnia, que cantaram músicas em nheengantu, língua desenvolvida a partir do tupinambá e que através do projeto será trabalhada como forma de resgate e preservação das tradições e cultura dos povos originários presentes na região.
O projeto realizará até dezembro, oficinas de Luteria, Percussão e Canto-Coral, sob a coordenação pedagógica do Mestre Fernando Sardo. O luthier, compositor e músico integra em seu trabalho a música, a luteria e as artes plásticas, e cria instrumentos musicais, de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras, instalações sonoras e parques sonoros. Em seus cursos, Sardo tem como foco estimular a criatividade na construção de instrumentos musicais com o uso de matérias-primas alternativas, tornar essa prática mais acessível e incentivar a educação ambiental, relacionando arte e ecologia. É também diretriz do seu trabalho incentivar a criação e a composição musical.
Ao final do projeto, será realizada uma atividade musical de encerramento na qual os participantes do projeto se apresentarão para exibir e praticar os aprendizados conquistados após as diversas atividades do projeto.
O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.
A etnia Jenipapo-Kanindé é originária dos povos Payaku e está situada no município de Aquiraz (CE), nos arredores da Lagoa Encantada, onde vivem 130 famílias, totalizando 479 pessoas. Trata-se de um povo indígena urbanizado, mas que busca nas suas origens a redescoberta da prática dos rituais e das danças tradicionais de sua etnia, tal como se verifica com a dança do Toré, considerada um grande símbolo de resistência e forte tradição entre os povos indígenas das regiões do Nordeste brasileiro e do Estado de Minas Gerais.
No Estado do Ceará são 14 os povos indígenas, espalhados por 18 municípios, que fortalecem o legado de resistência. Através dos povos originários indígenas é que se pode contemplar a ancestralidade cearense.
Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando
O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Estão previstas atividades culturais durante o calendário de execução do projeto: workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estarão abertas a toda população.
Mais sobre a Muda Cultural acesse o link
Mais sobre a Rhadar Cultural acesse o link
Mais sobre a Tapera das Artes acesse o link
Projeto “Aprendizes Musicalizando”, com apoio cultural da Tapera das Artes
O quê: Aulas de Canto-Coral, Percussão e Construção de Instrumentos (Luteria)
Quando: abril a dezembro 2022
Onde: Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé (Lagoa Encantada Comunidade Indígena, sn / Iguape, Aquiraz -- CE)
Comentários
Postar um comentário