Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O repórter Charles Gaspar (foto) foi censurado pelo assessor de imprensa do Fortaleza, Fábio Marques.

O caso foi debatido no grupo de zap da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec).

Relembrei um caso há três anos, que tive problemas com Fábio Marques, e pedi como associado à Apcdec a instalação da Comissão de Ética para apurar os casos.

O presidente da Apcdec, Alano Maia, tomou a seguinte posição, que considero ponderada:

- [20:58, 29/12/2020] Alano Maia: Boa Noite amigos. A função de assessor de imprensa é muito complicada, principalmente em grandes clubes, quando as determinações partem do comando, seja da diretoria ou da comissão técnica. Aqui não quero tirar ou dar razão a quem quer que seja. Existe um movimento a nível nacional, ao qual sou contra, que "censura" órgãos de comunicação e profissionais de Imprensa. Isso não é só no futebol. 

Muitas vezes, a assessoria de imprensa fica de mãos atadas quando a diretoria orienta que não sejam repassadas as perguntas que possam "melindrar" ou ferir suscetibilidades. Nossos clubes estão passando por um momento muito especial na série A, com possibilidades de classificação para competições Internacionais. O Fortaleza está com um treinador que ainda não teve uma boa sequência de resultados e existe uma enorme preocupação a respeito disso. Acredito que não depende apenas da vontade do assessor de imprensa. O Fábio Marques é um profissional muito educado e atencioso, mas é funcionário do clube. Cumpre regras, muitas vezes desagradáveis ao nosso segmento. Os fatos aqui relatados pelos amigos Charles Gaspar e Lauriberto Braga, aconteceram realmente. Mas talvez não tenham sido propositais ou maldosos. 

Eu mesmo já fui e sou criticado por não romper o bom relacionamento com a FCF e os clubes. Aceito as críticas, mas pondero nas atitudes. Podemos discordar sem desrespeitar. Podemos criticar sem ofender. Precisamos dialogar sempre. Peço a compreensão de todos nas minhas palavras. Não estou tirando a razão de ninguém reclamar. Não estou dando razão a quem não sabe tratar as pautas do futebol. Estou pedindo que meçamos as palavras antes de proferí-las para não ofender a um colega de trabalho. E mesmo quando nossos pensamentos não convergirem, que saibamos conduzir o bom debate, com ÉTICA e SABEDORIA. Grande abraço a todos e feliz 2021. Obrigado pela compreensão.

[20:59, 29/12/2020] Alano Maia: Desculpem algum equívoco cometido na nossa explanação".

Eduardo Matos - Companheiros de imprensa, gostaria de desejar um feliz ano novo para todos e torcer que Papai do céu possa nos proteger e dar saúde para trabalharmos nessa nossa vida dura. Precisamos ser boas pessoas para formarmos boa sociedade, somos formadores de opinião e temos o dever de passar coisas boas em prol da nossa comunidade, não adianta estarmos nos indignado com o STF por determinar o Ministério da Saúde a reservar vacinas para seus servidores e estarmos reivindicando a mesma coisa para os radialistas por pertencemos a essa classe. Não adianta pregarmos o bom comportamento e ficar com mi-mi-mi porque não teve uma indagação priorizada por um assessor de imprensa qualquer, eu mesmo fui excluído, sem motivo, do grupo do Fortaleza, pelo Fabio Marques, e nem por isso, me posicionei  tentando prejudica-lo. Precisamos nos preparar para essa grande tarefa de levarmos informações com qualidade e sem ranço para os ouvintes,  tendo a sabedoria de deixarmos de lado nossas preferências. Vamos nos unir e nos ajudar pois estamos prevendo mais um ano de muitas dificuldades. Deus nos abençoe.

Bené Lima - Bom dia! Não tenho nenhum reparo a fazer às falas do Eduardo Matos, Renilson Souza, Jurani Parente e a do nosso Presidente Alano Maia. Até lamento que Jurani e Renílson tenham deletado seus textos. Jurani e Alano foram mais expositivos e usaram com muita propriedade a dualidade, estimulando uma coerente análise de nossa parte.  A meu juízo, a questão do cerceamento da liberdade é real, mas temos mesmo que relativizar nossas pretensas liberdades. Ademais, os atores desta problemática não são exatamente os assessores de imprensa e/ou comunicação versus repórteres. Na verdade, são os dirigentes com a crônica esportiva, sobretudo com os radialistas, por estarem, pela ótica de muitos dirigentes, em patamar inferior. Já vou completar 18 anos como cronista esportivo e a pelo menos 7 anos apresento programa esportivo diário, todos os dias do ano. Sem achar que isso seja o ideal, sou o faz tudo do meu programa. Embora meu trabalho não tenha assim tanta relevância para o nosso futebol, realizo minhas atividades como se tivesse. Nestes tempos de Série A de Ceará e Fortaleza, jamais me disponibilizaram uma entrevista breve com os presidentes destes  clubes. Porém, isso não abate meu ânimo.  Agora o ponto primordial.  Referindo-me tão somente ao período da pandemia, já tive algumas vezes minhas participações omitidas, tanto por Ceará quanto pelo Fortaleza. Claro que ficamos um pouco chateados por sermos pontualmente preteridos.  No entanto, dentre as poucas vezes em que isso aconteceu, nem todas recorri às assessorias para saber o porquê. E nas raras vezes em que as procurei, o fiz com lhaneza, cordialidade, e sempre fui bem tratado.  Não devemos aceitar passivamente mau tratamento, desrespeito, nem o apequenamento da nossa atividade. Contudo, temos o dever, como cidadãos e profissionais, pessoas educadas e éticas, de buscarmos o equilíbrio em nossas relações e inter-relações.  Está em curso um processo de esgotamento da crônica esportiva tradicional (como a conhecemos), com o advento da ascensão da cobertura dita oficial feita pelos clubes, via streaming e outras ferramentas. Que tenhamos equilíbrio emocional, sabedoria, a fim de enfrentarmos esses novos tempos".

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).