Terminou, nesta sexta-feira (17 de setembro), o 24º Seminário PecNordeste com apresentações online, a partir do Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará).
O Blog do Lauriberto apresenta o resumo do PecNordeste 2021, que ocorreu de segunda-feira (13) até esta sexta-feira (17):
SEGUNDA-FEIRA (13) - A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), os Sindicatos Rurais Afiliados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sebrae-Ceará abriram o 24º Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), na noite de segunda-feira (13 de setembro),
O evento foi exclusivo para convidados, respeitando os protocolos de segurança sanitária necessários contra à Covid-19.
Participaram da mesa de abertura:
- Superintendente Estadual do Ceará, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Rodrigo Bourbon.
- Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.
- Diretor técnico do Sebrae-Ceará, Alci Porto.
- Deputado federal Danilo Forte (PSDB-Ceará).
À frente do PecNordeste o coordenador geral do evento e presidente da Faec, Rodrigo Diógenes Pinheiro. Em sua fala, Rodrigo Pinheiro ressaltou a importância do PecNordeste no processo de constante atualização e qualificação de quem atua diretamente com o Setor da Pecuária.
- Depois de dois anos, voltamos a realizar o PecNordeste. Nós só somos atores se cumprirmos nossos papéis. E através desse evento, estamos cumprindo nosso papel de representar o produtor rural", destaca Rodrigo Diógenes Pinheiro.
Durante a solenidade, a Faec concedeu a honraria máxima da instituição, a Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra, homenageando nomes importantes na sociedade e no setor, que atuam para o constante desenvolvimento da área. Receberam a honraria:
- Deputado federal Danilo Forte (Categoria Política e/ou Administração Pública).
- Fundador da Frutacor, João Teixeira (Produção Rural e/ou Liderança Classista).
- Jorge José Prado Gondim de Oliveira (Categoria Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico ou Ensino) - in memoriam.
Na ocasião, também foram concedidas homenagens a Humberto Albano, José Pinto de Albuquerque e Josiel Barreto, presidentes que fizeram parte do Sistema Faec/Senar e Sindicatos Rurais, e a Flávio Viriato de Saboya Neto, ex-presidente da Faec por três mandatos e que morreu de Covid-19 em fevereiro de 2021.
Com tema 'Assistência Técnica e Gerencial com a apresentação de casos de sucesso do programa nas cadeias da Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura e Fruticultura', foram analisados os resultados que permitiram crescimento e melhoria nas técnicas de produção dos setores nos municípios cearenses.
Os casos de sucesso apresentados foram selecionados entre os mais de 3 mil produtores rurais beneficiados com o Programa AgroNordeste-ATEG no Estado.
- O técnico agrícola/agroindustrial José Aldy Torres, instrutor do Senar-CE, abordou a cadeia da Apicultura.
- O segmento da Avicultura foi conduzido pelo zootecnista Francisco Caio Vasconcelos.
- A Bovinocultura foi representada pelo agrônomo Gerlan Dayvid Viana Matias.
- A Caprinovinocultura foi apresentado pelo agrônomo Dário Medeiros Bezerra.
- A técnica em agropecuária Silviane Chaves Macedo ficou responsável pela cadeira da Fruticultura.
Encerrando o momento, o Seminário contou com a participação online de do diretor geral do Senar, Daniel Carrara.
- Hoje o nosso modelo é reconhecido a nível nacional e internacional. Alguns países da África nos procuram para que a gente o implemente. A nossa missão é ter o produtor rural com dinheiro no bolso. Para isso, fizemos um enorme trabalho de capacitação em todos os estados do país", afirmou Carrara na palestra. O diretor destacou a importância do PecNordeste que, segundo ele, é um grande exemplo de transferência de tecnologia.
Na tarde de terça-feira (17), a programação contou com o foco em dois setores produtivos: Apicultura e Equinocultura. Em debate, os temas:
- Apicultura Profissional.
- Própolis em tempos de Pandemia.
- Como as abelhas brasileiras serão afetadas pelas mudanças climáticas?
- Produtos fermentados derivados do Mel.
- Produtos Apícolas como superalimentos.
- Ação de fitoterápicos no reparo tecidual e cicatrização em equinos - relato de caso.
- Alimentação de cavalos atleta Desafios da suplementação de equinos a pasto.
- Como criar cavalos a pasto no Nordeste e Formação de carreira para novos cavaleiros.
QUARTA-FEIRA (15) - Na quarta-feira (15 de setembro), o PecNordeste destacou a participação das mulheres no segmento da Avicultura, e contou com palestras sobre
- Sistemas para produção de ovos.
- Criação de frangos.
- Instalação e manejo de aviários.
- Uso de certificações para agregar valor aos produtos.
Durante a palestra 'Elas na Avicultura. Como empreender na atividade: planejamento, conhecimento básico e assistência técnica', a engenheira agrônoma Juliana Aparecida Pereira, da JP Consultoria Agrícola, reforçou a importância das mulheres no setor.
