Pular para o conteúdo principal



Nova Defensora Geral do Ceará destaca enfrentamento às desigualdades

A letra da canção “Pequena memória para um tempo sem memória”, do cantor e compositor Gonzaguinha é declamada pela defensora pública Mayara Mendes.

A obra foi escrita na década de 1980, mas continua ecoando na atualidade, ao falar sobre lutar por um mundo mais humano e com justiça social. 

Uma luta de “braços esquecidos que fizeram os heróis” e de uma luta que muito se assemelha com a missão da Defensoria Pública.

Emoção e discursos de compromisso com a valorização do defensor público e pela defesa da população vulnerável. 

Foi assim a sessão solene do Conselho Superior da Defensoria Pública que deu posse a Elizabeth Chagas para o cargo de Defensora Pública Geral do Ceará.


A solenidade do Egrégio Conselho Superior da Defensoria aconteceu no auditório da sede da instituição, acompanhada por mais de 200 pessoas, dentre autoridades, defensores públicos e a sociedade civil.

Estiveram presentes:
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual José Sarto (PDT);
  • Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira,.
  • Vice-procuradora geral de Justiça do Estado do Ceará, Suzanne Pompeu Sampaio Saraiva.
  • Vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ceará), Ana Vládia Martins Feitosa.
  • Maria da Penha, representando a sociedade civil.


Ao longo de 22 anos da instituição, seis mulheres se revezaram no comando do órgão (somente um homem comandou a casa por dois anos). Os últimos quatro anos teve como defensora geral Mariana Lobo, que fez um balanço de sua administração nos biênios 2016-2017/2018-2019.

“Enfrentamos um período singularmente desafiador. A grave crise econômica, a instabilidade de uma política que enfraquece os direitos fundamentais, a intensa polarização da sociedade e o controle fiscal do estado são apenas alguns dos fatores que fizeram com que a gente tivesse que nos reinventar, encontrar saídas, teses, novas receitas e, principalmente, equilíbrio e diálogo para o desenvolvimento da Defensoria. Enquanto buscávamos novas saídas, a população abraçou a instituição. A Defensoria foi reconhecida em pesquisas nacionais, em prêmios, ganhou seu lugar de destaque nos tribunais e em nossas portas milhares e milhares de pessoas trouxeram em seus saquinhos plásticos os documentos e a confiança na solução de seus problemas, cheias de esperança de um futuro de mais direitos. Tenho a grata satisfação de dizer que foi com muita determinação e criatividade, buscando novas ferramentas de gestão, que conseguimos crescer e a Defensoria de hoje não é a mesma de quatro anos atrás. Saltamos de 500 mil de pessoas beneficiadas para quase um milhão, em 2019, com um olhar atento e solidário para sociedade”, frisou.

Camilo Santana destacou em seu discurso a atuação da Defensoria Pública, órgão que atua em defesa da população carente do Ceará.


“Estou aqui para dizer que eu acredito e confio na Defensoria Pública do Estado, porque ela olha é para os pobres, olha para as pessoas que mais precisam e isso para mim é o mais importante. Queria aqui agradecer a parceria da Defensoria. Eu sou daqueles que acredita que ninguém faz nada sozinho, que tudo precisa ser construído coletivamente. A gente está no desafio de garantir direitos a população, garantir mais eficiência no serviço público, garantir o atendimento às demandas d



Camilo Santana falou sobre o trabalho realizado de Mariana Lobo à frente da Defensoria e os desafios para Elizabeth Chagas.

“Pode ter certeza que você honrou o compromisso como defensora geral pelo trabalho, pela defesa e, principalmente, pelas melhorias que você fez a essa instituição, para a defesa do povo mais pobre e que mais precisa no estado do Ceará. E desejar sorte a Elizabeth. Eu não tenho dúvidas que pelo seu perfil, pela sua competência, você vai cumprir com muito mérito essa nova função de presidir essa instituição. Conte conosco para que a gente possa debater, dialogar e fortalecer cada vez mais a Defensoria. Parabéns e sucesso! Essa é uma instituição respeitada pela população e de muita credibilidade, e nós precisamos acima de tudo ter um Defensoria que olhe sempre para as pessoas mais vulneráveis e que sempre seja uma defensora da democracia, da inclusão social. Viva a Defensoria”, ressaltou Camilo.



A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas é a quarta mulher sucessivamente a gerir a Defensoria, reconhecida pelo seu engajamento no movimento feminista cearense, por sua atuação no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem).

