Pular para o conteúdo principal

III Festival Barulhinho discute protagonismo feminino

Com o fortalecimento da participação de mulheres na cena musical como inspiração, o Festival Barulhinho chega à sua terceira edição com a chamada “Barulhinho Delas”.

O evento ocorre em duas etapas: uma agora em julho, com foco formativo e outra prevista entre setembro e novembro, quando mostra o hibridismo de suas ações reunindo shows, feiras, mostras e demais ações com temas relacionados ao lugar das mulheres nessa cena. 


A ideia original do evento é reunir projetos musicais autorais que apostam na inventividade, nas narrativas e experimentações sonoras, conectando a produção cearense com outros estados brasileiros e como música se interliga a outras possibilidades artísticas, territoriais e temporais. Agora, em sua terceira edição, a proposta é seguir dando visibilidade a esta cena musical, ampliando seu alcance e assumindo a necessidade de aumentar o espaço para a música produzida por mulheres, acentuando e proporcionando a visibilidade da cena feminina.

Segundo Nádia Sousa, coordenadora geral do evento, “o recorte na produção feminina parte do entendimento de que, ainda que a criação das artistas mulheres seja intensa no campo da música, mesmo assim, os festivais de música têm pouco equilíbrio entre homens e mulheres na sua programação”.

Nesta primeira etapa formativa, o jornalista José Norberto Flesch, a advogada Cecília Rabelo e a publicitária Juliana Lotif são facilitadoras dos primeiros cursos lançados nesta semana gratuitamente pelo “Barulhinho Delas” com pautas como Comunicação, Portfólios, Técnica e Legislação voltadas ao cenário musical.

Ao longo do mês, novos cursos serão lançados totalizando 10 ações formativas. Mais informações bem como inscrições para os cursos podem ser encontradas através de https://linktr.ee/mercuriogestaoeproducao

SOBRE OS CURSOS OFERTADOS
6 a 9 de julho, de 18 às 20h30 - Comunicação para projetos de música, com José Norberto Flesch
13 a 15 de julho, 18 às 20h30 - Legislação aplicada à área musical, com Cecília Rabelo
27 a 29 de julho, 18 às 20h30 - Criação de portfólio, com Juliana Lotif

SOBRE OS FACILITADORES E FACILITADORAS

JOSÉ NORBERTO FLESCH - Pouca gente tem tanta informação e gera tanta expectativa sobre o mercado de shows e festivais do país quanto José Norberto Flesch. Formado em Comunicação Social, tem em seu currículo a cobertura de shows de Michael Jackson e Madonna em Buenos Aires, já foi colunista de turismo para o Jornal Folha da Tarde nas cidades de Washington, Nova Iorque e Orlando. Fez a cobertura do Festival Iinternacional de Música, MIDEM, em Miami e dos bastidores da Fórmula 1 para a revista Sexy em 2006, e desde 2016 cobre a Comic Con de Nova York.

CECÍLIA RABÊLO - Advogada, sócia-fundadora do escritório Saraiva & Rabêlo Advocacia, especializado em Economia Criativa; mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor); especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Instituto Itaú Cultural (Brasil); especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atualmente está como Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/Unifor).

JULIANA LOTIF - Sertaneja, mãe e caririense de coração. Atua profissionalmente como professora de Comunicação Visual no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. É graduada em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda (Unifor- 2003), com especializações em Comunicação e Novas Tecnologias (Unifor – 2004), e Ergonomia (UFPE – 2007) e mestrado em Design (UFPE- 2007). Hoje em dia cursa um Programa de doutorado em Design na Universidade de Lisboa.

TERCEIRA EDIÇÃO - BARULHINHO DELAS - Lançado em novembro de 2019 com os shows da banda paulista Rakta e da cearense Ouse, o evento contará com shows, Feira do Barulhinho (com exposições de moda, gastronomia, fotografias, venda de produtos de bandas locais), Cine Barulhinho (mostra de filmes), podcasts sobre a cena musical e os 10 cursos já iniciados voltados para mulheres, realizados em plataformas de difusão virtual, ainda por conta das necessidades de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Também integrarão a programação do evento a Mostra Arte Delas, com as ilustrações de artistas mulheres que serão utilizadas nos cards de divulgação e a Conversa do Barulhinho, lives sobre temas diversos que possam contribuir para reflexões sobre o tema do Festival. Integram a equipe do Festival 80% de mulheres, incluindo técnicas, professoras e artistas.

FESTIVAL BARULHINHO - O Festival Barulhinho nasceu com a ideia de realizar uma mostra da cena da música autoral e independente da capital cearense. O projeto é realizado pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, produtora da cidade de Fortaleza que, dentre tantos projetos, mantém também o selo Mercúrio Música, responsável por lançar mais de 20 trabalhos de diversos artistas do estado do Ceará.

Nas edições anteriores, realizadas em 2017, o Festival Barulhinho escalou bandas como Talude (RN), ARmandinho (PE), Ivan Timbó (CE), Maquinas (CE), Carne Doce (GO), Astronauta Marinho (CE), Clau Aniz (CE), Casa de Velho (CE), dentre outras, além de contar com a participação de nomes como Raisa Christina (CE), Grupo Acidum (CE) e Alexandre Matias (SP).

SERVIÇO
3ª Festival Barulhinho - Barulhinho Delas
Cursos gratuitos para o público feminino
Inscrições e mais informações: https://linktr.ee/mercuriogestaoeproducaoContato: Mercúrio Gestão e Produção: @mercuriogestaoeproducao ou mercurioproducao@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".