Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Lasanha

Sem dúvida alguma, existe uma conexão emocional que relaciona a comida à memória afetiva familiar, com destaque para as mães. É impossível não recordar com carinho os deliciosos acepipes feitos pelas mamães, principalmente em grandes momentos. O Dia das Mães, em especial, além do clássico domingão, é sinônimo de união familiar, considerado um dos principais agentes agregadores em variadas culturas. E com ele, as iguarias que "arrastam multidões".

Quem nunca ansiou por reuniões familiares aos domingos só para saborear aquela iguaria que somente a mamãe fazia? Nestes momentos festivos, vale recorrer à tradição familiar para eleger a delícia que sempre desperta as melhores lembranças, celebrando uma das figuras mais queridas do seio familiar, associada à comida afetiva. É importante lembrar que o ato de alimentar é uma das tarefas mais primordiais das mães desde o nascimento, pelo menos para a maioria que consegue alimentar seu bebê com o leite materno.

Claro que a comida afetiva, gravada na memória de todo filho - e até mesmo netos - vai depender da cultura de um povo, mas alguns clássicos são eleitos como as melhores refeições diretamente associadas às mães, como o frango assado, o bolo - é impossível não lembrar da canção brasileira “Mamãe” e o avental todo sujo de ovo -, a feijoada, clássica de um domingão familiar, e uma bela macarronada ou lasanha! Estas são iguarias, inclusive, eleitas como as que mais representam as deliciosas comidas feitas pelas mamães no imaginário popular.

O professor de Gastronomia da Estácio e Chef de Cozinha, Bruno Tupinambá (@cheftupinamba), guarda recordações afetivas da deliciosa lasanha feita pela mãe e pela tia.

“Lembro-me de diversas vezes, minha mãe levava a lasanha ao forno e quando o aroma tomava conta da casa, eu e meu irmão íamos logo para a beira do fogão para sinalizar que o preparo estaria pronto. Ela sempre dizia: ‘Deixa dourar mais um pouquinho, a parte que fica tostadinha é a mais gostosa’”, conta

As lembranças do acepipe de origem italiana são tão fortes em suas memórias que sua tia Mary também faz parte dessas grandes recordações. Com requinte de detalhes, ele lembra como a tia preparava a lasanha.

“Minha tia Mary sempre foi a ‘encarregada’ da família de fazer sua famosa lasanha. Era uma lasanha de queijo e presunto, intercaladas com molho de tomate e bechamel. Sempre finalizada com uma generosa camada de bechamel e queijo. Até hoje salivamos e nos deliciamos nessas reuniões familiares”.

As recordações de Tupinambá são a expressão do alimento cheio afetividade, uma emoção retratada no clássico filme “Ratatouille”, que nos mostra essa conexão entre mães e filhos. Na cena, o gastrônomo Anton Ego, ao experimentar o delicioso prato de origem parisiense, é imediatamente transportado para sua infância e para sua mãe, que preparava a mesma iguaria. É uma cena memorável do cinema que ilustra como a comida é capaz de provocar afetividade nas pessoas.

A chef de Gastronomia Ana Paula Della Piazza (@anapauladellapiazza) acredita que o mais importante é ter todos reunidos em volta da mesa para celebrar.

"A cultura do Dia das Mães é todos sentados em volta de uma mesa, confraternizando, almoçando juntos, seja qual for o prato. A comida, seja ela qual for, a gastronomia, seja qual for a região, seja qual país, é um momento de agregar a família, de agregar os amigos, de confraternização, de união em volta de uma mesa."

A chef Della Piazza, que trabalha com massas (https://www.volareartigianale.com.br/contato.php), lembra que a lasanha era o prato que pedia à mãe, uma imigrante italiana que se estabeleceu em Jaguaquara, cidade que abrigou italianos nos anos 1950. 

"Quando eu era criança e minha mãe perguntava qual comida eu mais gostava, eu dizia que era a lasanha. Sempre que queria um prato especial, pedia para minha mãe fazer lasanha", recorda.

Sem dúvida, para muitas pessoas, a lasanha é lembrada como a comida preferida que a mamãe faz. De origem italiana, ela chegou ao Brasil pelas mãos dos primeiros imigrantes no século XIX e conquistou os brasileiros.

O gastrônomo Bruno Tupinambá observa que "Por ser uma refeição compartilhada, ela dispensa preparos individuais e promove um ambiente de união e convívio".

Ele conta que a origem da lasanha é frequentemente associada à Itália, especialmente à região da Emília-Romanha. Há relatos que datam do século XIII que já apontam sua existência. Porém, a adição do tomate ocorreu posteriormente, após a colonização das Américas, difundindo-se na Itália a partir do Século XVIII. Como o Brasil foi fortemente influenciado pela imigração italiana, recebendo mais de 1,5 milhões de italianos entre 1870 e 1960, a cultura da lasanha logo se difundiu e se incorporou à cultura brasileira.

E para celebrar esta data que vai além dos instintos comerciais, buscando o calor da afetividade que somente as boas mães conseguem transmitir, hoje o Histórias & Sabores apresenta uma deliciosa lasanha ensinada pelo chef Bruno Tupinambá.


Lasanha com ragu de linguiça toscana

Ingredientes para uma assadeira de 30x20 cm

• 250g de massa de lasanha artesanal

• 60g de queijo grana padano ou parmesão

Para o recheio:

• 200g de creme de leite

• 500g de queijo de búfala ralado

• Noz moscada e pimenta do reino a gosto

• Sal a gosto

Para o ragu de salsicha:

• 800 g de linguiça toscana

• 800 g de passata de tomate (ou purê de tomate)

• 1 talo de salsão picado

• 1 cebola picada

• 1 cenoura picada

• Azeite extra virgem a gosto

• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Retire a pele da linguiça e processe a carne no processador. Limpe e pique primeiro a cenoura, a cebola e o aipo.

Coloque um pouco de azeite de oliva na panela, adicione a mistura picada e doure em fogo alto por pelo menos 5 minutos, dourando bastante.

Adicione a linguiça, tempere com sal e pimenta do reino e deixe dourar. Adicione a passata de tomate e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Corrija o sal e a pimenta do reino se necessário.

Quando o ragù estiver pronto, tudo que você precisa fazer é montar a lasanha. Unte uma forma de 20x30 cm com um pouco de ragu e coloque a massa da lasanha no fundo.

Cubra com o ragu de linguiça, um pouco de creme de leite, queijo muçarela e um pouco do grana padano ralado. Faça isso intercalando entre massa, ragu e queijo, até chegar ao final. Deixe 1 dedo abaixo do topo da travessa.

Finalize a última camada com ragu, creme de leite e queijo. Leve ao forno para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC, deixando dourar bastante. Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