Pular para o conteúdo principal



XIII TCE Debate Impactos da Pandemia e Perspectivas das Finanças Públicas do CE

 - Tratar dos desafios e perspectivas na área das finanças públicas do Ceará é muito importante para o equilíbrio fiscal, para o resgate da atividade econômica e para o bem-estar das pessoas", esta declaração foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-Ceará), conselheiro Valdomiro Távora, que abriu o XIII TCE Debate, realizado pela primeira vez de forma virtual. 

- O tema não poderia ser mais oportuno, em especial pelo momento delicado que estamos passando no mundo na área de saúde, com significativos reflexos na economia e na sociedade”, afirmou o presidente, após dar as boas vindas aos participantes.

Finanças Públicas do Ceará: Desafios e Perspectivas foi o mote central do debate, mediado pelo vice-presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes, e que teve como palestrantes a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba; o Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Matos; e o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho.

Edilberto Pontes ressaltou que o equilíbrio fiscal é um grande ativo do Ceará, conseguido ao longo de vários governos. A pandemia, segundo ele, também causou um grande choque na economia, pois além de ter provocado uma redução das receitas, causou um aumento das despesas. “A grande questão é como preservar esse equilíbrio fiscal e atender a prioridade do momento, que é cuidar do problema da pandemia e assistir aos mais vulneráveis. A equação não é fácil. O desafio é grande. É preciso muito planejamento, um trabalho árduo e o sacrifício de vários setores,” afirmou.

A secretária Fernanda Pacobahyba apresentou os resultados fiscais do Ceará – Exercício 2020 e destacou os desafios. “Nossa missão é melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com eficiência os recursos arrecadados. Sabíamos das imensas dificuldades do setor produtivo pra gerar essa arrecadação tão necessária para a execução de políticas públicas que pudessem trazer um alento à população cearense durante a crise”.

Em relação a áreas essenciais, como saúde e educação, Fernanda informou que foram aplicados valores acima dos previstos legalmente, alcançando, respectivamente, 27,10 e 16,54 pontos percentuais em relação à Receita Líquida de Impostos e Taxas (RLIT).

Acerca do nível de investimento aplicado pelo Estado, a Secretária da Fazenda informou que o Ceará está há mais de seis anos na liderança no Mapa de investimentos entre os estados brasileiros, passando de 10,59% da Receita Corrente Líquida em 2019 para 11,27% da RCL em 2020.

Representante do campo acadêmico, o professor Paulo Matos fez um levantamento de pesquisas sobre o desenvolvimento regional e o papel dos governos como agentes indutores de crescimento. Dentre esses estudos, sobre determinantes para crescimento de cidades no Nordeste, verificou-se que políticas de crédito, educação de trabalhadores formais, oferta de saúde, acesso à água e ao saneamento básico e o nível de emprego e renda foram destaque. “Se a ciência médica argumenta que a solução definitiva para a pandemia é a vacina, a ciência econômica argumenta que a solução definitiva para a economia é emprego. Sem geração de emprego e renda, não consigo ver muito futuro. O Ceará é um exemplo a ser seguido; é um estado com muitos desafios socioeconômicos, mas que usa a ciência para educar, investir, gerar empregos e crescer.”

Mauro Filho pautou sua apresentação sobre a conjuntura nacional e seus impactos no estado do Ceará. Para isso, explicou pontos de normas criadas pelo Legislativo brasileiro, como a Emenda Constitucional 109 de 2021 (PEC Emergencial) e da Lei Complementar 178/21 (Estabelece o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal). Discutiu, também, as regras do teto de gastos e seus impactos sobre o nível de investimento público. “Ajuste fiscal não é um fim em si mesmo. É você dotar o Estado de ter recursos para investir e atender as demandas da população”, pontuou.

Sobre as perspectivas das finanças públicas, Mauro Filho citou a necessidade de recompor a situação fiscal e alterar o teto do gasto da União, ampliar os investimentos públicos estaduais e federais e realizar a securitização das operações de crédito do Estado, reduzindo juros e ampliando prazo de pagamento.

Após a rodada de apresentações, o conselheiro Edilberto Pontes lançou o projeto Monitor Fiscal, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa (Nupesq). “Este projeto busca realizar o controle concomitante da gestão fiscal ao fazer prognósticos, avaliar riscos, fazer alertas, com a divulgação de relatórios periódicos, sempre no intuito de contribuir com a administração pública”, informou.

O projeto busca aprimorar os mecanismos e a capacidade de análise e projeção de dados das contas públicas estaduais e municipais já existentes no TCE Ceará, mediante o desenvolvimento de novas ferramentas de sistematização e disponibilização de dados das contas públicas estaduais e municipais.

Clique aqui e veja mais informações sobre o Monitor Fiscal.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...