Pular para o conteúdo principal



77º Salão de Abril homenageia Campelo Costa

A Prefeitura de Fortaleza inscreve para o 77º Salão de Abril, uma das maiores mostras de artes visuais da América Latina, com a questão mobilizadora Acessibilidade Estética e Poética. O processo de inscrição e submissão dos trabalhos artísticos segue até 22 de janeiro de 2026, por meio do site oficial do Salão. Nesse período, quem tiver interesse deve preencher o formulário online e enviar a documentação prevista no edital, elaborado em linguagem simples pela primeira vez na história da mostra.

Acesse o edital de seleção de trabalhos artísticos para o 77º Salão de Abril


Promovido pela Casa do Barão de Camocim, equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o 77º Salão de Abril mantém a tradição de prestar homenagem a personalidades com relevante contribuição para as Artes Visuais. Em 2026, será celebrado o legado do arquiteto, urbanista e artista plástico Campelo Costa (1939-2022), que estreou na mostra há 60 anos, sendo premiado por três edições consecutivas: 1966, 1967 e 1968 (foto).

Além de três obras do homenageado, a Curadoria do Salão selecionará 38 trabalhos em dez categorias:
  1. Performance.
  2. Instalação.
  3. Escultura.
  4. Colagem
  5. Desenho.
  6. Gravura.
  7. Videoarte.
  8. Fotografia.
  9. Pintura.
  10. Têxtil. 
Podem participar pessoas maiores de 18 anos, naturais e/ou residentes no Ceará e em outros Estados do Nordeste, conforme os critérios estabelecidos no Edital. A curadoria desta edição será assinada pelas artistas e pesquisadoras Gislana Vale, Melissa Alves, Eliana Amorim e Ana Lira.

Acessibilidade Estética e Poética

Acessibilidade Estética e Poética parte de uma experiência que ativa as sensorialidades e possibilita fruição, vivência e imersão tanto de pessoas com deficiência quanto do público em geral, na perspectiva de acessar e compartilhar as subjetividades das obras artísticas. Para isso, é concebida em diálogo com pessoas Def, ultrapassando e atualizando a ideia de acessibilidade como mero recurso técnico, afirmando-se como mais uma camada artística da experiência.
Avanços

A nova edição traz mudanças, que respondem a demandas antigas da classe artística, como o aumento do cachê de R$ 5 mil para 6 mil, a adoção de Política Afirmativa para promoção da equidade, a otimização das etapas de seleção e a ampliação do tempo dedicado à análise artística das obras inscritas.

Outra atualização importante é a possibilidade de a pessoa artista optar pela contratação como pessoa física. Caso o contrato seja como pessoa física, serão descontados os impostos obrigatórios, o que altera o valor final do pagamento. Todas as informações detalhadas serão explicadas antes da fase de entrega da documentação.

As mudanças no processo de seleção foram definidas após consulta pública realizada entre 2 e 16 de dezembro de 2025.

As inscrições

Até 22 de janeiro de 2026, as pessoas interessadas devem realizar, de forma simultânea, as inscrições e a submissão dos trabalhos por meio do formulário online disponível no site www.salaodeabril.com.br.

Do total de vagas, 15 são destinadas a trabalhos de artistas naturais e/ou residentes no Ceará há, no mínimo, dois anos, que não tenham sido contemplados nas últimas três edições do Salão de Abril; outras 15 vagas são destinadas a trabalhos de artistas naturais e/ou residentes no Ceará pelo mesmo período; e 8 vagas contemplam artistas naturais e/ou residentes em outros Estados do Nordeste há, no mínimo, dois anos.

Política Afirmativa

Com o propósito de reduzir desigualdades históricas e combater processos de exclusão e discriminação que afetam diversos grupos sociais, a Secultfor e o ICI adotaram um conjunto de medidas voltadas à reparação e à promoção da equidade.

Neste contexto, o edital do 77° Salão de Abril prevê a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência-PcD (20%), Pessoas autodeclaradas Pardas e Pretas (20%), Indígenas (10%), Quilombolas (5%), Travestis, Transexuais, Transgêneros e Pessoas não Bináries (5%), reafirmando compromisso da gestão com a diversidade e a inclusão.

