Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores da UFC são nomeados como coordenadores de avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu posse, no último dia 15 de dezembro, aos novos coordenadores de suas 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. Entre eles, dois nomes são da Universidade Federal do Ceará: o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, na área de Astronomia e Física, e a Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro, na área de Enfermagem.

O professor Antônio Gomes é pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, enquanto a professora Ana Karina atua no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ambos atualmente com conceito máximo (nota 7) na avaliação da Capes.

Além de Antônio Gomes e Ana Karina, outros quatro pesquisadores da UFC estão listados como coordenadores-adjuntos da Capes

Os nomes foram definidos após passar por três etapas: a escolha pela comunidade acadêmico-científica, que totalizou 1.264 indicados iniciais; a formação de listas tríplices pelo Conselho Superior da CAPES, considerando os nomes mais votados pelos colegas da área; e a escolha final de 49 nomes no fim de novembro.

Veja a lista completa dos novos coordenadores

Entre as funções dos coordenadores de área, estão "avaliar propostas de cursos novos, realizar a avaliação quadrienal, propor critérios de avaliação e garantir a interlocução com a comunidade acadêmico-científica".

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, a nomeação “é um reconhecimento da comunidade científica à trajetória já muito exitosa como profissionais e pesquisadores de ambos. É um reconhecimento que podemos estender aos programas de pós-graduação em que eles atuam. São programas que, não por acaso, têm o conceito máximo na CAPES, de padrão de excelência internacional”.

Além disso, o pró-reitor destaca que a escolha é reflexo da capacidade de liderança científica que os dois pesquisadores possuem. “A UFC se sente muito bem representada no sentido de que terá voz ativa na formatação dos futuros processos avaliativos, nessas duas áreas em particular, mas também de maneira geral nas discussões mais amplas que a CAPES conduzir”, diz o Prof. Rodrigo.

ANTÔNIO GOMES
– Referência no campo da Física, atuando principalmente com ênfase em nanociência e nanotecnologia, Antônio Gomes de Souza Filho é doutor pela UFC, onde atualmente é professor titular. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de nível 1A, o pesquisador tem mais de 250 artigos publicados em periódicos internacionais.

“A nomeação para coordenar a área de Astronomia e Física sinaliza o reconhecimento da comunidade acadêmica nacional da área ao padrão de excelência da Pós-Graduação em Física na UFC, que é de padrão internacional durante os últimos 20 anos”, ressalta o Prof. Antônio Gomes.

“Nossa expectativa é contribuir, a partir da discussão com os coordenadores de programas, para o aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação”, diz o pesquisador. “No contexto atual, entendemos que chega o momento de uma inflexão no padrão de avaliação para que se tenha um novo ciclo de fortalecimento da pós-graduação”, projeta.

ANA KARINA – Enfermeira por formação, Ana Karina Bezerra Pinheiro é doutora pela UFC, onde já coordenou a pós-graduação na área, e ocupa atualmente o cargo de vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, suas publicações em periódicos especializados também passam de 200, em temas como promoção e educação em saúde, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de câncer, infecções sexualmente transmissíveis e cuidado obstétrico.

“Os coordenadores de área têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Cada coordenador lidera as comissões e grupos de consultores do seu campo de atuação. Também contribuem para o direcionamento da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da CAPES”, destaca a Profª Ana Karina. “A indicação representa um reconhecimento da pesquisa e liderança científica da UFC no cenário nacional e internacional”, completa.

Entre as expectativas para o quadriênio em que atuará como coordenadora, a professora espera “estimular a internacionalização acadêmica e estimular esse processo [de avaliação] como ferramenta de formação de docentes e discentes”, além de “colaborar de forma contínua para a discussão e definição da política nacional de desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação”, pontua.

ADJUNTOS
– Além do Prof. Antônio Gomes e da Profª Ana Karina, outros quatro pesquisadores da UFC estão listados como coordenadores-adjuntos, que atuam sob a liderança do coordenador de área e se dividem em programas acadêmicos e profissionais.

A Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Engenharias II.

A Profª Geanne Matos de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta na área de Ciências Biológicas II.

O Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (conceito 6), assume como coordenador-adjunto de programas profissionais na área de Engenharias IV.

Por fim, a Profª Maria Vital da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Direito (conceito 4), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Direito.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: rodrigoporto@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.