"A delicadeza das orquídeas atrai pessoas de todas as idades, que se surpreendem com sua complexidade estética, riqueza de cores e formatos únicos. Em sua quarta edição, o FestOrquídeas de Fortaleza reunirá cultivadores e apreciadores da natureza nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade com mais de 30 anos de existência, e tem como objetivo disseminar o cultivo de orquídeas, uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro. Além da exposição de orquídeas, apresentadas pelos 90 membros da ACEO e de outras associações orquidófilas do Nordeste, o 4° FestOrquídeas promoverá oficinas, feira de plantas ornamentais e campanha contra a comercialização de plantas retiradas da natureza. A organização do evento espera que o público supere os 10 mil visitantes da última edição.
A visitação à exposição e a participação nas demais atividades do 4° FestOrquídeas de Fortaleza são gratuitas. Na sexta-feira (12), a visitação pública será das 16 horas às 22 horas. No sábado e no domingo, o público poderá visitará a mostra das 9 horas às 22 horas. O encerramento será no domingo (14), às 20 horas, com a entrega, pelo terceiro ano seguido, do troféu “Labiata de Ouro”. As orquídeas expostas concorrerão em seis categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica e Prêmio Gerardo Carvalho, destinado à flor escolhida por meio de voto popular. O troféu foi confeccionado pela artista plástica Aurinete Porto especialmente para a ACEO, e inspira-se na Cattleya labiata, a mais conhecida orquídea brasileira, presente nas serras cearenses.
Para todas as idades - No primeiro dia do evento, sexta-feira (12), o FestOrquídeas receberá uma visita especial. Logo após a abertura da exposição, os idosos do Lar Torres de Melo serão recepcionados pelos membros da ACEO e irão conhecer um pouco mais sobre as orquídeas, fazendo uma visita guiada à mostra. Para quem deseja obter dicas de como cultivar flores durante o ano todo, o evento promoverá oficinas no sábado (13) e no domingo (14), em duas sessões, às 10 horas e às 17 horas, totalizando quatro encontros. As oficinas são abertas ao público e a ACEO solicita aos participantes a doação de alimentos não perecíveis (preferencialmente leite em pó ou massas), donativos que serão repassados ao Lar Torres de Melo.
“O crescimento no número de visitantes é visível de um ano para o outro. Percebe-se que, cada vez mais, cresce o interesse pelas orquídeas no Ceará. Ações como as promovidas pela ACEO divulgam orquidofilia e demonstram que essa é uma atividade de lazer que se coloca ao alcance de todos”, afirma o jornalista Ítalo Gurgel, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos, que tem como associados idosos, crianças, jardineiros, agrônomos, médicos, donas de casa, comerciantes, jornalistas, estudantes, professores, entre outros.
Consciência ambiental - No Brasil, há centenas de associações como a ACEO e as exposições de orquídeas se multiplicam por quase todo o País, atraindo, em algumas cidades, milhares de visitantes. As entidades orquidófilas reúnem um público extremamente heterogêneo, focando sempre na questão da preservação do meio ambiente. Ítalo Gurgel lembra a situação da Serra de Uruburetama, berço da Cattleya labiata, e que já perdeu a maior parte de suas matas para dar lugar à plantação de bananeiras. No Rio Grande do Norte, o problema é o avanço da especulação imobiliária, que está acabando com a Cattleya granulosa, outra bela orquídea nordestina, em seu ambiente natural. “Hoje, a sobrevivência dessas espécies é garantida justamente pelos orquidófilos, que as cultivam de forma conveniente, multiplicando-as e salvando-as do desaparecimento”, comenta o jornalista e presidente da ACEO. No cenário do 4º FestOrquídeas, será promovida uma campanha conta a compra de orquídeas do mato, sendo ainda expressamente proibida a comercialização, no ambiente da exposição, de qualquer planta coletada na natureza.
Cultivando em casa - Após conhecer sobre as orquídeas e o seu cultivo, os visitantes da FestOrquídeas poderão adquirir e presentear amigos e familiares com as flores do orquidário "Flores do Lago", de Minas Gerais, além de outras plantas e insumos. “As orquídeas são plantas rústicas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é bem fácil cultivá-las. Não há nada no nosso clima, por exemplo, que possa impedir o sucesso de um orquidário no Ceará. A maioria dessas flores se adapta a quaisquer ambientes, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos. Não é nada sofisticado ou oneroso. É coisa para gente que, simplesmente, ama a natureza, em especial as plantas floríferas”, afirma Ítalo.
O 4° FestOrquídeas de Fortaleza estará aberto à visitação pública a partir das 16 horas da sexta-feira, dia 12. O encerramento será no domingo, dia 14, às 20 horas, com a entrega do troféu “Labiata de Ouro”
Programação
Sexta-feira, 12 de novembro
8 horas às 13 horas - Recebimento das plantas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
14 horas às 16 horas - Julgamento
16 horas - Abertura
16 horas às 22 horas - Visitação
17 horas - Lançamento do livro “Cultivo Moderno de Orquídeas – Cattleyas e seus híbridos”, de Roberto Jun Takane, Sérgio Shoji Yanagisawa e Kathia Fernandes Lopes Pivetta, seguido de palestra do Dr. Roberto Takane.
Sábado, 13 de novembro
9 horas às 22 horas - Visitação
9 horas - Oficina “Acessórios de arame para pendurar vasos” com Francisco Furtado Filho (SOBH)
10 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Marco Aurélio (ACEO)
17 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Gerson Paiva (CPO)
Domingo, 14 de novembro
9 horas às 20 horas - Visitação
9 horas - Oficina “Tutoramento de orquídeas” com Aroldo Correa (Orquidário Flores do Lago)
10 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Juliana Coelho (ACEO)
17 horas - Oficina “Cultivo de Orquídeas” com Waldir Leite (ACEO)
18 horas - Entrega dos Troféus
20 horas – Encerramento
Serviço:
4º FestOrquídeas
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: de 12 a 14 de novembro
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.orquidofilos.com.br
Mais informações sobre o assunto com AD2M Engenharia de Comunicação pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio ou enviar e-mail para bruno@ad2m.com.br
Comentários
Postar um comentário