Construção Coletiva

A construção do Edital contou com a participação ativa da comunidade artística. Foi realizada uma consulta pública para o envio de contribuições e, posteriormente, uma escuta pública presencial, em 16 de dezembro de 2025, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, sede do Salão de Abril.


O homenageado


Pernambucano radicado no Ceará, Antonio Carlos Campelo Costa (1939-2022) é conhecido por incursões nas diversas linguagens artísticas. O arquiteto e urbanista destacou-se ao coordenar obras em Fortaleza e em outras regiões do Brasil, bem como projetos de requalificação urbana em sítios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Artista plástico Campelo Costa (foto) estreou no Salão de Abril há 60 anos, como “a grande revelação do XVI Salão”, como destaca a edição de 7 de maio de 1966 do jornal O Povo. 

- Desenhista dedicado ao trabalho profissional de perspectivas arquitetônicas, domina com facilidade surpreendente o desenho da figura humana que, em suas magníficas contribuições, nada tem a ver com as costumeiras figurinhas estereotipadas das ilustrações comerciais”, elogia a publicação.

Após obter em três anos seguidos o primeiro prêmio na Categoria “Desenho do Salão” (1966, 1967 e 1968), Campelo Costa foi convidado a expor a sua primeira individual no Ideal Clube, à época um dos locais mais prestigiados de exposições da cidade, com sucesso de crítica.

Sobre o Salão de Abril

Atualmente, o Salão de Abril é realizado pelo Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Com 82 anos de existência e 76 edições realizadas, a mostra se firmou como uma das mais tradicionais e antigas exposições de artes visuais da América Latina. O Salão nasceu em 1943 por iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes em parceria com artistas da cena local.
Com informações de Caio Faheina.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Morre fundador do Super Lagoa

Morreu hoje  (26.12.2025) aos 82 anos o fundador do Grupo Super Lagoa, Marco Antônio Moura. Super Lagoa : Hoje nos despedimos de um grande homem. Nosso fundador, Marco Antonio Moura, ou melhor, nosso “Marcão”, partiu, deixando tudo aquilo que ele construiu com as próprias mãos, com o coração e com a coragem de quem sempre acreditou nas pessoas. Nasceu em 10 de agosto de 1943, em São Paulo. Casado com Neusa Fernandes Moura e pai de três filhos, Marcão sempre foi reconhecido pelo coração grande, pela fé no trabalho e pela coragem de transformar sonhos em realidade. Em 1989, decidiu recomeçar sua história em Fortaleza. Aqui, encontrou novas amizades, novas parcerias e o cenário perfeito para empreender servindo pessoas. Foi às margens da Lagoa da Parangaba que nasceu o Super Lagoa, negócio, que mudaria não só a vida da sua família, mas também a de milhares de clientes e colaboradores. Com muito suor, simplicidade e determinação, Marcão esteve presente em cada detalhe do que construía ...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Morre fundador do Super Lagoa

Morreu hoje  (26.12.2025) aos 82 anos o fundador do Grupo Super Lagoa, Marco Antônio Moura. Super Lagoa : Hoje nos despedimos de um grande homem. Nosso fundador, Marco Antonio Moura, ou melhor, nosso “Marcão”, partiu, deixando tudo aquilo que ele construiu com as próprias mãos, com o coração e com a coragem de quem sempre acreditou nas pessoas. Nasceu em 10 de agosto de 1943, em São Paulo. Casado com Neusa Fernandes Moura e pai de três filhos, Marcão sempre foi reconhecido pelo coração grande, pela fé no trabalho e pela coragem de transformar sonhos em realidade. Em 1989, decidiu recomeçar sua história em Fortaleza. Aqui, encontrou novas amizades, novas parcerias e o cenário perfeito para empreender servindo pessoas. Foi às margens da Lagoa da Parangaba que nasceu o Super Lagoa, negócio, que mudaria não só a vida da sua família, mas também a de milhares de clientes e colaboradores. Com muito suor, simplicidade e determinação, Marcão esteve presente em cada detalhe do que construía ...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...