Pular para o conteúdo principal



Pesquisadores da UFC são nomeados como coordenadores de avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu posse, no último dia 15 de dezembro, aos novos coordenadores de suas 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. Entre eles, dois nomes são da Universidade Federal do Ceará: o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, na área de Astronomia e Física, e a Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro, na área de Enfermagem.

O professor Antônio Gomes é pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, enquanto a professora Ana Karina atua no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ambos atualmente com conceito máximo (nota 7) na avaliação da Capes.

Além de Antônio Gomes e Ana Karina, outros quatro pesquisadores da UFC estão listados como coordenadores-adjuntos da Capes

Os nomes foram definidos após passar por três etapas: a escolha pela comunidade acadêmico-científica, que totalizou 1.264 indicados iniciais; a formação de listas tríplices pelo Conselho Superior da CAPES, considerando os nomes mais votados pelos colegas da área; e a escolha final de 49 nomes no fim de novembro.

Veja a lista completa dos novos coordenadores

Entre as funções dos coordenadores de área, estão "avaliar propostas de cursos novos, realizar a avaliação quadrienal, propor critérios de avaliação e garantir a interlocução com a comunidade acadêmico-científica".

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, a nomeação “é um reconhecimento da comunidade científica à trajetória já muito exitosa como profissionais e pesquisadores de ambos. É um reconhecimento que podemos estender aos programas de pós-graduação em que eles atuam. São programas que, não por acaso, têm o conceito máximo na CAPES, de padrão de excelência internacional”.

Além disso, o pró-reitor destaca que a escolha é reflexo da capacidade de liderança científica que os dois pesquisadores possuem. “A UFC se sente muito bem representada no sentido de que terá voz ativa na formatação dos futuros processos avaliativos, nessas duas áreas em particular, mas também de maneira geral nas discussões mais amplas que a CAPES conduzir”, diz o Prof. Rodrigo.

ANTÔNIO GOMES
– Referência no campo da Física, atuando principalmente com ênfase em nanociência e nanotecnologia, Antônio Gomes de Souza Filho é doutor pela UFC, onde atualmente é professor titular. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de nível 1A, o pesquisador tem mais de 250 artigos publicados em periódicos internacionais.

“A nomeação para coordenar a área de Astronomia e Física sinaliza o reconhecimento da comunidade acadêmica nacional da área ao padrão de excelência da Pós-Graduação em Física na UFC, que é de padrão internacional durante os últimos 20 anos”, ressalta o Prof. Antônio Gomes.

“Nossa expectativa é contribuir, a partir da discussão com os coordenadores de programas, para o aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação”, diz o pesquisador. “No contexto atual, entendemos que chega o momento de uma inflexão no padrão de avaliação para que se tenha um novo ciclo de fortalecimento da pós-graduação”, projeta.

ANA KARINA – Enfermeira por formação, Ana Karina Bezerra Pinheiro é doutora pela UFC, onde já coordenou a pós-graduação na área, e ocupa atualmente o cargo de vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, suas publicações em periódicos especializados também passam de 200, em temas como promoção e educação em saúde, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de câncer, infecções sexualmente transmissíveis e cuidado obstétrico.

“Os coordenadores de área têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Cada coordenador lidera as comissões e grupos de consultores do seu campo de atuação. Também contribuem para o direcionamento da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da CAPES”, destaca a Profª Ana Karina. “A indicação representa um reconhecimento da pesquisa e liderança científica da UFC no cenário nacional e internacional”, completa.

Entre as expectativas para o quadriênio em que atuará como coordenadora, a professora espera “estimular a internacionalização acadêmica e estimular esse processo [de avaliação] como ferramenta de formação de docentes e discentes”, além de “colaborar de forma contínua para a discussão e definição da política nacional de desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação”, pontua.

ADJUNTOS
– Além do Prof. Antônio Gomes e da Profª Ana Karina, outros quatro pesquisadores da UFC estão listados como coordenadores-adjuntos, que atuam sob a liderança do coordenador de área e se dividem em programas acadêmicos e profissionais.

A Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Engenharias II.

A Profª Geanne Matos de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta na área de Ciências Biológicas II.

O Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (conceito 6), assume como coordenador-adjunto de programas profissionais na área de Engenharias IV.

Por fim, a Profª Maria Vital da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Direito (conceito 4), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Direito.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: rodrigoporto@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...