Natural da Paraíba, Elizabeth fez questão de destacar isso em seu discurso. “Hoje me sinto uma mistura de paraibana com cearense. Sai de terras paraibanas para construir uma história de vida e amor no Ceará. Da terra de Augusto do Anjos e Ariano Suassuna para a terra de Bárbara de Alencar e Patativa do Assaré. Do NEGO corajosamente escrito na bandeira da Paraíba ao primeiro estado em que a abolição se deu. Posso dizer que a coragem me acompanha por estes caminhos”, destacou Elizabeth.

Em sua oratória, Elizabeth Chagas frisou a importância de crescimento.


“A Defensoria em que acredito é pautada nos seus serviços, deve manter laços fortes com a comunidade e não pode se apequenar diante das dificuldades. Deve se manter a voz na defesa dos mais vulneráveis – parcela crescente de um país que aprofunda nas desigualdades sociais. Acreditamos que para os muitos desafios que nos chegam precisamos construir pontes, dialogar e buscar saídas e caminhos. Como lembrou o jornalista Érico Firmo, ‘regredimos como civilização, andamos para trás como seres humanos. Em sentido oposto, a Defensoria Pública se ergue’. E é com esta Defensoria Pública de pé que recebo esta gloriosa missão, com a disposição de lutar e de assegurar uma casa mais forte e que saiba abrigar os muitos necessitados de justiça, mas que também saiba acolher seus pares, para que a balança da justiça seja de fato isonômica, com equilíbrio das forças, orçamento e estrutura”, destacou.

Coube à defensora pública e conselheira eleita do Consup, Aline Lima de Paula Miranda, dar as boas vindas à nova defensora geral em nome no Egrégio Consup. “Árdua é a missão de qualquer um de nós, defensores públicos que diariamente, na linha de frente, no corpo a corpo, está no presídios, nas comunidades, nos fóruns e tribunais do nosso estado. Portanto, precisamos ter no âmbito interno, em nossa retaguarda, uma instituição gerida com espírito agregador capaz de nos manter protegidos, determinados e nos estimular cada vez mais ao bom combate, diante da tamanha dificuldade que é defensoriar nesse País tão elitista e excludente”, discursou.

Além de Aline Miranda, o Consup foi formado por Leonardo Antônio de Moura Júnior, José Laerte Marques Damasceno, Luís Fernando de Castro da Paz, Túlio Iumatti Ferreira, Sheila Florêncio Alves Falconeri, Amélia Soares da Rocha e Antônia Mendes de Araújo, ouvidora da Defensoria.

A defensora pública e presidente da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) Amélia Rocha, aproveitou a oportunidade para falar sobre a parceria entre a Associação e administração da Defensoria Pública. “Estaremos de mãos dadas, cada um com sua missão, para que seu mandato seja o melhor que possa ser contribuindo para que vire realidade o desejo, garantindo a visibilidade dos problemas dos vulneráveis”, frisou.

Participaram ainda da solenidade as seguintes autoridades: 
  • Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
  • Ex-defensoras públicas gerais Maria Amália Passos Garcia e Francilene Gomes.
  • Assessora dos Movimentos Sociais da Casa Civil do Governo do Ceará, Camila Silveira.
  • Secretário executivo da Controladoria Geral de Disciplina dos órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Régis Gurgel do Amaral.
  • Representante da Ouvidoria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Ingrid Viana.
  • Representante da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Rodrigo Pereira.
  • Controladora da ALCE, Silvia Helena Correira.
  • Desembargadores José Tarcílio Souza da Silva e Adelineide Viana.
  • Deputados estaduais Walter Cavalcante (MDB) e Nezinho Farias (PDT).
  • Vereadora por Fortaleza, Larissa Gaspar (PT).
  • Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Ceará, João Alfredo.
  • Representante da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Estado do Ceará,  Andrea Rossati.
  • Representante do Instituto Terre Des Hommes, Renato Pedroza.
  • Representante da Casa da Mulher Brasileira, Camila Rodrigues.
  • Representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Marti Silva.
  • Representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Marina Araújo.
  • Representante da Fundação da  Criança de Fortaleza (Funci), Régia Delgado.
Sobre Elizabeth Chagas - Elizabeth Chagas é defensora pública estadual desde 2006. Titular do Núcleo de Habitação e Moradia. Formada em Direito pela Unipê, na Paraíba e especialista em Direito de Família. Foi titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Fortaleza por oito anos.

Foi diretora Jurídica e de Prerrogativas da Associação Dos Defensores Públicos do Ceará por quatro anos. Ocupou o cargo de secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 2016-2019. É atualmente titular do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará, agente de integração no Conselho de Governança Fiscal do Estado e membro do conselho deliberativo do Instituto Maria da Penha.

Sua atuação já foi reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Innovare, com Projeto Mulheres Agrárias: Autonomia Já, em 2014, e pelo Prêmio Fórum de Justiça pelo Projeto Mulher sem Medo, em 2015.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...