Pular para o conteúdo principal



Festorquídeas 2010

"A delicadeza das orquídeas atrai pessoas de todas as idades, que se surpreendem com sua complexidade estética, riqueza de cores e formatos únicos. Em sua quarta edição, o FestOrquídeas de Fortaleza reunirá cultivadores e apreciadores da natureza nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade com mais de 30 anos de existência, e tem como objetivo disseminar o cultivo de orquídeas, uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro. Além da exposição de orquídeas, apresentadas pelos 90 membros da ACEO e de outras associações orquidófilas do Nordeste, o 4° FestOrquídeas promoverá oficinas, feira de plantas ornamentais e campanha contra a comercialização de plantas retiradas da natureza. A organização do evento espera que o público supere os 10 mil visitantes da última edição.

A visitação à exposição e a participação nas demais atividades do 4° FestOrquídeas de Fortaleza são gratuitas. Na sexta-feira (12), a visitação pública será das 16 horas às 22 horas. No sábado e no domingo, o público poderá visitará a mostra das 9 horas às 22 horas. O encerramento será no domingo (14), às 20 horas, com a entrega, pelo terceiro ano seguido, do troféu “Labiata de Ouro”. As orquídeas expostas concorrerão em seis categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica e Prêmio Gerardo Carvalho, destinado à flor escolhida por meio de voto popular. O troféu foi confeccionado pela artista plástica Aurinete Porto especialmente para a ACEO, e inspira-se na Cattleya labiata, a mais conhecida orquídea brasileira, presente nas serras cearenses.

Para todas as idades - No primeiro dia do evento, sexta-feira (12), o FestOrquídeas receberá uma visita especial. Logo após a abertura da exposição, os idosos do Lar Torres de Melo serão recepcionados pelos membros da ACEO e irão conhecer um pouco mais sobre as orquídeas, fazendo uma visita guiada à mostra. Para quem deseja obter dicas de como cultivar flores durante o ano todo, o evento promoverá oficinas no sábado (13) e no domingo (14), em duas sessões, às 10 horas e às 17 horas, totalizando quatro encontros. As oficinas são abertas ao público e a ACEO solicita aos participantes a doação de alimentos não perecíveis (preferencialmente leite em pó ou massas), donativos que serão repassados ao Lar Torres de Melo.

“O crescimento no número de visitantes é visível de um ano para o outro. Percebe-se que, cada vez mais, cresce o interesse pelas orquídeas no Ceará. Ações como as promovidas pela ACEO divulgam orquidofilia e demonstram que essa é uma atividade de lazer que se coloca ao alcance de todos”, afirma o jornalista Ítalo Gurgel, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos, que tem como associados idosos, crianças, jardineiros, agrônomos, médicos, donas de casa, comerciantes, jornalistas, estudantes, professores, entre outros.

Consciência ambiental - No Brasil, há centenas de associações como a ACEO e as exposições de orquídeas se multiplicam por quase todo o País, atraindo, em algumas cidades, milhares de visitantes. As entidades orquidófilas reúnem um público extremamente heterogêneo, focando sempre na questão da preservação do meio ambiente. Ítalo Gurgel lembra a situação da Serra de Uruburetama, berço da Cattleya labiata, e que já perdeu a maior parte de suas matas para dar lugar à plantação de bananeiras. No Rio Grande do Norte, o problema é o avanço da especulação imobiliária, que está acabando com a Cattleya granulosa, outra bela orquídea nordestina, em seu ambiente natural. “Hoje, a sobrevivência dessas espécies é garantida justamente pelos orquidófilos, que as cultivam de forma conveniente, multiplicando-as e salvando-as do desaparecimento”, comenta o jornalista e presidente da ACEO. No cenário do 4º FestOrquídeas, será promovida uma campanha conta a compra de orquídeas do mato, sendo ainda expressamente proibida a comercialização, no ambiente da exposição, de qualquer planta coletada na natureza.

Cultivando em casa - Após conhecer sobre as orquídeas e o seu cultivo, os visitantes da FestOrquídeas poderão adquirir e presentear amigos e familiares com as flores do orquidário "Flores do Lago", de Minas Gerais, além de outras plantas e insumos. “As orquídeas são plantas rústicas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é bem fácil cultivá-las. Não há nada no nosso clima, por exemplo, que possa impedir o sucesso de um orquidário no Ceará. A maioria dessas flores se adapta a quaisquer ambientes, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos. Não é nada sofisticado ou oneroso. É coisa para gente que, simplesmente, ama a natureza, em especial as plantas floríferas”, afirma Ítalo.

O 4° FestOrquídeas de Fortaleza estará aberto à visitação pública a partir das 16 horas da sexta-feira, dia 12. O encerramento será no domingo, dia 14, às 20 horas, com a entrega do troféu “Labiata de Ouro”

Programação

Sexta-feira, 12 de novembro

8 horas às 13 horas - Recebimento das plantas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

14 horas às 16 horas - Julgamento

16 horas - Abertura

16 horas às 22 horas - Visitação

17 horas - Lançamento do livro “Cultivo Moderno de Orquídeas – Cattleyas e seus híbridos”, de Roberto Jun Takane, Sérgio Shoji Yanagisawa e Kathia Fernandes Lopes Pivetta, seguido de palestra do Dr. Roberto Takane.

Sábado, 13 de novembro

9 horas às 22 horas - Visitação

9 horas - Oficina “Acessórios de arame para pendurar vasos” com Francisco Furtado Filho (SOBH)

10 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Marco Aurélio (ACEO)

17 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Gerson Paiva (CPO)

Domingo, 14 de novembro

9 horas às 20 horas - Visitação

9 horas - Oficina “Tutoramento de orquídeas” com Aroldo Correa (Orquidário Flores do Lago)

10 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Juliana Coelho (ACEO)

17 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Waldir Leite (ACEO)

18 horas - Entrega dos Troféus

20 horas – Encerramento


Serviço:

4º FestOrquídeas

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Data: de 12 a 14 de novembro

Entrada: Gratuita

Mais informações: www.orquidofilos.com.br

Mais informações sobre o assunto com AD2M Engenharia de Comunicação pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio ou enviar e-mail para bruno@ad2m.com.br

--
Bruno Sampaio
AD2M Engenharia de Comunicação
(85) 9605.0462

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170