Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

 O articulista Ruy Câmara (foto) pediu desligamento do Sistema Verdes Mares (SVM):

- FORTALEZA, 15 DE SETEMBRO DE 2021

- Ao SISTEMA VERDES MARES DE COMUNICAÇÃO: TELEVISÃO VERDES MARES LTDA, TV DIÁRIO LTDA, RÁDIO VERDES MARES LTDA e EDITORA VERDES MARES LTDA

- Prezados senhores:

Tendo em vista que o meu último artigo, intitulado, QUEM SÃO OS TRAPACEIROS DA DEMOCRACIA? deixou de ser publicado na última quinta-feira (nove de setembro de 2021) por haver sido alvo de censura interna, comunico ao senhores a minha impossibilidade de continuar fazendo parte do corpo de colunistas deste conceituado jornal. 

Apoiado na minha formação moral e intelectual de democrata consciente e convicto, entendo que, em qualquer momento da vida nacional, a CENSURA que a imprensa impõe a si própria é tão maléfica à sociedade quanto a sua conivência ou omissão diante de decisões arbitrárias, imorais e inconstitucionais que podem colocar em risco a própria atividade da imprensa livre. 

Entendo também que uma imprensa livre é a expressão máxima da liberdade social, por isso não pode jamais aceitar a MORDAÇA ou a COOPTAÇÃO como instrumento de controle midiático ou social,  afinal, esses controles (da imprensa e dos indivíduos) têm sido a ferramenta de repressão e opressão mais eficiente nos regimes de força, regimes esses que anulam seus críticos a qualquer pretexto, inclusive de cometer CRIME DE OPINIÃO. 

Nesses tempos confusos em que alguns seres iluminados das redações se julgam à altura de CENSURAR quem se levanta contra o CRIME DE OPINIÃO e contra a DITADURA DE TOGA, convém-me arguir que a MORDAÇA EDITORIAL é um câncer com infindáveis metástases que precisam e devem ser combatidas por todo cidadão consciente do seu papel a cumprir em uma sociedade com déficit de decência e de compreensão da realidade e do entorno.          

Por fim, gostaria de deixar aqui consignado os meus sinceros agradecimentos a todos os diretores, editores e jornalistas do Sistema Verdes Mares pela confiança depositada neste autor, bem como aos leitores da coluna que subscrevi. 

Cordialmente, Ruy Câmara".

Quem são os Trapaceiros da Democracia? - Eis o artigo 'Quem são os Trapaceiros da Democracia', que Ruy Câmara diz ter sido censurado pelo SVM:

