Pular para o conteúdo principal



Oktoberfest Guaramiranga


Terminou nas primeiras horas de hoje a I Oktoberfest Guaramiranga. Ela já pode ser considerada um marco de sucesso no calendário de eventos de Guaramiranga, que recebeu no feriadão 20 mil pessoas. Com pousadas e hotéis com 100% de ocupação, o evento trouxe para o frio da serra gente dos quatro cantos do país. Cearenses, catarinenses, pernambucanos, baianos, paulistas, maranhenses, o Brasil veio conferir a versão nordestina do festival alemão. Nos três dias de festa, dentro da Arena da Cerveja, mais de 10 mil pessoas conferiram a mistura alemã com o sotaque cearense.
Na primeira noite, os visitantes puderam ter um aperitivo de como seria a animação até o último dia do evento. O mestre de cerimônias João Rufino, humorista cearense, deu as boas-vindas e arrancou gargalhadas da platéia, que participava a cada brincadeira inventada pelo comediante.
O festival foi aberto com o DJ Guga de Castro, que esquentou o público presente. Logo em seguida subiu ao palco a banda cearense Dona Zefinha, com performance que misturou música, teatro e dança. Encerrando a sexta-feira, a banda Cavalinho Branco (SC), única que tocou em todas as edições da Oktoberfest Blumenau contagiou os visitantes, que dançaram e imitaram as coreografias.
No sábado, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes: a 1ª Volta da Caneca. Na corrida, 100 participantes percorreram a rua principal da cidade com uma caneca cheia de chope. A competição foi dividida nas categorias Masculino, Feminina e Fantasia, que divertiu quem estava conferindo. Marcelo Caio, de 25 anos, chamou atenção pela caracterização hilariante de Chales Chaplin. Teve também quem optasse por fantasia de grupo, como os estudantes de engenharia da UFC. Cercados por uma corda, eles fizeram a festa.
A noite de sábado foi um destaque a parte. Quase seis mil pessoas lotaram a Arena da Cerveja para conferir os shows do DJ Marquinhos (Farra na Casa Alheia), e das bandas Fritz Marsch (CE), Groovytown (CE), Falcão (CE) e Cavalinho Branco (SC).
Com uma segurança preparada e reforçada encontrou o ambiente perfeito para levar toda a família. Um serviço de táxi foi implantado para garantir o conforto dos visitantes. Quem queria beber e não podia dirigir teve a opção de contratar taxistas para ir até o local da festa.
O comerciante Halan Figueiredo, 39 anos, disse que ficou tranqüilo em levar os três filhos pequenos para a festa. “Estava tudo bem estruturado. O local escolhido para a Oktoberfest não podia ter sido melhor. Foi tudo muito sossegado e aproveitei bastante”, diz.
Na tarde de ontem, a cidade foi tomada por cores e carros. Foi o desfile de carros alegóricos, realizado no Centro de Guaramiranga. Dentro dos automóveis, construídos especialmente para o momento, pessoas vestidas com roupas típicas da Alemanha. O encerramento da Oktoberfest Guaramiranga foi com DJ Marquinhos, Fritz Marsch, Cavalinho Branco e a dupla Ítalo & Renno para animar uma platéia de cinco mil pessoas.
A Oktoberfest Guaramiranga abriu também suas portas para a arte. Durante o festival, aconteceu a Mostra Coletiva de Artes Plásticas. A exposição ocorreu diariamente no Hotel Escola Senac e contou com a curadoria do artista plástico Zé Tarcísio e participação dos seguintes artistas: Fernando França, Kazane, Totonho Laprovitera e Vando Figueiredo. Todos os quadros que compuseram a Mostra foram pintados especialmente para a Oktoberfest Guaramiranga.

Durante toda a Oktoberfest Guaramiranga, a organização teve o cuidado de prezar pela questão social. Três toneladas de alimentos foram arrecadadas na entrada e serão doadas para comunidades carentes de Guaramiranga. A atuação sócio-ambiental continua com a realização de cursos de capacitação da mão-de-obra, possibilitando a geração de emprego e renda para os habitantes da região. Além disso, parte da receita será destinada às obras de instalação do festival e empregada na reestruturação dos equipamentos culturais da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

Outro diferencial da festa foi o projeto Carbon Free, que teve o compromisso de zerar a emissão de gases causadores do Efeito Estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Para isso, ao final do festival, será calculado o valor estimado de poluição gerado, sendo plantadas mudas de árvores em áreas de preservação da serra de Guaramiranga, em quantidade necessária para neutralizá-los, através da absorção gerada pelo processo de fotossíntese. As plantas escolhidas foram frutíferas (limão, cajueiro bravo, azeitona preta, graviola e jambo) e nativas (ypé amarelo, abricó do Pará, urucum, sabiá tiúba, angico, podói, ingazeira e imbiriba).

A estrutura da Oktoberfest Guaramiranga contou com mais de 250 profissionais envolvidos com produção e segurança, um palco principal, oito barracas de cerveja, seis com comidas, restaurante alemão, 9 mil m² de festa, ambulâncias e três geradores. O local engloba ainda: o “Pesqueiro Guaramiranga”; o “Restaurante Manjericão”; o “Parque das Trilhas”, que conta com esportes de aventura (rapel, tirolesas, ponte de três cordas e caiaques), caminhadas em trilhas ecológicas, banho de bica e de lago, lanchonete, tudo em contato com a natureza; além das pousadas Chalé do Tutuca e Chalé do Arnoldo Studart e o Hotel Escola, do Senac.

Muitas pessoas criticaram a organização. Disseram que tinham ingresso e não podiam entrar. Houve suspensão de venda de R$ 2,00. Valeu a primeira experiência e ficam os ensinamentos para os próximos eventos.

Comentários

  1. Parabéns pelo Blog... já estava na hora mesmo.. será tão acessado quanto o do Eliomar e o do Nonato Albuquerque.
    Felicidades e abraço na família.

    ResponderExcluir
  2. Estive presente no festival e tudo o que tenho a comentar é que ele já é um dos mais memoráveis, pois conseguiu lotar a pequena 'suiça brasileira'. Nenhum outro evento conseguiu tal marco. Parabéns também para a prefeitura que conseguiu manter a ética da limpeza em todos os momentos, como foi dito antes pela mesma.

    ResponderExcluir
  3. Pois é tive notícias boas e ruins do Festival. Acho que valeu a experiência e que o próximo se corriga as falhas apontadas como falta de ingresso, de chopp, de acesso, estacionamento etc.

    ResponderExcluir
  4. Vários pontos deveria ser avaliados, tais como: segurança (só vi uma viatura pra festa toda 'fora do evento', teve até o caso que eu tava na hora.. dois irmãos brigaram no restaurante, um foi e quebrou o vidro do carro do outro. todos que estavam lá perceberam tal fiesta prata com o vidro quebrado.)
    Cerveja do lado de fora do evento acabava muito cedo, no sábado por exemplo eu cheguei em guaramiranga pra festa e não tava mais entrando ninguém, e do lado de fora também não tinha cerveja pra vender.. até tinha, mas quente.. entre outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  5. Não vi essas maravilhas todas. Talvez por que eu buscava uma Oktoberfest tradicional (com cervejas BOAS e petiscos alemães).
    Mas... Tudo bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...