Acaraú, segundo maior produtor de Camarão do Ceará, recebe Seminário sobre Biossegurança.
O município de Acaraú, localizado na chamada Costa Negra, consolidou-se como um dos principais polos de produção de camarão do Ceará. Segundo estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dados da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), a produção local é estimada em 3.670 toneladas por ano, voltadas para fins comerciais.
Com esse volume, Acaraú ocupa o segundo lugar no ranking estadual de produção de camarão e figura também entre os três maiores polos do Brasil.
“A Carcinicultura em Acaraú não apenas movimenta nossa economia, mas também configura-se como um vetor de transformação social, integrando produção sustentável, inovação tecnológica e desenvolvimento local”, destaca o professor Rubens Galdino, Diretor-Geral do IFCE – Campus Acaraú.
Com o objetivo de atualizar os produtores do município, acontece de 10 a 12 de setembro, o IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira.
- A ideia é avançar de forma cada vez mais sustentável, incorporando inovação, conhecimento científico e práticas de biossegurança que assegurem a competitividade da carcinicultura local no mercado nacional e internacional” ressalta o professor.
*Inovação-O IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira acontecerá no Campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
A programação inclui palestras e painéis com especialistas da EMATER, ADAGRI, EMBRAPA, UFPA e do Ministério da Pesca e Aquicultura, abordando temas como biossegurança, regulamentação, certificação, manejo e inovação tecnológica nas cadeias produtivas.
O evento é uma promoção e realização do Instituto Future e do Instituto Federal do Ceará - Campus Acaraú, e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Serviço
- IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira - Acaraú
- Data: 10 a 12 de setembro de 2025
- Local: IFCE – Campus Acaraú
- Hora: 8h30
- Inscrições: https://forms.gle/3iYEDcT5P7uwJxWKA
Comentários
Postar um comentário