- QUEM SÃO OS TRAPACEIROS DA DEMOCRACIA?
Ao longo da nossa história, não há registro de nenhuma manifestação nacional de apoio a um Presidente da República, do porte das manifestações democráticas que vimos em todo o território nacional no dia 7 de setembro.
Mas, apesar das multidões gigantescas que ocuparam as ruas do Brasil trajando verde e amarelo ( em defesa da liberdade, da democracia e em repúdio à ditadura de toga) os grandes telejornais que defendem inquéritos ilegais e prisões arbitrárias, cuidaram cinicamente de desmerecer a grandeza dos eventos, chegando ao cúmulo de afirmarem que as pautas dos apoiadores de Bolsonaro são antidemocráticas e que ameaçam a democracia, em claro desrespeito aos anseios de milhões e milhões de brasileiros que se levantaram contra a tirania e opressão.
Ouvi com repúdio e asco diversos políticos corruptos, caluniando e acusando o Presidente de haver cometido crimes durante seus discursos, afirmando inclusive que sua popularidade está em baixa. Ora, essa gente certamente não estava sóbria nos festejos da independência ou não quer admitir que, se todos os políticos do Brasil se juntassem, não conseguiriam reunir 10% dos brasileiros que Bolsonaro reuniu no dia 7.
Na tarde de ontem (8 de setembro) Luiz Fux afirmou (sem ter votos que o legitimem para tanto arrogo) que ameaças à autoridade da corte ou o desprezo por decisões judiciais configuram crime de responsabilidade. Poderia ter dito que comete crime de responsabilidade e de abuso de autoridade o juiz de uma corte que insulta e afronta a autoridade máxima do país ou que pauta suas decisões completamente fora dos limites constitucionais.
Fux poderia reconhecer que, para a imensa maioria de brasileiros o Supremo Tribunal Federal (STF) é uma vergonha nacional, não só porque proibiu o Tribunal de Contas da União (TCU) de examinar denúncias de mordomias concedidas pela Itaipu a um ministro; nem porque proibiu a investigação contra outros que são acusados por supostas vendas de sentenças; tampouco porque sepultou a Lava Jato em Brasília após haver decidido que o lugar dela era no Paraná; muito menos por ter mantido os direitos políticos de Dilma após o impeachment ou por ter livrado o bandido Lula da cadeia e anulado parte dos seus crimes; mas porque perde o respeito da sociedade a cada vez que exorbita fora das 4 linhas da Constituição, pois não há lei no país que embase um ministro a determinar o que é fake News ou o que é ou não científico.
Por esses e outros motivos a imensa maioria de brasileiros foi e irá novamente às ruas com a convicção de que as injustiças de um togado contra os cidadãos devem ser enfrentadas e corrigidas imediatamente, seja por iniciativa do próprio STF; seja por desobediência dos demais poderes da República ou mesmo por iniciativa de quem tem verdadeiramente o poder: o povo.
Sabemos nós que uma decisão monocrática não pode ser confundida com uma decisão colegiada. Portanto, quando um ministro decide isoladamente uma questão fora dos limites constitucionais, sua decisão não pode ser chancelada pela instituição ou atribuída ao pleno. Para corrigir possíveis distorções, as turmas do STF são compostas por números ímpares de ministros, para permitir o contraditório ou a reforma da decisão equivocada.
Quando Bolsonaro critica o Alexandre de Moraes por seus atos arbitrários e antidemocráticos, a imprensa raivosa noticia como ataques às instituições democráticas, assim mesmo, no plural. Mas, quais são mesmo essas instituições democráticas? Que se saiba, nem o STF em sua totalidade é o alvo das críticas, mas apenas um ou dois ministros que são criticados internamente pelos próprios colegas, pelo quase totalidade do povo e também por uma plêiade de notáveis e respeitáveis juristas.
Queiram ou não seus inimigos, Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil com mais de 58 milhões de votos, portanto, tem legitimidade para governar e conta com o apoio irrestrito da imensa maioria de brasileiros que nele acredita e tem convicção que ele não luta pelo monopólio do poder, e sim em defesa da democracia e das liberdades de uma Nação que se quer livre.
Quem de fato luta pelo poder são os tiranos de toga que atuam como repressores e opressores, esses que, tendo sido nomeados por um mandatário corrupto e não eleitos, se presumem supremos e acima de tudo e de todos, inclusive de nós, POVO.
A história é pródiga em narrativas trágicas envolvendo regimes ditatoriais. Nesses regimes a coisa deve parecer democrática e livre de preconceitos de toda ordem, mas o objetivo é manter o Estado e seu povo sob rígido controle social, afinal, o controle social (da imprensa e dos indivíduos) tem sido a ferramenta de repressão mais eficiente nos regimes totalitários.
Mas, a imprensa brasileira não dá um pio sobre o controle social que está em curso, e claro está que o grande Projeto dos Trapaceiros da Democracia, em conluio com a mídia venal e revanchista, é eliminar as garantias individuais, a liberdade de expressão e de imprensa e implantar outras no Brasil maléficas iniciativas.
Ignora a imprensa que a pior ditadura é a de toga, não só porque tem o poder de manobrar uma polícia política capaz de esmagar sem piedade qualquer força de oposição, mas porque, debaixo desse tipo de tirania, todos são traidores, todos são suspeitos e todos passam a sofrer de uma desconfiança patológica em relação e tudo e a todos. Isso ocorre porque mentalidade tirânica é orientada para praticar justamente o contrário do que prega, invertendo na prática o que se toma por democracia, liberdade, tolerância e justiça.
Golpe sujo e de extrema leviandade é acusar alguém de fazer exatamente o contrário do que faz ou de estar incorrendo em um tipo de crime que o próprio acusador incorre de forma reiterada e impune.
Sabe disso muito bem a pajelança do STF, tanto que, apesar das diferenças insuperáveis entre uns e outros, decidiram juntos validar certos atos inconstitucionais e certas transgressões antidemocráticas, simplesmente aumentando a fumaça que evola-se da fornalha incendiária da Constituição, e ainda culpam o Presidente pelo que eles próprios estão fazendo fora da 4 linhas da Constituição.

Ruy Câmara".
Ruy Câmara é romancista, dramaturgo, roteirista e sociólogo brasileiro. Nasceu em Recif (PE) e viveu a Infância e a Juventude em Fortaleza (CE).

Antes de entregar-se à Literatura, Ruy Câmara exerceu os mais diversos ofícios: instrutor mecânico Caterpillar, técnico em lubrificação de navios, locomotivas e máquinas de terraplenagem; agente exportador na América do Sul, Central, Caribe, Estados Unidos; e diretor de empresas multinacionais.

Formado em Tecnologia Mecânica, cursou Engenharia Operacional e Mecânica, estudou Filosofia e Antropologia como autodidata, bacharelou-se em Sociologia e especializou-se em Dramaturgia para Teatro, Cinema e Televisão.

Após as diversas viagens que empreendeu pelo mundo e de haver assimilado diversas culturas, em 1992, Ruy Câmara reuniu a família e anunciou que abdicaria definitivamente de uma promissora carreira empresarial para se dedicar exclusivamente à Literatura.

Decorridos 11 anos de intensa concentração literária, sempre em convivência com autores e obras, em 2003 Ruy Câmara surpreendeu os núcleos intelectuais do Brasil com uma obra que o ocupou durante vários anos de pesquisas e de escrituras.

'Cantos de Outono, o romance da vida de Lautréamont' é seu romance de estreia na Literatura, laureado como 1º finalista do Prêmio Jabuti 2004, pela Câmara Brasileira do Livro; vencedor do Prêmio Ficção 2004 pela Academia Brasileira de Letras, categoria Melhor Romance de 2004 e Prêmio de Melhor Romance Traduzido em 2009, concedido pela Asociatiei Scritorilor din Bucaresti à tradutora romena, Iulia Baran.

O autor vive temporadas no Brasil e no Exterior, e sua obra, apontada pela crítica internacional como um clássico contemporâneo, foi traduzida, publicada e encontra-se disponível para os leitores de 68 países.
  • O Blog do Lauriberto procurou uma resposta do Sistema Verdes Mares (SVM)  através da sua Assessoria de Imprensa. Até às 22h30 desta quinta-feira (16 de setembro) a resposta não veio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170