O Posto de Saúde Osmar Viana, no Jangurussu, foi uma das 112 unidades participantes do 'Dia D' de Multivacinação neste sábado (16 de outubro).
Os profissionais do local atenderam crianças e adolescentes de até 15 anos que foram levadas pelos familiares para colocar em dia o Cartão de Vacinação.
Entre os responsáveis, era unânime o conhecimento sobre a importância da imunização nessa faixa etária.
Gisele de Oliveira - Gisele de Oliveira, mãe de Maria Letícia, de 9 anos, realiza o acompanhamento rotineiramente e aproveita sempre a atenção das campanhas para receber o atendimento.
- Eu vi ontem que estava acontecendo a campanha e aproveitei para trazer e preservar a Saúde. O benefício não é só para ela, mas para todas as crianças”, afirmou Gisele de Oliveira (foto Kiko Silva).
Foi disponibilizada a aplicação de 15 imunizantes para crianças:
- Gripe.
- BCG.
- Hepatite B.
- Rotavírus.
- Pentavalente.
- Pólio Inativada.
- Pneumocócica 10 Valente.
- Meningite C.
- Tríplice Viral.
- Hepatite A.
- Varicela.
- Pólio Oral.
- Tríplice Bacteriana (DTP).
- Febre Amarela.
- HPV ofertada para meninas entre nove e 14 anos de idade.
Já para os adolescentes, são ofertadas cinco vacinas:
- ACWY.
- Tríplice Viral.
- Hepatite B.
- Dupla Bacteriana-Difteria e Tétano.
- HPV para meninos de 11 a 14 anos.
Vanessa Soldatelli - Conforme a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, a Campanha prevê um aumento da cobertura vacinal, incentivando o comparecimento da população no intuito de evitar o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à Vacinação.
- É uma Campanha para a atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes. O público adulto que for acompanhá-los no posto, também pode solicitar vacinação caso esteja em atraso. Vale a pena trazer ao posto para avaliar cada situação e saber qual vacina será necessária para atualizar as cadernetas”, explicou Vanessa Soldatelli.
Terezinha Dantas - Terezinha Dantas, mãe de Pedro Sérgio, de 10 anos e Francisco, de 10 e 9 anos, acredita que o risco é muito maior para aquelas crianças que não se vacinam.
- É muito importante, então eu vim para saber se eles estão em dia. Até mesmo por conta da Pandemia da Covid, ficamos com medo e até esquecemos das outras vacinas, mas ainda bem que teve essa campanha hoje para a gente atualizar”, disse Terezinha Dantas.
Lídia Beatriz - Por sua vez, Lídia Beatriz dos Santos, mãe da Maria Letícia, de dois anos, elogiou a campanha, sobretudo por chamar atenção da disponibilidade do serviço no sábado.
- Na semana não tenho tempo de vir trazer a criança, então no sábado, quando estou mais livre, é mais fácil. Sempre costumo trazer, não deixo faltar nenhuma vacina”, declarou Lídia Beatriz.
Para ter direito às vacinas, é necessário comparecer aos postos com documento de identidade oficial com foto, Cartão de Vacinação e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ser acessados, também, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para download em dispositivos iOS e Android. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.
Comentários
Postar um comentário