- É um prazer estar participando do evento, principalmente em um painel que chama ‘elas na avicultura', o que mostra toda a força da mulher na agropecuária. É uma imensa satisfação”, disse Juliana Aparecida Pereira.
Em sua participação, a engenheira agrônoma falou sobre o uso de certificações como forma de agregar valor ao produto final, sobre os requisitos legais para produção de ovos caipiras e requisitos para obtenção das certificações em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- A certificação traz uma padronização do seu processo produtivo e acaba sendo um diferencial de mercado”, afirmou Juliana Aparecida Pereira.
Já a empreendedora Sabryna Bueno, da empresa Galinha Caipira da Roça, contou sua trajetória no agronegócio. Após nove anos trabalhando na cidade, como analista comercial, Bueno partiu para o campo em busca de realizar o sonho de empreender.
- No começo tivemos muitos desafios com o manejo correto das aves, nutrição, mas com o tempo fomos aprendendo, fizemos melhoramento genético dos animais para diferenciar o nosso produto e aumentamos a produtividade de ovos e carne”, frisou Sabryna Bueno.
O painel contou com as participações da zootecnista Michele de Oliveira Mendonça, e da médica veterinária Nayana Borges.
QUINTA-FEIRA (16) - Na quinta-feira (16), do PecNordeste 2021 o destaque foi a Bovinocultura de Leite e de Corte.
A programação incluiu palestras sobre reprodução e nutrição do gado bovino, uso de óleos vegetais em dietas de vacas leiteiras, estratégias de suplementação de gado ao pasto, manejo de pastagens, dentre outros assuntos. Além da Bovinocultura, o evento também contemplou os setores produtivos da Fruticultura, Aquicultura e Pesca, e Floricultura.
Em sua apresentação, o engenheiro Esdras Braga de Oliveira tratou da produção de reserva alimentar animal e destacou o potencial do Semiárido Nordestino para Produção de Alimentos e Criação de Gado.
- Nós temos o semiárido mais rico do mundo, o mais habitado do mundo. A gente tem alternativas e conhecimentos fantásticos, então, precisamos colocar isso em prática, porque o nosso sucesso é garantido”, informa Esdras Braga Oliveira.
Para Esdras Braga Oliveira, como forma de contornar as oscilações de preços das Commodities, é preciso buscar alternativas locais para alimentar o Gado.
- A gente não tem como depender de milho e soja, porque, assim, o pequeno produtor vai sair do mercado. Nós não podemos criar da mesma forma que é feita em Mato Grosso ou no Sul. Nós temos mais vantagens do que eles, em termos climáticos, o que nos falta é uma estratégia para armazenar esses alimentos com um custo mais baixo”, afirma Esdras Braga.
O zootecnia Waldonys Pinheiro, supervisor técnico e comercial da De Heus - Nordeste, abordou aspectos relacionados à nutrição do gado de corte e leiteiro, como tipos de suplementação alimentar, e estratégias voltadas para o aumento da produção de arroba por hectare. Já o médico veterinário Michael Nogueira de Medeiros realizou palestra sobre reprodução bovina assistida.
No período da tarde da quinta-feira (16), o superintendente do Banco do Brasil (BB) no Ceará, Kamillo Tononi, apresentou as linhas de crédito da instituição para o agronegócio, o Crédito Rural BB.
- O Banco do Brasil, como principal parceiro do agronegócio no País, vem batendo recordes safra após safra, com linhas de crédito disponíveis para atender os produtores quanto ao custeio, comercialização, financiamento de investimentos em assistência técnica focada na melhoria da produtividade”, diz Kamillo Tononi.
O BB oferece linhas de capital de giro para os produtores rurais e seguros rurais.
- Temos uma gama de produtos que podem ajudar os produtores neste momento de pandemia”, destaca Kamillo Tononi.
Tononi apresenta a Plataforma Broto (www.broto.com.br) que oferece um marketplace completo para os produtores rurais.
- É uma plataforma completa para apoiar os nossos produtores rurais, por meio da qual eles poderão vender seus produtos e comprar insumos”, frisou o superintendente do BB-Ceará, Kamillo Tononi.
SOBRE O PECNORDESTE - Considerado o maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, o PecNordeste busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor através da abordagem de temáticas relevantes para o Agronegócio e que impactam o dia a dia do produtor. Mais de 40 atividades fazem parte da programação técnica do evento, que engloba a participação de vários segmentos do agronegócio.
O retorno ao calendário de eventos do Estado, o 24º PecNordeste aconteceu pela primeira vez de forma online e totalmente gratuita para os participantes por meio de plataformas de streaming. O evento contou com uma programação técnico-científica nas áreas de:
- Apicultura.
- Aquicultura e Pesca.
- Avicultura.
- Bovinocultura de Leite.
- Caprinovinocultura.
- Equinocultura.
- Suinocultura.
- Fruticultura.
- Cajucultura.
- Floricultura.
- Agroindústria.
As apresentações do 24º PecNordeste foram transmitidas pelo Youtube e estão disponíveis no www.youtube.com/watch?v=dGnV9McwvX0
Comentários
Postar um comentário